quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bremen termina périplo nos Açores em Santa Maria


Bremen (Hapag-Lloyd Cruises) encerrou hoje o seu périplo por todas as 9 ilhas dos Açores, tendo estado durante o dia de hoje no porto da Vila do Porto (ilha de Santa Maria).


Webcam Bremen - Santa Maria - 8h30 - 2013/10/09 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

A chegada ao porto Mariense deu-se pelas 9h00, tendo largado amarras pelas 17h00.

AIS Santa Maria - Fonte: MarineTraffic

Na ilha do amarela (também conhecida como ilha do sol), os passageiros tiveram oportunidade de apreciar o relevo e a riqueza de contrastes entre a terra e o mar, a que se associa o equilíbrio arquitectónico dos povoados, que conferem grande beleza à paisagem mariense.

Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Posteriormente em Fevereiro de 1493, Cristóvão Colombo escalou na ilha no regresso da sua primeira viagem à América.
Webcam Bremen - Santa Maria - 15h30 - 2013/10/09 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Santa Maria é a ilha mais oriental e a mais meridional do arquipélago.Geologicamente é a mais antiga dos Açores, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade, sendo por isso a de vulcanismo mais remoto. Esta idade comparativamente avançada confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar fósseis marinhos.


Nas imediações de Vila do Porto, aparecem espessos depósitos de barro vermelho que deram origem a uma importante indústria de olaria, hoje desaparecida, e à exportação de bolas de barro para Vila Franca do Campo e Lagoa, constituindo assim a principal matéria-prima da olaria tradicional micaelense.

A ilha tem um conjunto de pontas muito pronunciadas (Ponta do Marvão, Ponta do Castelo e Ponta do Norte), demarcando algumas baías abrigadas onde aparecem praias de areias brancas (Baía de São Lourenço e Praia Formosa), consideradas as mais bonitas do arquipélago. Ao longo das costas de Santa Maria existem alguns ilhéus e rochedos de dimensão apreciável, com destaque para o ilhéu do Romeiro (São Lourenço), o ilhéu da Vila e o ilhéu das Lagoínhas (mais informações aqui).


Com 118 passageiros e 101 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), maioritariamente alemães, o Bremen partiu de Lisboa no passado dia 30 de setembro e chegou a Ponta Delgada na quinta-feira (3 de Outubro), onde efectuou a sua primeira escala nos Açores em 2013. Efectuou escalas nas ilhas de São Jorge (4) Flores e Corvo (5), Lajes do Pico (6), Horta (6 e 7), Praia da Vitória (8) e Graciosa (9).


O navio navega agora rumo ao Funchal, última escala, terminando depois o seu cruzeiro em Tenerife. O Azores Cruise Club sabe que o feedback por parte da Hapag-Lloyd Cruises e dos passageiros do Bremen é extremamente positivo, o que abre excelentes perspectivas para futuras operações idênticas.



Inaugurado em Novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111 metros de comprimento, 17 metros de boca, 4,8 metros de calado, possui 6,752 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 145 passageiros com 107 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para os passageiros com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior. Recorde as características deste navio aqui.



Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.comAzores Cruise Club agradece os contributos fotográficos de Azorenhoch Santa Maria.


Sem comentários: