quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Memórias dos Açores: Maxim Gorkiy

Durante muitos anos este foi um dos mais assíduos navios de cruzeiro a escalas os portos Açoreanos. Falamos pois do Maxim Gorkiy, a propósito de um contributo para a nossa galeria fotográfica por parte de Nuno Jesus, Vice-Presidente do CEN Madeira.


Este navio, construído em Hamburgo (Alemanha) no ano de 1969, tinha 24 220 toneladas, transportava 788 passageiros e 340 tripulantes, navegando a uma velocidade de 18 nós.
As primeiras designações deste navio foram "Hamburg" e "Hanseatic", até que em 1974, com a sua venda para a União Soviética, passou a ter a designação de Maxim Gorkiy, designação que manteve até ao seu desmantelamento. Tratava-se de um navio luxuoso no seu interior, que sofreu uma modernização com a mudança em 1974.
 

De realçar o seu cano muito peculiar. Os actuais Saga Pearl II e o Astor procuram continuar esta inovação de chaminés fora do comum.
O seu desmantelamento na Índia deu-se em 2009, sendo a Alemã Phoenix Reisen o seu último operador.

Curiosamente, nos Açores as últimas escalas registadas deste navio terão sido esta na Horta (a 6 de Outubro de 2007) e no dia seguinte em Ponta Delgada.

Um agradecimento especial ao Nuno Jesus pelas fotos que gentilmente nos envio.


Ship Spotting in Faial Island - Maxim Gorkiy (2007/10/06)
Simplon Postcards - Maxim Gorkiy
Ship Parade - Maxim Gorkiy
Wikipédia EN - Maxim Gorkiy

Sem comentários: