Gostaríamos de começar esta breve análise ao Amadea por referir que este navio de cruzeiros ficará para sempre ligado à história dos portos açorianos, em virtude de ter sido o primeiro do género a escalar o empreendimento Portas do Mar, após a inauguração, em Agosto de 2008.
Categoria: ****+
Companhia: V-Ships
Operadora: Phoenix Reisen
Construtor: Mitsubishi Heavy Industries (Japão)
Ano de Construção: 1991 (Remodelado em 2006)
Tonegagem: 28,856 t
Comprimento: 192,8m
Boca: 24,7m
Calado: 6,6m
Potência: 2x MAN-Mitsubishi 7L58/64 diesels combinado 17,300 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 624
Elementos de Tripulação: 292
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas
Companhia: V-Ships
Operadora: Phoenix Reisen
Construtor: Mitsubishi Heavy Industries (Japão)
Ano de Construção: 1991 (Remodelado em 2006)
Tonegagem: 28,856 t
Comprimento: 192,8m
Boca: 24,7m
Calado: 6,6m
Potência: 2x MAN-Mitsubishi 7L58/64 diesels combinado 17,300 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 624
Elementos de Tripulação: 292
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas
Mas os motivos de interesse em relação a este paquete não se ficam apenas por este facto. Estamos perante um navio que foi construído no Japão, então com o nome de Asuka, para a companhia Nippon Yusen Kaisha Group (NYK), com o intuito de preencher uma lacuna ao nível dos cruzeiros de luxo em terras do sol nascente.
Por motivos de expansão da frota nipónica, o Asuka foi vendido aos alemães da Phoenix Reisen, tendo sido substituído pelo Asuka II. Desde 2006, que o Amadea é operado pela companhia alemã Phoenix Reisen. O navio Amadea é o maior navio daquela frota, pelo menos enquanto não chegar o Artania (actual Artemis da P&O) em 2011.
A moeda utilizada a bordo é o Euro e a língua falada é o alemão. Por este último facto, chamamos a atenção que é um navio que basicamente serve os alemães e austríacos, pois destina-se claramente ao mercado germânico.
Em termos de destinos, podemos afirmar que o Amadea navega pelos 7 mares, uma vez que os seus itinerários abrangem todas as principais paragens do nosso planeta e até algumas consideradas mais inóspitas.
A moeda utilizada a bordo é o Euro e a língua falada é o alemão. Por este último facto, chamamos a atenção que é um navio que basicamente serve os alemães e austríacos, pois destina-se claramente ao mercado germânico.
Em termos de destinos, podemos afirmar que o Amadea navega pelos 7 mares, uma vez que os seus itinerários abrangem todas as principais paragens do nosso planeta e até algumas consideradas mais inóspitas.
No que concerne à restauração, o Amadea tem 2 restaurantes que são espaçosos o suficiente para servir todos os passageiros juntos, o que não é comum nos navios de grandes dimensões e com grandes aglomerados a bordo.
Vários bares estão espalhados ao longo dos decks e têm, normalmente, diferentes variações do mesmo cocktail.
Vários bares estão espalhados ao longo dos decks e têm, normalmente, diferentes variações do mesmo cocktail.
No Amadea, os shows diários no salão Atlantic Show são muito apreciados pelos turistas. Estes espectáculos geralmente envolvem desempenhos por parte da tripulação, assim como os actores habituais.
Por via da construção destinada ao mercado de luxo, o ex Asuka tem duas suites reais, 40 suites, 254 camarotes e três cabines interiores. O menor dos quartos tem cerca de 183 metros quadrados, enquanto as maiores são 646 metros quadrados. As suites têm uma varanda com uma área de 15 metros quadrados.
As instalações de lazer a bordo do Amadea incluem um ginásio e SPA. Existe um campo de golfe com um par de faixas de relva artificial para os entusiastas. Existe uma pequena piscina também, 3 jacuzzis, sauna, banho de vapor e massagens. O navio tem uma sala de cinema, biblioteca e um cyber-café, estando equipado com um consultório médico e um hospital em caso de acidente.
Foto: Spa - Ship Parade
Por último, referir que há uma série de actividades para as crianças, incluindo natação, leitura de livros, navegação na Internet e televisão. No entanto, há muito pouca comida que é preparada especialmente para as crianças. Aliás, podemos mesmo afirmar que se trata de um navio mais apreciado pela faixa etária dos cinquentas, daí que os menus infantis sejam menos caprichados.
Este navio tem passado pelas nossas águas com alguma frequência nos últimos anos, com especial ênfase para o ano de 2008:
- 18 Abril 2008 (Horta)- 19 Abril 2008 (Ponta Delgada)
- 28 Agosto 2008 (Praia da Vitória)
- 29 Agosto 2008 (Ponta Delgada)
- 17 Outubro 2008 (Praia da Vitória)
- 18 Outubro 2008 (Ponta Delgada)
Nesta sua passagem pelos Açores, realiza duas escalas: uma no dia 20 na Horta (entre as 12h00 e as 20h00) e no dia 21 em Ponta Delgada (entre as 8h00 e as 17h00). Este cruzeiro teve origem em Montreal e tem como destino final Nice.
Em 2011, o Amadea volta aos Açores a 5 (Praia da Vitória) e a 6 (Ponta Delgada) de Outubro.
Fonte: YouTube
Phoenix Reisen
Itinerário do Cruzeiro Actual
Informação Adicional (Wikipédia EN)
Lista de Escalas Previstas - 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário