Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com
Amanhã, segunda-feira, dia 19 de Abril de 2010, atracará em Ponta Delgada o navio Azamara Journey, da companhia Azamara Cruises, subsidiária da famosa Royal Caribbean International.
Fonte: Shipspotting.com
Categoria: ****
Companhia/Operadora: Azamara Cruises
Construtor: Chantiers de L'Atlantique (França)
Ano de Construção: 2000
Tonegagem: 30,277 t
Comprimento: 181m
Boca: 29m
Calado: 6m
Potência: 4x 12-Cylinder-Wärtsilä 18,600KW
Velocidade de serviço: 20 nós
Capacidade máxima de passageiros: 768
Elementos de Tripulação: 390
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Valleta, Malta
Companhia/Operadora: Azamara Cruises
Construtor: Chantiers de L'Atlantique (França)
Ano de Construção: 2000
Tonegagem: 30,277 t
Comprimento: 181m
Boca: 29m
Calado: 6m
Potência: 4x 12-Cylinder-Wärtsilä 18,600KW
Velocidade de serviço: 20 nós
Capacidade máxima de passageiros: 768
Elementos de Tripulação: 390
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Valleta, Malta
Fonte: Azamara Cruises
Construído no ano 2000, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o actual Azamara Journey foi o sexto de oito navios da classe R (Renaissance) e baptizado precisamente como R Six. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, navios esses de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo interior. Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, muitos dos oito navios ficaram em laid up em Gibraltar.
Fonte: Shipspotting.com
Perante este cenário, os navios foram leiloados e posteriormente adquiridos pela Cruiseinvest, uma empresa ligada ao armador destes navios, que tinha perspectivas de ainda poder rentabilizá-los. Nesta sequência, a companhia espanhola Pullmantur alugou o então R Six, que na altura estava com o casco pintado de azul escuro e o restante de branco e não todo branco como se encontra actualmente.
Fonte: Shipspotting.com
Em 2005, foi definitivamente adquirido pela Pullmantur e, de certa forma, renomeado como Blue Dream porque curiosamente navegou com os dois nomes em simultâneo (ver foto) e passou a sua primeira temporada no Brasil ao serviço da operadora brasileira CVC. Em 2006, a Pullmantur foi comprada pela nossa bem conhecida Royal Caribbean International e, em relação a este navio, havia uma clara intenção de colocá-lo na Celebrity, subsidiária de luxo da Royal, com o nome de Celebrity Journey. Deste propósito, apenas existem projectos e desenhos de como ficaria o navio, mas na realidade tal nunca sucedeu.
Fonte: Shipspotting.com
Em 2007, mais precisamente a 4 de Maio, foi criada uma nova companhia no grupo Royal Caribbean International, a Azamara Cruises. Azamara, que traduzido do latim significa mar azul, funciona como uma dependência da Celebrity Cruises, que por sua vez também era e é pertença do grupo Royal Caribbean. Dois navios integram a Azamara Cruises, o nosso visitante de 2.ª feira e o Azamara Quest, barcos idênticos em quase tudo, sendo o Quest o antigo R Seven. Aliás é curioso referir aos nossos entusiastas que podem encontrar vários navios idênticos ao Azamara Journey como são os casos dos gémeos Azamara Quest, Regatta, Insignia, Nautica, Pacific Princess, Royal Princess e Ocean Princess.
Fonte: Shipspotting.com
A bordo deste e dos outros restantes 7 barcos, podemos encontrar requinte e elegância nos seus interiores. O destaque vai para a escadaria central que é similar à escadaria principal que nos foi mostrada por James Cameron, no seu filme Titanic!
Fonte: Shipspotting.com
Ao contrário do Independence of the Seas, este navio não foi concebido para as grandes massas mas sim para um público mais requintado e que procura evitar precisamente grandes multidões, optando por um cruzeiro mais tranquilo e intimista, numa ambiência de algum requinte.
Sem comentários:
Enviar um comentário