sábado, 3 de abril de 2010

Antevisão de Escalas de Cruzeiros em Abril

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com

O mês de Abril é por excelência um dos meses mais movimentados, no que a cruzeiros concerne, no porto da nossa cidade de Ponta Delgada.
A esta situação, não é alheio o facto, como todos sabemos, de se tratar da altura dos reposicionamentos dos navios que estiveram a fazer a temporada de inverno nas Caraíbas e que agora irão realizar a época de verão principalmente no Mediterrâneo mas também nos destinos cada vez mais procurados como são o Báltico e os Fiordes.
Ao consultarmos a nossa listagem disponível neste site constatamos que estão previstas em Ponta Delgada 18 escalas e 13 navios diferentes, isto porque os cruzeiros a efectuar aqui no arquipélago por navios como o Clipper Adventurer, o Expedition ou o Polar Star implicam mais do que uma escala no nosso porto. Estes três casos, certamente não levarão muito gente às Portas do Mar para apreciá-los e ver o movimento que os mesmos geram, porque bem sabemos que não é muito, contudo realizam imensas escalas por quase todas as ilhas o que nos dá um importantíssimo aumento de atracagens ao nível da Região.
Uma vez que o Clipper Adventurer chegou mais cedo, ainda em Março, no dia 12 deste mês chegará o primeiro visitante de Abril às Portas do Mar, nem mais nem menos que o já conhecido Expedition, que pertence à companhia canadiana Gap Adventures e que estará entre nós com vista à realização de dois cruzeiros de expedição às nossas ilhas. Este pequeno navio, com 105 metros de comprimento, 18 de largura e 6 mil toneladas, só em 2008 é que foi transformado para a sua função actual, pois foi construído em 1972 para servir como ferry, alias tarefa que desempenhou até à sua adaptação. É um navio que realiza cruzeiros muito específicos para um público também ele mais vocacionado para a aventura, expedição e contacto com a natureza.



O nosso primeiro destaque vai para o Norwegian Gem, navio da companhia NCL (Norwegian Cruise Line), que com os seus 294 metros, 93 mil toneladas e casco pintado com pedras preciosas irá certamente cativar quem passar no dia 16 de Abril pela avenida marginal.


Também nesse dia receberemos a visita, em estreia, do grande veleiro Star Flyer, da Star Clippers, que com os seus 115 metros e quatro imponentes mastros também será motivo de interesse. Atente-se que, este veleiro não é um navio-escola como à partida alguns poderão pensar, mas efectivamente é um navio de cruzeiro que procura recuperar o espírito dos grandes veleiros do século XIX, em que o prazer de navegar é prioritário aos divertimentos comuns nos cruzeiros generalistas.


No domingo, dia 18 de Abril, apostamos que será “dia de São vapor” em Ponta Delgada, uma vez que entre as 7 da manha e as 5 da tarde teremos um ilustre visitante, nem mais nem menos que o gigante Independence of the Seas, até há bem pouco tempo o maior navio de cruzeiros do mundo, pertença da Royal Caribbean International, que com as suas 154 mil toneladas, 339 metros de comprimento e 56 de largura não deixará ninguém indiferente ao contemplar tamanha dimensão. Se a tudo isto juntarmos uma possível lotação de 4500 a 5000 pessoas (turistas e tripulação), teremos Ponta Delgada tornada numa cidade verdadeiramente cosmopolita.


No dia seguinte, chegará o navio Azamara Journey, da companhia Azamara Cruises, do grupo Royal Caribbean International, pequeno mas elegante cruzeiro de 30 mil toneladas, com 181 metros de comprimento e 29 de largura. De construção francesa, é um navio da célebre classe Renaissance, no caso o então R. Six, que primava pelo luxo e grande requinte abordo. Na actual companhia, continua a patentear elevados padrões de qualidade.

Azamara Journey - Fonte: Shipspotting.com

Por entre escalas já anunciadas, no dia 21 de Abril, voltará a escalar os Açores, o maior veleiro de cruzeiros do mundo. O Royal Clipper, da companhia Star Clippers, tem 134 metros de comprimento e capacidade para 5 mil toneladas, mas o nosso destaque vai para os seus majestosos 5 mastros e respectivas velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona. Não percam a oportunidade de apreciar um dos mais belos veleiros do mundo.


A 22 de Abril outro habitual visitante do nosso porto cá lançará amarras, trata-se do Polar Star, pequeno navio da Polar Star Expeditions, operado pela Noble Caledonia, que, à semelhança do Clipper Adventurer e Expedition, irá efectuar dois cruzeiros na Região. É um navio com pouco aspecto de cruzeiro, uma vez que a sua aparência assemelha-se mais a um navio de cientistas, no entanto, as viagens que realiza são mais direccionadas para expedição e aventura do que para as rotas tradicionais.


No dia 25 de Abril, feriado nacional, chegará, pelas 8.00h, o já nosso conhecido Braemar, da Fred Olsen Cruise Lines, navio de 195 metros de comprimento, 22 de largura e com 23 mil toneladas. Construído em Espanha em 1993, é um navio que todos os anos nos visita e que transmite sempre um bonito colorido às Portas do Mar pela suas linhas elegantes e harmoniosas.


Para o dia 26 de Abril está reservada uma estreia! Nem mais nem menos que o Celebrity Equinox, grande navio da companhia Celebrity Cruises que pertence ao grupo Royal Caribbean International, com 122 mil toneladas, 315 metros de comprimento e 37 metros de largura, é o segundo navio da série Solstice, que tem merecido os maiores elogios da crítica internacional, quer pelas linhas elegantíssimas que apresenta, com o destaque para a sua popa em estilo mega-iate, quer pela qualidade global de todo o navio. O Equinox, bem como o Solstice ou o novíssimo Celebrity Eclipse mereceram a classificação de 4,5/5 estrelas da crítica internacional, o que atesta bem a sua qualidade global e estética. Não obstante, as suas peculiares chaminés têm sido alvo de alguns olhares mais críticos…mas isso deixamos ao critério de cada um.


No dia seguinte, outro dia de grande interesse porque teremos mais um gigante em Ponta Delgada, desta feita o Voyager of the Seas, da Royal Caribbean International, habitual visitante nesta época, que se apresenta com os seus imensos 311 metros de comprimento e 47 de largura e 137 mil toneladas. Entre o meio-dia e as 19 horas, a nossa cidade viverá mais uma animada tarde de turismo, uma vez que os navios da Royal Caribbean costumam vir com a sua lotação nos limites.


A 30 de Abril será a vez da companhia Princess Cruises inaugurar as suas escalas este ano nos Açores. Cabe ao fabuloso Star Princess essa primeira escala do ano, onde irão embarcar alguns passageiros açorianos que farão a restante viagem até ao norte da Europa. O Star Princess é o terceiro navio da classe Grand, depois do Grand Princess e do Golden Princess e possui 108 mil toneladas brutas, 290 metros de comprimento e 36 metros de largura. Tem capacidade máxima para 3100 passageiros e 1200 tripulantes, no entanto nestas viagens de reposicionamento a Princess nem sempre atinge essa capacidade limite. Os navios desta companhia, pertença do grupo Carnival, principalmente os mais recentes como o Grand Princess, Golden Princess, Crown Princess, Emerald Princess ou o Ruby Princess têm merecido muita atenção do povo da nossa cidade que facilmente é cativado por esta simbiose de um navio imenso mas muito elegante e harmonioso. O nosso destaque no Star Princess vai para a discoteca do navio que fica na popa (parte traseira), discoteca essa que fica suspensa a 50 metros de altura sobre o mar…utilizando linguagem automobilística, parece que o navio tem um spoiler atrás, mas é este magnífico local, quase todo envidraçado, que proporciona as vistas mais espectaculares no e do navio!

Star Princess - Fonte: Shipspotting.com

Sem comentários: