sexta-feira, 11 de abril de 2025

SILVER RAY EM ESCALA INAUGURAL EM PONTA DELGADA APADRINHADA PELO STAR FLYER.

 


O terminal de cruzeiros das Portas do Mar a escala inaugural do SILVER RAY, o mais recente e inovador navio de cruzeiros da conceituada e famosa operadora Silversea Cruises, uma das empresas premium da RCI. 

Esta escala inaugural em Ponta Delgada resulta de um itinerário transatlântico de 14 dias iniciado em Fort Laudardale na Flória no passado dia 1 de Abril e que irá terminar em Lisboa no dia 15, contemplando escalas em Kings Wharf nas Bermudas, Praia da Victória e Ponta Delgada.

Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenburg em 2023 e 2024 foi inaugurado em Junho daquele ano, sendo o segundo navio da Silversea Evolution Class, tendo sua construção orçada os USD 205 milhões.

O Silver Ray possui 244 metros de comprimento, 30 metros de boca e um calado de 7 metros. Dispõe de 11 Decks, dos quais 9 de acesso publico. Apresenta 54700 GT de arqueação bruta e tem capacidade para alojar até 728 passageiros nas suas luxuosas 363 suites divididas em 13 categorias, situadas entre os Decks 6 e 9. A sua tripulação é normalmente constituída por 544 elementos.

Quanto aos seus interiores os mesmo são de elevada categoria e requinte. Os arquitetos de interiores da Silversea não se pouparam a esforços para criar algo de novo e inovador neste Silver Ray.

Em termos de gastronomia o navio dispõe de um variado leque de opções gastronómicas capazes de agradar a um leque alargado de passageiros de variadas nacionalidades e culturas.


Assim temos o “Atlantide”, restaurante principal, o "Terraza", o "La Dame", o "SALT Kitchen", o "Keiseki", o “Silver Note”, o “Arts Cafe" e o "The Marquee", restaurantes concebidos com uma cuidadosa decoração com o intuito de dar uma atmosfera única em cada um. Para além disso o navio dispõe de diversos e requintados bares, convidativos para o convívio entre os seus convidados.

O navio dispõe de uma única piscina concebida a bombordo do Deck 10, Jacuzzis, Otium Spa, Fitness Center e Jogging Track.

Para entretimento existe o Venetion Show Lounge, aonde se desenrolam os principais espetáculos, mas igualmente o Observation Lounge é igualmente um espaço capaz de captar muitas preferências. O Casino e o S.A.L.T lab culinary experience, aonde os passageiros mais curiosos poderão ter aulas de culinaria com alguns dos Chefs, são igualmente opções muito interessantes. 

Conforme o publicitado pela Silverseas este navio é considerado como um dos primeiros navios de cruzeiros totalmente sustentável. É movido por um sistema híbrido, utilizando três fontes de energia diferentes, motores principais (bicombustível, operando com ULSD/diesel com teor ultrabaixo de enxofre e GNL/gás natural liquefeito), além de duas fontes de energia alternativas, células de combustível (tecnologia baseada em hidrogênio, capacidade máxima de 4 MW por navio) e baterias (sistema de armazenamento de energia). 

Outra inovação é o MAGS (Sistema de Micro Auto gasificação) para reduzir os volumes de resíduos secos a bordo, o que resulta em menor incineração/emissões de CO2. Essas novas tecnologias marítimas permitem uma redução de aproximadamente 40% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com a classe de navios anterior da Silversea.
Tal como no Silver Nova este navio está preparado para receber energia em terra, o chamado "shorepower" enquanto estiver atracado nos portos que disponibilizam essa possibilidade em vez de operar seus próprios geradores a diesel.

Por tudo o que acima escrevemos é pois com muito interesse e expectativa que na próximo domingo teremos a oportunidade de ver pela primeira vez em Ponta Delgada este excelente navios de cruzeiros.

Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada marcada para as 07H00 e a partida agendada para as 17H00.


Também amanha teremos a escala do luxuoso veleiro de cruzeiros STAR FLYER, um dos navios à vela da famosa operadora Star Clippers.

O navio encontra-se a fazer um cruzeiro transatlântico de 20 dias entre St Maarten e Lisboa, sendo Ponta Delgada o único porto de escala..


Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o Star Flyer foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte.

Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines. Neste itinerário transatlantico o navio tem a bordo 87 passageiros e 78 tripulantes.


Sendo um navio movido  principalmente á vela torna-o diferente dos navios de cruzeiro atuais. Este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Diga-se que o  Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o  Oceano Atlântico. 


Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores o Star Flyer tem a sua chegada agendada para as 12H00, devendo partir com destino a Lisboa pelas 22H00

quinta-feira, 10 de abril de 2025

DOIS LUXUOSOS NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AMANHÃ MAIS DE 6.000 VISITANTES A PONTA DELGADA

 


Ponta Delgada irá receber amanhã dia 11 dois luxuosos navios de cruzeiros que globalmente trazem  até nós 4.049 passageiros e 1.985 tripulantes, que por certo darão um interessante movimento a Ponta Delgada e à ilha.


Natural destaque para a escala inaugural do EXPLORA I, o primeiro navio da Explora Journeys, segmento de luxo da conceituada operadora italiana MSC, que promete oferecer uma experiência de luxo elevada, aliada a uma gastronomia excelente, aposentos luxuosos e muito bem projetados e fabulosos espaços públicos. 


Esta escala inaugural em Ponta Delgada faz parte de um itinerário transatlântico de 12 noites iniciado em Miami no passado dia 2, e que para além desta escala nos Açores contemplou uma paragem em Kings Wharf nas Bermudas antes da sua chegada a Lisboa no próximo dia 14.


O navio foi construído nos estaleiros italianos Fincatieri em Monfalcone em 2023, foi entregue á companhia em 20 de Julho de 2023, tendo o seu custo atingido a módica quantia de 495 milhões de euros.


Possui 63.900 toneladas de arqueação bruta e apresenta 248 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7 metros de calado. Disponibiliza 12 Decks de  áreas públicas, dos quais 5 destinados á instalação das suas luxuosas suites. Tem capacidade para alojar até 922 passageiros em ocupação normal e 640 tripulantes.  


As suas luxuosas 461 suítes, divididas em 1 Owner Residence, 22 Ocean Residences, 67 Ocean Penthouse e 371 Ocean Suites. são grandes e confortáveis, com varandas enormes e dotadas de comodidades de primeira categoria, como por exemplo lençóis Frette Celestiais e até secadores de cabelo Dyson, com intuito de apresentar aos seus passageiros aquilo que há de melhor em termos de alojamento e comodidades.  


Sobre este navio podemos dizer que a MSC não se poupou a gastos para apresentar um novo e revolucionário conceito de turismo de cruzeiros no segmento de luxo. 


O centro de atenção do navio é o deslumbrante Lounge situado no Deck 4. Dispõe de um bar e apresenta música ao vivo e outros espetáculos de animação.

É também neste Deck que se encontram situadas as diversas boutiques, repletas de produtos de luxo de marcas como Cartier e Buccallati. 

                                

A gastronomia é um destaque a bordo, onde praticamente todos os tipos de culinária estão disponíveis nos seus 6 restaurantes. É raro que num navio de cruzeiro o buffet seja o destaque, mas o "Emporium Marketplace" vale a pena ser salientado pelo conceito de elaboração dos pratos na hora, algo pouco comum neste tipo de restaurante. 

                               

Os outros restaurantes disponíveis são o "Anthology" de cozinha internacional, O "Sakura" que oferece uma diversificada cozinha asiática, o "Marble & Co Grill" e o "Med Yatch Club" com cozinha mediterrânea. Também neste luxuoso navio estão disponíveis de 12 bares/lounges espalhados nas diversas áreas públicas.


Como zonas de lazer e entretimento o navio apresenta 2 piscinas exteriores e uma interior com tecto retrátil e diversas Indoor Whirlpool. Dispoe igualmente de Sports Court e Running Track. De salientar que existe igualmente uma piscina exclusiva para a tripulação situada á proa, o que demonstra o cuidado da companhia para oferecer um espaço de lazer para a tripulação. 


Em termos tecnológicos o Explora I está equipado com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo tecnologia de redução catalítica seletiva, conectividade de energia em terra, sistemas de gerenciamento do ruido subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma ampla variedade de equipamentos eficientes em termos de energia a bordo afim de otimizar o uso dos motores e reduzir ainda mais as emissões.


Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores o navio transporta neste cruzeiro 704 passageiros e 645 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada marcada para as 07H00, devendo soltar amarras pelas 20H30 com destino a Lisboa.



O outro navio a visitar Ponta Delgada neste dia é o REGAL PRINCESS, um dos navios da Royal Class da luxuosa e afamada operadora norte americana Princess Cruises.

Este impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se numa viagem transatlântica de 14 dias entre Ft. Lauderdale na Florida e Southampton, numa rota que contempla igualmente escalas nos portos de Brest, Roterdão e Bruges antes da sua chegada a Southampton no próximo dia 18.


Inaugurado em Maio de 2014, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Possui 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, deslocando 142.714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 passageiros e 1346 tripulantes.

O navio disponibiliza 18 Decks, dos quais 15 são de áreas publicas. Os 1780 camarotes, dos quais 1438 exteriores e 342 interiores encontram-se distribuídos por 8 desses Decks. 

                           
Tal como os restantes navios dessa classe o REGAL PRINCESS é um navio muito luxuoso e com instalações do melhor que a industria dos cruzeiros apresenta. 


Em termos gastronómicos o navio dispõe de 11 restaurantes, aonde se destacam os seus três restaurantes principais, Allegro, Concerto e Symphony, que apresentam um serviço irrepreensível. Para os apreciadores existem igualmente uma variedade de restaurantes temáticas, capazes de satisfazer todos os paladares. Igualmente o navio dispõe de dezassete cafés e bares para todos os gostos e preferências espalhados nas diversas áreas publicas.


No que diz respeito a entretimento o navios dispõe de um luxuoso Teatro, Casino, Internet Cafe, Movies under the Stars e diversos espaços de entretenimento voltado para os seus passageiros mais jovens.


Segundo informação disponível na JUL da Portos dos Açores  a sua chegada a Ponta Delgada está igualmente prevista para as 07H00, prevendo-se que permaneça atracado ate às 17H00.

fotos : António Silva. Google, Explora Journeys, Princess
texto : António Silva/Azores Cruise Club

segunda-feira, 31 de março de 2025

NATIONAL GEOGRAPHIC ENDURANCE nos Açores em 3 itinerários por algumas ilhas.

  
Um dos grandes destaques das escalas neste mês de Abril será o regresso aos Açores do National Geographic Endurance. um dos luxuosos navios de expedição da National Geographic/Lindblad Expedition, para no nosso arquipélago efectuar três itinerários, contemplando escalas em sete das nossas ilhas.
A presença deste luxuoso navio de expedição vem mais uma vez a crescente interesse que o nosso arquipélago tem vindo a adquirir junto das operadoras de cruzeiros de expedição.
O interesse que os navios da National Geographic despertam junto de um tipo de passageiros que gostam de natureza é mais um ponto a nosso favor junto desse tipo de passageiro, fazendo com que o arquipélago esteja a crescer junto destas mesmas operadoras.
Construído em 2021, o National Geographic Endurance é um navio de expedição da ultima geração e especialmente construído para navegar em todos os recantos do planeta.

O National Geographic Endurance tem capacidade de alojar 138 passageiros nos seus espaçosos e luxuosos 71 camarotes, incluindo 2 camarotes individuais recém-adicionadas. Todas as acomodações são voltadas para o exterior e têm grandes janelas ou varandas, banheiros privativos, controle climático individual, Wi-Fi e um centro de comando de expedição com tablets e "docking station" para dispositivos móveis/USB.

O navio transporta uma frota de Zodiacs, caiaques, raquetes de neve e esquis cross-country, bem como equipamentos sofisticados que permitem ao especialista submarino presente, o acesso exclusivo e a capacidade de compartilhar o mundo subaquático. 
As áreas públicas incluem um lounge com bar, uma academia, um estúdio de ioga. banheiras de hidromassagem ao ar livre, saunas com vista para o mar, uma biblioteca, spa e instalações de última geração para filmes, apresentações de slides e estúdio fotográfico.
Em termos gastronómicos o navio disponibiliza dois restaurantes com culinária local e sustentável, além de uma "chef table" para refeições privadas em pequenos grupos. 
Os serviços incluem um médico, um fotógrafo da National Geographic, um instrutor de fotografia e um cronista de vídeo certificado pela Lindblad-National Geographic, um especialista em bem-estar, disponibilizando também  serviço de lavandaria e cibercafé.
Este primeiro itinerário inicia-se no dia 2 em Ponta Delgada, aonde embarcam os seus passageiros, prosseguindo com escalas na ilha do Pico no dia 3, Velas no dias 3 e 4, Horta no dias 4,5 e 6, Graciosa no dia 6, Angra do Heroísmo no dia 7 e Vila do Porto no dia 8, acabando este cruzeiro no dia 9 em Ponta Delgada, aonde depois do desembarque e embarque de novos passageiros irá partir no dia 9 para idêntico itinerário.
Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores pela CMJ Rieff, agentes da National Geographic nos Açores, este luxuoso navio de expedição tem a sua chegada agenda para as 19H00 desta terça-feira dia 1, e irá partir com destino ao Cais do Pico no dia 2 pelas 18H00. 

fotos ; David Rodrigues, José Resendes, José Carlos Pereira, Katlen Rita, NG/LE
texto : Azores Cruise Club

domingo, 30 de março de 2025

BRITANNIA AMANHÃ EM PONTA DELGADA COM 3.570 PASSAGEIROS

Com a chegada da Primavera diversas operadoras começam a reposicionar alguns dos seus navios na Europa para a temporada de verão. Nesta altura os Açores costumam a receber diversos navios que no nosso arquipélago encontram uma paragem quase obrigatória depois de estarem a atravessar o Atlântico com 5 ou 6 dias de viagem.
É o caso do BRITANNIA da operadora inglesa P&O, que está a realizar um cruzeiro de 14 noites que liga Bridgetown nas Caraíbas a Southampton, porto base daquele navio na Europa, com escalas para além de Ponta Delgada, Castries em Sta Lucia, Basseterre em St Kitts e St Johns na Antigua. 
Construído nos estaleiros Fincantieri, o Britannia tem capacidade para acomodar 3611 passageiros em ocupação normal e cerca de 1390 tripulantes. Possui 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70,77 de altura e 8,3 de calado e disponibiliza 15 decks para passageiros. A sua arqueação bruta é de 141.000 mil toneladas.
O navio dispõe de 1837 cabinas, e foi na altura a primeira vez que um navio da P&O Cruises disponibilizava apenas camarotes com varanda privada. Das quais 64 são suites ultra-luxuosas e camarotes interiores, dos quais 27 são alojamentos individuais. Este imponente navio foi batizado pela Rainha Elizabeth em Southampton  a 10 de Março de 2015, sendo na altura o maior navio de cruzeiros alguma vez mandado construir para o mercado britânico de passageiros até à chegada do Iona da mesma operadora.
A bordo, estão disponíveis áreas únicas e exclusivas. Por exemplo a gastronomia a bordo conta com chefes como James Tanner, Antonio Carluccio, Paul Rankin e Pierre Koffman. Ainda no mundo da gastronomia, o conhecido especialista em doçaria Eric Lanlard tem a sua própria pastelaria a bordo, e o conhecido chefe de cozinha Marco Pierre White tem igualmente o seu próprio restaurante a bordo, sendo que esta área já existia igualmente a bordo dos navios Azura e Ventura da mesma companhia.
Relativamente a mais áreas do navio, destaque para o teatro com capacidade para 936 lugares, bem como 4 piscinas, uma piscina dedicada aos mais jovens. Também destacável, mas no exterior do navio, é a “Union Flag” a bandeira britânica que está desenhada na proa do navio e que mede 94 metros de comprimento.
O design exterior do navio Britannia anunciado e com inicio de construção em 2013. seguiu os traços do navio Royal Princess, entregue em 2013 à Princess Cruises, sendo que o Britannia está vocacionado para os gostos do mercado de passageiros britânico.
Tal como o refere a sua operadora P&O Cruises, o Britannia é um navio inspirado pelo passado, mas desenhado para o futuro.
Segundo os dados disponibilizados pela JUL da Portos dos Açores o Britannia transporta neste cruzeiro 3.570 passageiros e 1.345 tripulantes e a sua chegada a Ponta Delgada pelas 07:00 horas desta segunda feira, devendo zarpar cerca das 17:00 horas com destino a Southampton.

fotos : António Silva, António Simas, P&O
texto : António Silva/Azores Cruise Club