Depois do interregno de Verão, o mês de Setembro
vai trazer aos principais portos do arquipélago nove navios de
cruzeiros que globalmente farão 13 escalas.
Ponta Delgada com 7 escalas é naturalmente a
cidade mais visitada, seguindo-se a Horta com quatro, sendo as
restantes em Angra do Heroísmo e Praia da Victoria.
O movimento inicia-se já amanhã, dia 2 com a escala
inaugural do MEIN SCHIFF 6, um dos navios de cruzeiros da aclamada
operadora alemã TUI Cruises, uma joint venture entre a
operadora turística alemã TUI e a Royal Caribbean Iernational.
Neste contexto resulta que a TUI Cruises tem sido muito bem-sucedida
pois oferece nos seus cruzeiros um serviço baseado no all-inclusive
premium.
Esta é sem dúvida uma das mais aguardadas
escalas do ano em virtude desta escala do MEIN SCHIFF 6 aos Açores
assinalar o regresso daquele operador germânico a estas paragens,
depois de em Abril de 2016 ter estado em Ponta Delgada pela primeira
vez com o Mein Schiff 3 e no seu programa de Inverno 2019/2020 ter
agendados 4 cruzeiros ao nosso arquipélago com o Mein Shiff Hertz,
fazendo escalas nos três principais portos da região.
Esta visita inaugural à ilha de S. Miguel esta
inserida num roteiro transatlântico de 16 noites que aquele navio
iniciou no dia 26 de Agosto em Palma de Maiorca e que para além de
Ponta Delgada contempla escalas em Gibraltar, Cádis, Lisboa e as
cidades canadianas de Sidney e Halifax antes de chegar a New York no
próximo dia 10.
Inaugurado em maio de 2017, o MEIN SCHIFF 6 foi
construído na Finlândia pelos estaleiros Meyer Werft, em Turku,
sendo um dos quatros navios que compõem a classe Blue Motion Serie.
Com 294 metros de comprimento, 36 metros de boca e
os 8 metros de calado, possui 98.811 toneladas de arqueação bruta
e tem capacidade máxima para acomodar 2506 hóspedes e 1000
tripulantes.
Podemos afirmar de que o MEIN SCHIFF 6 é um navio
de cruzeiro muito contemporâneo, com muitas comodidades modernas,
bares, salões e uma variedade de restaurantes, destinado
essencialmente ao mercado alemão.
No dia 6 será a vez do terminal de cruzeiros das
Portas do Mar receber o BLACK WATCH, um dos navios que integram a
frota da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruise Line.
Esta visita resulta de um cruzeiro de 14 noites,
denominado Azores & Madeira, viagem que terá o seu início em
Liverpool, no próximo dia 1 de Setembro, contemplando igualmente
paragens nas cidades da Horta no dia 5, Funchal, Cádis, Lisboa e
Leixões.
Construído em 1972, nos estaleiros Wartsila, na
Finlândia, foi o primeiro navio de um trio de encomendas para a já
extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking
Star, e era de menores dimensões e capacidade do que a atualidade,
pois acabou por ser aumentado (1981) em cerca de 28 metros. Desde
então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido
adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação
atual, o Black Watch já navegou como Westward e também como Star
Odyssey.
O navio tem 205 metros de comprimento, 25 metros
de boca, 7,3 metros de calado, possui 28,613 toneladas de arqueação
bruta e tem capacidade máxima para acomodar 800 passageiros e 380
tripulantes.
Para o dia 09 teremos em Ponta delgada a presença
de dois navios de cruzeiros. Destaque natural para o regresso do
BRILLIANCE of the SEAS da Royal Caribbean International. A sua escala
no terminal de cruzeiros das Portas do Mar está inserida num roteiro
transatlântico de 16 noites entre as cidades de Amesterdão na
Holanda e Tampa na Florida, aonde o navio ficará posicionado para a
temporada de inverno naquele porto norte americano. Construido nos estaleiros alemães de Papenboourg em 2002 foi o segundo navio da aclamada classe Radiance. Possui 90.090 toneladas de arqueação bruta, 293,3 metros de comprimento,32,3 metros de boca e um calado de 8,4 metros. Em ocupação normal tem capacidade para alojar 2.100 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 858 elementos.
O segundo visitante deste dia é o luxuoso paquete
SEVEN SEAS NAVIGATOR, um dos navios da aclamada Regent Seven Seas
Cruises, uma das empresas Premium do grupo Norwegian Cruise Line
Holdings Lda, sediada em Miami e pertença de um grande grupo
económico com capitais asiáticos.
Este regresso a Ponta Delgada está inserida num
extenso cruzeiro de 89 noites iniciado em New York no passado dia 21
de Junho e que levou aquele afamado navio de cruzeiros a visitar o
Canadá, diversos paises do Mar Báltico, Mar do Norte, Ilhas
Britânicas, visitando igualmente Leixões e Lisboa antes de entrar
no Mediterrâneo, passando igualmente por Portimão, Funchal e depois
de Ponta Delgada estará igualmente na cidade da Horta no dia 7 antes
do regresso ao seu porto de origem com uma passagem igualmente pelas
Bermudas.
Construído em 1999 nos famosos estaleiros
Moriotti em Itália o SEVEN SEAS NAVIGATOR possui 28.803 toneladas de
deslocamento. As suas dimensões são 170,6 metros de comprimento,
24,8 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Tem capacidade para
receber até 504 passageiros, sendo a sua tripulação composta por
326 elementos.
Sobre o navio podemos dizer que estamos perante um
paquete com os mais altos padrões de luxo e conforto, a que se alia
um serviço de alta qualidade, não fossem os paquetes da Regent
Seven Seas Cruises destinados a uma clientela de alto poder
económico.
No
dia 20 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber
novamente o paquete norueguês MIDNATSOL, um dos navios da famosa
operadora norueguesa Hurtigruten que volta novamente a passar por
Ponta Delgada no âmbito de um interessante cruzeiro de 10 noites
que se iniciará no dia 17 em Lisboa e que contempla paragens em
Ponta Delgada, Horta, Praia da Victoria, Funchal e Porto Santo antes
do seu regresso a Lisboa no dia 27,
Construido nos estaleiros de Fosen Mekaniske em Rissa na Noruega o MIDNATSOL iniciou a sua actividade em 2003. Possui 16.151 toneladas de deslocamento, 135,75 metros de comprimento e 21,5 metros de boca. Tem capacidade para transportar 500 passageiros em cruzeiros e que se estendem até aos 674 quando opera entre os fiordes da Noruega.
No dia 25 será a vez do terminal de cruzeiros das
Portas do Mar receber o SAGA SAPPHIRE, da companhia britânica Saga
Cruises, que fará em Ponta Delgada a primeira escala de um
interessante itinerário transatlântico de 28 noites, e que levará
aquele paquete até ao Canada, aonde fará um conjunto muito
abrangente de escalas por portos daquele país, antes do seu regresso
ao seu porto base de Southampton.
Possui 37.301 toneladas de arqueação bruta,
sendo as suas dimensões de 199,6 metros de comprimento, 28,5 metros
de boca e um calado de 8,3o metros. Tem capacidade para alojar 706
passageiros e 416 tripulantes.
Recordemos que o SAGA SAPPHIRE, construido em 1981
nos estaleiros de Bremen Vulkan na Alemanha para a Hapag Lloyd e
batizado como Europa, foi considerado na altura como o melhor navio
de cruzeiros do mundo pelo conceituado “Berlitz Guide”.
A ultima escala do mês de Setembro será no dia
26 e será preconizada pelo CELEBRITY SILHOUETTE, um dos navios da
conceituada classe Solstice da companhia Celebrity Cruises, empresa
“premium” do grupo Royal Caribbean International.
A escala em Ponta Delgada faz parte do itinerário
de 14 noites intitulado “14 nights Canaries & Azores Cruise”
que se iniciará no dia 23 em Southampton e que para além de Ponta
Delgada contempla escalas na cidade do Funchal, em Tenerife, Gran
Canaria, Fuertoventura e Arrecife nas ilhas Canárias, passando
igualmente por Lisboa antes do seu regresso a Southampton.
Foi construido nos estaleiros alemães de Meyer
Werft, tendo sido entregue à companhia a 23 de Julho de 2011, sendo
o seu custo de 640 milhões de dólares. Possui 122.210 toneladas de
arqueação bruta, 315 metros de comprimento, 36,9 metros de boca e
8,3 metros de calado. Em ocupação normal possui alojamento para
2.886 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 1.500
elementos.
1 comentário:
Muito bom.
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