segunda-feira, 12 de abril de 2010

Memórias: Expedition

Texto: André Moura (ACC)
Fotos:
Fakta om Fartyg , Gap Adventures , Ship Parade

Chega esta manhã a Ponta Delgada o navio Expedition, que pertence à companhia canadiana Gap Adventures. Estará entre nós com vista à realização de dois cruzeiros de expedição às nossas ilhas. Este pequeno navio, com 105 metros de comprimento, 18 de largura e 6 mil toneladas, só em 2008 é que começou a ser transformado para a sua função actual, pois foi construído em 1972 para servir como ferry, alias tarefa que desempenhou até à sua adaptação.



Categoria: **+
Companhia/Operadora: Gap Adventures
Construtor: Helsingor Skips & Maskinbygg (Dinamarca)
Designações anteriores: Kattegat, N F Tiger, Tiger, Alandsfärjan
Ano de Construção: 1972
Tonegagem: 6,334 t
Comprimento: 105m
Boca: 18,6m
Calado: 4,6m
Potência: 2x HSM/B&W 10U45HU Diesels combinados 8096kW
Velocidade de serviço: 16 nós
Capacidade máxima de passageiros: 120
Elementos de Tripulação: 52
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Libéria



Fonte: Fakta om Fartyg - N F Tiger

Foi no estaleiro dinamarquês Helsingor Skips & Maskinbygg que o então ferry Kattegat foi construído para a companhia dinamarquesa Jydsk Faergefart com vista a servir a rota doméstica daquele país escandinavo. Passados seis anos, em 1978, foi vendido ao grupo inglês P&O Ferries e passou a designar-se N F Tiger, sendo que as letras NF estavam directamente relacionadas com o nome da subsidiária da P&O, Normandy Ferries. As carreiras que efectuava na altura centraram-se na ligação entre Dover e Boulogne.


 Fonte: Fakta om Fartyg - Alandsfärjan

Em 1985, foi novamente vendido, desta feita à companhia Townsend Thoresen, também britânica, assumindo aqui a designação de Tiger mas mantendo a mesma rota. Um ano depois esteve em laid up e, em Novembro desse mesmo ano, foi vendido a interesses finlandeses, nomeadamente à companhia Finlandshammen AB, subsidiária da gigante Viking Line, para ser colocado na rota entre Mariehamn, na Finlândia, e a cidade sueca de Kapellskar, já com o nome de Alandsfarjän.

 Fonte: Gap Adventures - Expediton

Desempenhou este papel de ferry, com capacidade para 1200 passageiros e 220 carros, até 2008. Nesse ano foi substituído por outro ferry da Viking Line, o Rosella. Curiosamente, a companhia canadiana Gap Adventures, que tinha perdido o seu barco de cruzeiros Explorer, que se afundou na Antárctida no final do ano de 2007, viu aqui uma oportunidade de adquirir um navio com características específicas que se coadunavam com a tipologia de expedições pretendida.

Fonte: Fakta om Fartyg - Alandsfärjan

A Gap Adventures tornou-se proprietária do barco, renomeou-o Expedition e enviou-o para os estaleiros STX, em Rauma, na Finlândia tendo em vista as necessárias reestruturações de ferry a navio de cruzeiro expedicionário.
À semelhança do Clipper Adventurer, já aqui por nós focado, o Expedition é actualmente um navio que realiza cruzeiros muito específicos para um público também ele mais vocacionado para a aventura, expedição e contacto com a natureza.


Precisamente por estes motivos, este peculiar navio de cruzeiros tem a bordo especialistas em biologia marinha e das aves, história e geologia, que por via de um programa de palestras e expedições a bordo e em terra procuram melhorar a experiência dos passageiros. Acresce destacar a pequena frota de zodíacos (botes semi-rígidos) existente a bordo e que são utilizados em locais específicos no intuito de promover ainda mais o carácter expedicionário de cada viagem, ou seja, aproximar o máximo o passageiro da natureza e vida selvagem. São cruzeiros para verdadeiros amantes da natureza e com interesses muito específicos nesta área, algo muito diferente, por exemplo, do que teremos nos próximos dias 16 e 18 deste mês.

Fotos Exteriores 
Gap Adventures - Expedition
Detalhes dos Decks e Fotos Interiores
Informação Adicional (Wikipédia EN)

1 comentário:

FranciscoM disse...

Neste momento a empresa apenas tinha o cruzeiro do dia 20 à venda e mesmo esse estava com 50% de desconto, o que significa que as vendas não estavam a correr bem. Penso até que terão cancelado toda a operação....

Segundo o site da empresa o navio está a caminho de Cabo Verde

http://www.gapadventures.com/marine/expedition-cruising/