sábado, 1 de setembro de 2018

NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES NO MÊS DE SETEMBRO PERTO DE 15000 PASSAGEIROS E MAIS DE 6000 TRIPULANTES

Depois do interregno de Verão, o mês de Setembro vai trazer aos principais portos do arquipélago nove navios de cruzeiros que globalmente farão 13 escalas.
Ponta Delgada com 7 escalas é naturalmente a cidade mais visitada, seguindo-se a Horta com quatro, sendo as restantes em Angra do Heroísmo e Praia da Victoria.
O movimento inicia-se já amanhã, dia 2 com a escala inaugural do MEIN SCHIFF 6, um dos navios de cruzeiros da aclamada operadora alemã TUI Cruises, uma joint venture entre a operadora turística alemã TUI e a Royal Caribbean Iernational. Neste contexto resulta que a TUI Cruises tem sido muito bem-sucedida pois oferece nos seus cruzeiros um serviço baseado no  all-inclusive premium.
Esta é sem dúvida uma das mais aguardadas escalas do ano em virtude desta escala do MEIN SCHIFF 6 aos Açores assinalar o regresso daquele operador germânico a estas paragens, depois de em Abril de 2016 ter estado em Ponta Delgada pela primeira vez com o Mein Schiff 3 e no seu programa de Inverno 2019/2020 ter agendados 4 cruzeiros ao nosso arquipélago com o Mein Shiff Hertz, fazendo escalas nos três principais portos da região.
Esta visita inaugural à ilha de S. Miguel esta inserida num roteiro transatlântico de 16 noites que aquele navio iniciou no dia 26 de Agosto em Palma de Maiorca e que para além de Ponta Delgada contempla escalas em Gibraltar, Cádis, Lisboa e as cidades canadianas de Sidney e Halifax antes de chegar a New York no próximo dia 10.
Inaugurado em maio de 2017, o MEIN SCHIFF 6 foi construído na Finlândia pelos estaleiros Meyer Werft, em Turku, sendo um dos quatros navios que compõem a classe Blue Motion Serie.
Com 294 metros de comprimento, 36 metros de boca e os 8 metros de calado, possui 98.811 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 2506 hóspedes e 1000 tripulantes.
Podemos afirmar de que o MEIN SCHIFF 6 é um navio de cruzeiro muito contemporâneo, com muitas comodidades modernas, bares, salões e uma variedade de restaurantes, destinado essencialmente ao mercado alemão.
No dia 6 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o BLACK WATCH, um dos navios que integram a frota da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruise Line.
Esta visita resulta de um cruzeiro de 14 noites, denominado Azores & Madeira, viagem que terá o seu início em Liverpool, no próximo dia 1 de Setembro, contemplando igualmente paragens nas cidades da Horta no dia 5, Funchal, Cádis, Lisboa e Leixões.
Construído em 1972, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o primeiro navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Star, e era de menores dimensões e capacidade do que a atualidade, pois acabou por ser aumentado (1981) em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação atual, o Black Watch já navegou como Westward e também como Star Odyssey.
O navio tem 205 metros de comprimento, 25 metros de boca, 7,3 metros de calado, possui 28,613 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 800 passageiros e 380 tripulantes.
Para o dia 09 teremos em Ponta delgada a presença de dois navios de cruzeiros. Destaque natural para o regresso do BRILLIANCE of the SEAS da Royal Caribbean International. A sua escala no terminal de cruzeiros das Portas do Mar está inserida num roteiro transatlântico de 16 noites entre as cidades de Amesterdão na Holanda e Tampa na Florida, aonde o navio ficará posicionado para a temporada de inverno naquele porto norte americano. Construido nos estaleiros alemães de Papenboourg em 2002  foi o segundo navio da aclamada classe Radiance. Possui 90.090 toneladas de arqueação bruta, 293,3 metros de comprimento,32,3 metros de boca e um calado de 8,4 metros. Em ocupação normal tem capacidade para alojar 2.100 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 858 elementos.
O segundo visitante deste dia é o luxuoso paquete SEVEN SEAS NAVIGATOR, um dos navios da aclamada Regent Seven Seas Cruises, uma das empresas Premium do grupo Norwegian Cruise Line Holdings Lda, sediada em Miami e pertença de um grande grupo económico com capitais asiáticos.
Este regresso a Ponta Delgada está inserida num extenso cruzeiro de 89 noites iniciado em New York no passado dia 21 de Junho e que levou aquele afamado navio de cruzeiros a visitar o Canadá, diversos paises do Mar Báltico, Mar do Norte, Ilhas Britânicas, visitando igualmente Leixões e Lisboa antes de entrar no Mediterrâneo, passando igualmente por Portimão, Funchal e depois de Ponta Delgada estará igualmente na cidade da Horta no dia 7 antes do regresso ao seu porto de origem com uma passagem igualmente pelas Bermudas.
Construído em 1999 nos famosos estaleiros Moriotti em Itália o SEVEN SEAS NAVIGATOR possui 28.803 toneladas de deslocamento. As suas dimensões são 170,6 metros de comprimento, 24,8 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Tem capacidade para receber até 504 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 326 elementos.
Sobre o navio podemos dizer que estamos perante um paquete com os mais altos padrões de luxo e conforto, a que se alia um serviço de alta qualidade, não fossem os paquetes da Regent Seven Seas Cruises destinados a uma clientela de alto poder económico.
No dia 20 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber novamente o paquete norueguês MIDNATSOL, um dos navios da famosa operadora norueguesa Hurtigruten que volta novamente a passar por Ponta Delgada no âmbito de um interessante cruzeiro de 10 noites que se iniciará no dia 17 em Lisboa e que contempla paragens em Ponta Delgada, Horta, Praia da Victoria, Funchal e Porto Santo antes do seu regresso a Lisboa no dia 27,
Construido nos estaleiros de Fosen Mekaniske em Rissa na Noruega o MIDNATSOL iniciou a sua actividade em 2003. Possui 16.151 toneladas de deslocamento, 135,75 metros de comprimento e 21,5 metros de boca. Tem capacidade para transportar 500 passageiros em cruzeiros e que se estendem até aos 674 quando opera entre os fiordes da Noruega.
No dia 25 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o SAGA SAPPHIRE, da companhia britânica Saga Cruises, que fará em Ponta Delgada a primeira escala de um interessante itinerário transatlântico de 28 noites, e que levará aquele paquete até ao Canada, aonde fará um conjunto muito abrangente de escalas por portos daquele país, antes do seu regresso ao seu porto base de Southampton.
Possui 37.301 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 199,6 metros de comprimento, 28,5 metros de boca e um calado de 8,3o metros. Tem capacidade para alojar 706 passageiros e 416 tripulantes.
Recordemos que o SAGA SAPPHIRE, construido em 1981 nos estaleiros de Bremen Vulkan na Alemanha para a Hapag Lloyd e batizado como Europa, foi considerado na altura como o melhor navio de cruzeiros do mundo pelo conceituado “Berlitz Guide”.
A ultima escala do mês de Setembro será no dia 26 e será preconizada pelo CELEBRITY SILHOUETTE, um dos navios da conceituada classe Solstice da companhia Celebrity Cruises, empresa “premium” do grupo Royal Caribbean International.
A escala em Ponta Delgada faz parte do itinerário de 14 noites intitulado “14 nights Canaries & Azores Cruise” que se iniciará no dia 23 em Southampton e que para além de Ponta Delgada contempla escalas na cidade do Funchal, em Tenerife, Gran Canaria, Fuertoventura e Arrecife nas ilhas Canárias, passando igualmente por Lisboa antes do seu regresso a Southampton.
Foi construido nos estaleiros alemães de Meyer Werft, tendo sido entregue à companhia a 23 de Julho de 2011, sendo o seu custo de 640 milhões de dólares. Possui 122.210 toneladas de arqueação bruta, 315 metros de comprimento, 36,9 metros de boca e 8,3 metros de calado. Em ocupação normal possui alojamento para 2.886 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 1.500 elementos.