domingo, 6 de outubro de 2013

Bremen na Vila de Lajes do Pico


Neste Sábado Bremen (Hapag-Lloyd Cruises) esteve na ilha do Pico, tendo fundeado pelas 7h35 junto à Vila de Lajes do Pico, onde o povoamento da Ilha do Pico teve início no século XV.

AIS Lajes do Pico - Fonte: MarineTraffic

A vila foi, durante anos, centro da actividade baleeira nos Açores, sendo actualmente conhecida pela sua actividade turística relacionada com a observação de cetáceos (mais informações aqui).

Webcam Bremen - Lajes do Pico - 7h30 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Numa escala em que os passageiros foram novamente brindados com bom tempo e bonitas paisagens, inevitavelmente a Montanha do Pico, à qual a ilha deve o seu nome, assume natural destaque na paisagem envolvente. Esta é a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.


Outro natural destaque é a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, fruto da sua classificação como Património Mundial da UNESCO (mais informações aqui). Em termos de património cultural destacam-se, na Madalena, o Museu do Vinho, instalado num antigo Convento das Carmelitas, o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, e o Museu Regional dos Baleeiros, nas Lajes do Pico (mais informações aqui e aqui).

Webcam Bremen - Lajes do Pico - 13h00 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Muito mais há a destacar nesta ilha de encantos, que certamente cativou os turistas no dia de hoje, tal como há 2 anos quando o mesmo navio esteve nas Lajes do Pico, tendo os passageiros então classificado a escala como a melhor do itinerário.


Como em outras ocasiões, os passageiros deslocaram-se a terra através dos Zodiacos do navio, desembarcando na Marina da Lajes do Pico a partir de onde seguiram em excursão. O registos de Manuel Jorge mostram alguns destes momentos.


Faltavam poucos minutos para as 15h15 quando se deu a partida rumo à cidade da Horta, na ilha do Faial, onde o Bremen vai pernoitar e passar grande parte do dia de amanhã.

Webcam Bremen - Lajes do Pico - 13h30 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Com 118 passageiros e 101 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), maioritariamente alemães, o Bremen partiu de Lisboa no passado dia 30 de setembro e chegou a Ponta Delgada na quinta-feira (3 de Outubro), onde efectuou a sua primeira escala nos Açores em 2013. Entretanto já efectuou escalas nas ilhas de São Jorge (4) Flores e Corvo (5). 
Para amanhã o navio estará durante todo o dia na Horta, devendo partir já de madrugada rumo à Graciosa. Seguir-se-ão visitas a Angra do Heroísmo (dia 9) e Santa Maria (dia 10). Dada a natureza do cruzeiro, o itinerário (bem como os locais de escala) poderão sofrer alterações.


Inaugurado em Novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111 metros de comprimento, 17 metros de boca, 4,8 metros de calado, possui 6,752 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 145 passageiros com 107 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para os passageiros com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior. Recorde as características deste navio aqui.
Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.comO Azores Cruise Club agradece os contributos de Manuel Jorge, Eunice Fernandes e Sandra Rodrigues.

Sem comentários: