Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Ship Parade e Wikipédia
Nesta quarta-feira teremos o privilégio de receber a visita do maior veleiro de cruzeiros da actualidade, o Royal Clipper da companhia monegasca Star Clippers, num regresso após praticamente um ano.
Categoria: ****
Companhia/Operadora: Star Clippers
Construtor: De Merwede (Holanda)
Ano de Construção: 2000
Tonegagem: 5,061 t
Comprimento: 134m
Boca: 16,5m
Calado: 5,7m
Potência: 42 velas - 2 motores Caterpillar 3516 diesel
Velocidade de serviço: 13,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 227
Elementos de Tripulação: 106
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Luxemburgo
Companhia/Operadora: Star Clippers
Construtor: De Merwede (Holanda)
Ano de Construção: 2000
Tonegagem: 5,061 t
Comprimento: 134m
Boca: 16,5m
Calado: 5,7m
Potência: 42 velas - 2 motores Caterpillar 3516 diesel
Velocidade de serviço: 13,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 227
Elementos de Tripulação: 106
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Luxemburgo
Foto: Wikipédia
Apresenta-se com 134 metros de comprimento e capacidade para 5 mil toneladas, mas o nosso destaque vai para os seus majestosos 5 mastros e respectivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona.
Foto: Wikipédia
De facto, este barco foi inspirado no lendário veleiro Preussen, que significa Prússia, de 1902, e desde então foi o único construído seguindo os parâmetros daquele famoso navio alemão. Diga-se a título de curiosidade que o Royal Clipper começou por ser construído nos estaleiros polacos de Stocznia Gdansk, tendo o casco sido lançado à água com o nome de Gwarek e para interesses polacos. Posteriormente, foi comprado pela White Star Clippers e entregue ao estaleiro holandês Merwede, com o intuito de ser aumentado em 23 metros e concluídos os interiores, mastros e velas.
Foto: Wikipédia
Fazer um cruzeiro neste veleiro em nada se compara aos cruzeiros generalistas, aqui podemos ter o prazer de ver a tripulação lidar com as velas e cordas, podemos visitar livremente a ponte de comando, conviver muito mais de perto com a tripulação ou até apanhar banhos de sol na rede que se situa à proa do barco… bem, à proa mas fora do barco!
Foto: Wikipédia
Este navio é para todos aqueles que querem ter prazer pela arte de navegar, num ambiente muito relaxado, velejando ao sabor do vento e sem ruído ou trepidações de potentes motores, numa atmosfera amigável, sempre casual e que até os passageiros se sentem parte da tripulação uma vez que podem realizar algumas tarefas inerentes à logística do barco. Há também papagaios verdadeiros no ombro de alguns membros da tripulação a fazer lembrar outras épocas. Não existem preocupações de formalismos relacionados com indumentária, aqui sapatos de vela, roupa condizente com iatismo e afins são o mais comum.
Foto: Wikipédia
Mas, não obstante o que acabamos de referir, os interiores deste magnifico veleiro são requintados e bonitos, com a utilização de madeiras nobres a decorar o navio. As áreas de convivo são grandes e bem decoradas e o serviço a bordo é bom, embora nas críticas que temos lido, este podia ser melhor uma vez que é um barco com classificação Premium. Acrescente-se que não é um barco para crianças nem pessoas com limitações físicas.
Fotos: Ship Parade
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