quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Norwegian Epic e Oriana em Ponta Delgada


Ponta Delgada teve nesta quinta-feira um verdadeiro dia de "São Vapor" com a presença simultânea de 2 navios de cruzeiro: o assíduo Oriana e o gigante Norwegian Epic.

AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

O Norwegian Epic, um dos mais mediáticos navios da actualidade, atracou por volta das 7h30 no Terminal Portas do Mar, naquele que foi um regresso a Ponta Delgada para efectuar a sua 2ª escala absoluta em território Português. Pertença da companhia Norwegian Cruise Line, este imponente navio encontra-se em viagem de reposicionamento entre Barcelona e Miami, incluindo o seu roteiro apenas esta visita a Ponta Delgada e St. Thomas (Ilhas Virgens). Realce para o facto de terem sido feitos embarques de passageiros em Ponta Delgada (cerca de 40 passageiros). A bordo seguiam já 3046 passageiros e 1707 tripulantes. A partida deu-se pelas 17h00.

Webcam Norwegian Epic - Fonte: NCL


Quanto ao Oriana, navio de cruzeiros da lendária Peninsular & Oriental Steam Navigation, efectuou a sua 2ª escala em 2011. A bordo 1749 passageiros (na sua esmagadora maioria Britânicos) e 830 tripulantes. A passagem desta quinta-feira em Ponta Delgada, entre as 8h15 e as 19h30, está inserida num cruzeiro de 34 noites que o navio efectua deste Southampton, iniciado a 27 de Setembro, sendo Ponta Delgada a última escala deste itinerário

Em virtude da presença simultânea destes 2 grandes navios, o Oriana atracou no Cais Comercial do Porto de Ponta Delgada.
A Secretaria Regional da Economia, através da delegação de turismo de S. Miguel, desenvolveu um programa de animação destinado ao acolhimento destes visitantes. Além da instalação do habitual balcão de acolhimento no terminal marítimo das Portas do Mar, houve lugar à distribuição de informação turística à chegada, assim como a actuação de um grupo musical em vários locais de Ponta Delgada, nomeadamente na zona das Portas do Mar e das Portas da Cidade.

Com a colaboração da Escola de Formação Turística e Hoteleira, diversos alunos, devidamente identificados, estiveram colocados nos principais pontos de atracção turística de Ponta Delgada para prestar informações a todos os visitantes.
Em 2012 o Norwegian Epic voltará a Ponta Delgada nos dias 21 de Abril e 25 de Outubro, novamente em escalas de reposicionamento. Quanto ao Oriana, estará nos Açores em 4 ocasiões (3 em Ponta Delgada e 1 na Horta).

 
Fonte: AIS - MarineTraffic 

Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Sem comentários: