quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ORIANA FAZ A 25º ESCALA EM PONTA DELGADA

Foi com um excelente dia de verão que a ilha de São Miguel e a cidade de Ponta Delgada receberam o navio de cruzeiros ORIANA, um dos mais populares navios da centenária companhia de cruzeiros inglesa P&O, uma operadora do grupo Carnival UK que efectuou a sua 25ª escala nesta cidade, feito que deve ser devidamente assinalado.
                        
Nesta escala, inserida num interessante cruzeiro de 14 noites e intitulado "Canary Islands", para além de Ponta Delgada contempla paragens nas cidades da Horta, Funchal, Santa Cruz de Tenerife, Gran Canária, Lisboa e Vigo, o navio transporta 1760 passageiros, maioritariamente de origem britânica, que puderam durante a permanência em Ponta Delgada apreciar as belezas da ilha e descobrir o que a cidade de Ponta Delgada tem para oferecer aos seus visitantes.
Inaugurado em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,9 metros de calado. Possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes.
Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples.  Em 2013 foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção. 
De salientar o evidente incremento destes itinerários atlânticos, que têm vindo a reforçar a posição dos Açores como destino turístico de eleição e não apenas ponto de passagem nas rotas de reposicionamento e que, pelo que começamos a observar terá ainda uma maior expressão nos próximos anos com o reforço de mais alguns itinerários similares.
O Azores Cruise Club apresenta pela primeira vez algumas imagens obtidas no terraço do AZORHOTEL, e que de facto permite obter imagens de novos ângulos. 

fotos : André Moura, António Silva, António Simas
texto : António SIlva

Sem comentários: