quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bremen na Graciosa


Bremen (Hapag-Lloyd Cruises) caminha para o final do seu périplo por todas as 9 ilhas dos Açores, tendo estado durante o dia de hoje no porto da Vila da Praia (ilha Graciosa).

Webcam Bremen - Graciosa - 8h00 - 2013/10/09 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

A chegada ao principal porto Graciocense deu-se pelas 8h15, tendo apenas largado amarras pelas 18h45.

AIS Graciosa - Fonte: MarineTraffic

Na ilha branca, os passageiros tiveram oportunidade de apreciar a sua paisagem de grande beleza, conjugando o verde das pastagens com o branco das casas isoladas e das povoações. Um dos "ex libris" da ilha é uma formação rochosa de grandes dimensões, em frente ao farol da Ponta da Barca, com uma configuração muito parecida com uma baleia vista de perfil.


O património natural conta com pérolas como as Furnas do Enxofre, um fenómeno vulcânico, com uma lagoa com 130 metros de diâmetro e 100 de profundidade de águas quentes e sulfurosas no interior de uma gruta, e a da Maria Encantada,; os Miradouros naturais no Monte da Ajuda, sobranceiro à bonita vila de Santa Cruz, e da Caldeirinha; as afamadas Termas do Carapacho, indicadas para o tratamento de doenças reumáticas e da pele; As Serras Branca e Dormida; ou a fantástica Reserva Florestal Natural da Caldeira da Graciosa.



Em setembro de 2007, na sequência de uma candidatura apresentada para esse fim pelo Governo Regional dos Açores, a ilha foi classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Esta classificação, aprovada pelo Bureau do Concelho Internacional de Coordenação do programa da UNESCO reunido em Paris, confirma a qualidade da biosfera da ilha, que se caracteriza por uma floresta típica da macaronésia (mais informações aqui e aqui).


Durante a presença do navio em porto efectuou-se uma visita de Boas-Vindas ao Bremen, durante a qual foram entregues pelo Sr. Vereador António Lourenço ao simpático Cte. Peter Roessler, algumas lembranças, fazendo todos nós votos que o navio continue a presentear-nos com a sua agradável presença.


Por fim registo para um interessante ritual que pretende relembrar outros tempos em que as comunicações entre os navios e terra eram muitíssimo mais difíceis. Nesse contexto o Bremen, largou um garrafão que continha o correio do navio e algumas prendas (tabaco, whisky e o dinheiro para os selos). 


Esse recipiente era posteriormente recolhido pelos pescadores  que davam seguimento ao correio para que este seguisse o seu destino e fosse entregue aos seus respectivos destinatários, ficando as prendas como agradecimento pela acção realizada. Recolhido o garrafão com o correio, este foi entregue na estação local dos CTT e segue o seu destino, assim como era habitual, à relativamente pouco tempo. (Fonte: Blogue o Porto da Graciosa)



Com 118 passageiros e 101 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), maioritariamente alemães, o Bremen partiu de Lisboa no passado dia 30 de setembro e chegou a Ponta Delgada na quinta-feira (3 de Outubro), onde efectuou a sua primeira escala nos Açores em 2013. Entretanto já efectuou escalas nas ilhas de São Jorge (4) Flores e Corvo (5), Lajes do Pico (6), Horta (6 e 7) e Praia da Vitória (8).
Webcam Bremen - Graciosa - 16h00 - 2013/10/09 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Amanhã o navio irá visitar a ilha de Santa Maria, terminando depois o seu cruzeiro em Tenerife, efectuando antes escala no Funchal (não incluída no itinerário inicial).


Inaugurado em Novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111 metros de comprimento, 17 metros de boca, 4,8 metros de calado, possui 6,752 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 145 passageiros com 107 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para os passageiros com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior. Recorde as características deste navio aqui.



Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.comAzores Cruise Club agradece os contributos de Manuel Bettencourt (fotos, vídeo e curiosidades sobre esta escala).


Sem comentários: