Com o aproximar do final do ano começa a verificar-se a passagem pelos Açores de cruzeiros de reposicionamento de navios para o continente americano aonde farão a temporada de Inverno.
Atendendo a este facto no corrente mês teremos 11 escalas de navios de cruzeiros, sendo 8 em Ponta Delgada , 2 na cidade da Horta e 1 na Praia da Victoria.
Destas escalas realce para três escalas inaugurais em Ponta Delgada e uma na cidade da Horta, proporcionadas pelos navios Columbus, Viking Sun e Seven Seas Explorer.
O movimento inicia-se já amanhã, dia 4 com a escala inaugural do COLUMBUS, o novo navio almirante da conhecida operadora britânica Cruise & Maritime Voyages. Esta passagem em Ponta Delgada faz parte de um itinerário de 46 noites, e que levará este paquete até ás Caraíbas, aonde fará escalas em diversos portos daquela região incluindo Cuba, e que no seu regresso fará uma paragem na cidade da Horta já no inicio de Dezembro.
Construido em 1988 nos estaleiros franceses de Chantiers de l'Atlantique em Saint Nazare como Sitmar FairMajesty para a Sitmar Cruises nunca chegou a navegar sob aquele nome, tendo passado no ano seguinte para Princess Cruises, sendo renomeado como Star Princess. Entre 1997 e 2003 operou sob a sigla P&O Cruises com o nome de Arcadia. Nesse ano passou a navegar sob o emblema da Ocean Village, uma nova operadora entretanto nascida e aonde se manteve até ao encerramento das operações da mesma em 2010. Transferido para a Austrália nesse ano passou a navegar sob o nome de Pacific Pearl até 2017 quando foi adquirido pelo atual operador.
Possui 63.524 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 245,6 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,2 metros de calado. As suas áreas publicas estão espalhadas ao longo dos 11 decks que o mesmo disponibiliza. Tem capacidade para alojar 1.660 passageiros em ocupação normal e 514 tripulantes
No dia 9 teremos a escala inaugural do VIKING SUN, o mais recente navio de cruzeiros da luxuosa companhia Viking Cruises, que acaba de ser inaugurado no passado dia 18 em Veneza.
É a primeira vez que os Açores recebem um navio de cruzeiros desta operadora sediada em Los Angeles, na Califórnia, e que até à poucos anos se dedicava exclusivamente ao mercado de cruzeiros fluviais mas que a partir de 2015 estendeu as suas operações para os cruzeiros marítimos.
Esta escala faz parte de um cruzeiro transatlântico iniciado em Lisboa no dia 6 de Novembro e que contempla paragens em Ponta Delgada, Hamilton nas Bermudas antes de terminar o itinerário em Miami.
Construido nos estaleiros de Fincantiari em Itália no corrente ano, o VIKING SUN desloca 47.800 toneladas, sendo as suas dimensões de 227 metros de comprimento e 28,8 metros de boca. Tem capacidade para alojar 930 passageiros, todos em camarotes com varanda e 602 tripulantes.
Para o dia 11 está reservada o regresso ao terminal das Portas do Mar do NORWEGIAN EPIC, um dos navios mais populares da operadora norte-americana Norwegian Cruise Line, e que já não vinha a Ponta Delgada desde Outubro de 2012. Inicialmente este cruzeiro transatlântico de 13 noites entre Barcelona e Port Canaveral na Flórida, não previa uma paragem em Ponta Delgada mas, a devastação sofrida por algumas das ilhas das Caraíbas fez com que a NCL decidisse alterar o itinerário aonde foi incluída escalas em Ponta Delgada e Bermudas em substituição de Saint Marteen e St Thomas.
Construido nos estaleiros franceses STX em Saint Nazeire em 2010 o Norwegian Epic impressiona pelos seus 18 decks de altura que lhe transmitem uma certa imponência. Possui 155.873 toneladas de arqueação bruta tendo comO dimensões 325,4 metros de comprimento, 40,2 metros de boca e 9,3 metros de calado. A sua ocupação máxima é de 4.200 passageiros sendo a sua tripulação composta por 1.730 tripulantes.
Igualmente nesse dia, e depois da saida do Norwegian Epic é a vez da chegada do AIDAvita, da operadora germânica Aida Cruises, e que fará nesta cidade a primeira de 3 escalas no arquipélago inseridas num cruzeiro de 14 noites iniciado no dia 6 em Gran Canária e que inclui igualmente a passagem pelas cidades da Horta, Praia da Victoria, Funchal e por mais alguns dos mais interessantes portos do arquipélago das Canárias.
Igualmente nesse dia, e depois da saida do Norwegian Epic é a vez da chegada do AIDAvita, da operadora germânica Aida Cruises, e que fará nesta cidade a primeira de 3 escalas no arquipélago inseridas num cruzeiro de 14 noites iniciado no dia 6 em Gran Canária e que inclui igualmente a passagem pelas cidades da Horta, Praia da Victoria, Funchal e por mais alguns dos mais interessantes portos do arquipélago das Canárias.
Construido nos estaleiros de Aket MTW na Alemanha em 2002, possui 42.289 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 202,9 metros de comprimento, 28,1 mtros de boca e 6,3 metros de calado. Tem capacidade para alojar 1266 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar até aos 1.687 em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 426 elementos.
No dia será a vez do terminal da Portas do Mar receber a visita do JEWEL of the SEAS, um dos navios da classe Radiance da conhecida companhia norte-americana Royal Caribbean International. Esta escala em Ponta Delgada está incluída num cruzeiro transatlântico de 13 noites iniciado na cidade de Civitavecchia em Itália com destino a San Juan de Puerto Rico, com escalas em Valência, Lisboa e Ponta Delgada.
Construido em 2004 nos estaleiros de Meyer Werft em Papenburg na Alemanha este elegante navio norte americano apresenta 90.090 toneladas de arqueação bruta, 293,2 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Tem capacidade para alojar 2.100 passageiros em ocupação normal que poderão estender-se a perto de 2.500 em ocupação máxima. A sua tripulação é de 858 elementos.
No dia 22 será a vez de Ponta Delgada receber pela segunda vez no corrente ano a escala do luxuoso e renovado paquete QUEEN VICTORIA da conhecida operadora inglesa Cunard, que em Ponta Delgada faz a primeira escala de um cruzeiro transatlântico de 24 noites ás Caraíbas, aonde fará escalas em St Kitts, Martinique, St Lucia, Barbados e Antiqua, fazendo no seu regresso ao velho continente uma última escala na cidade da Praia da Victoria a 8 de Dezembro.
Construido nos estaleiros de Fincatieri em Marghera na Itália o Queen Victoria possui 90.094 toneladas de arqueação bruta. As duas dimensões são 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,9 metros de calado. Tem capacidade para alojar 2.172 passageiros em ocupação máxima e 900 tripulantes.
No dia 25 será a vez de Ponta Delgada receber pela segunda vez no corrente ano o BALMORAL, navio almirante da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruises Lines. Este escala esta inserida num interessante cruzeiro de 32 noites a algumas das mais famosas ilhas das Caraíbas iniciado a 29 de Outubro em Southampton e que terminará naquela cidade inglesa 30 do corrente mês.
Foi construido pelos famosos estaleiros alemães de Meyar Werft em Papenbourg em 1988 para a Royal Cruise Line. Em 2007 foi vendido à actual companhia tendo sofrido nessa altura importantes alterações aonde se destaca a inclusão de uma nova secção de 30 metros, facto que permitiu o aumento da sua capacidade de passageiros.
Possui 43.537 toneladas de arqueação bruta e tendo como dimensões 217,9 metros de comprimento, 28,2 metros de boca e 7,25 metros de calado. Tem capacidade para alojar até 1,340 passageiros e 500 tripulantes.
Estas primeiras escalas em Ponta Delgada e no dia seguinte na cidade da Horta estão inseridas num cruzeiro transatlântico que terá o seu inicio no dia 12 na cidade italiana de Civitavecchia terminando em Miami a 8 de Dezembro próximo.
Construido nos estaleiros italianos de Fincatieri de Sestri Ponente em Génova foi entregue à companhia em Novembro de 2016.
Com 224 metros de comprimento, 31,1 metros de boca, um calado de 7,1 metros e 13 decks públicos, possui 54.000 toneladas de arqueação bruta, sendo a sua capacidade de alojamento em suites com varanda de 750 passageiros. A sua tripulação é composta 552 elementos.
Como curiosidades finais registe-se que na sua Regent Suite, localizada sobre a ponte de comando a sua cama custou a módica quantia de 90.000 dólares. Neste cruzeiro os preços para os alojamentos normais variam entre os 14.299 e os 16.399 dólares por passageiro.
fotos: Andre Moura, António Simas, António Silva, Cunard, RCI
texto:António Silva
fotos: Andre Moura, António Simas, António Silva, Cunard, RCI
texto:António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário