terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bremen na Horta e Praia da Vitória


Bremen (Hapag-Lloyd Cruises) prosseguiu ontem e hoje o seu cruzeiro por todas as ilhas dos Açores, tendo estado durante o dia de ontem no Caís Norte do Porto da Horta (ilha do Faial) e hoje no terminal de passageiros do porto oceânico da Praia da Vitória (ilha Terceira).

Webcam Bremen - Horta - 18h00 - 2013/10/06 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

A chegada ao porto da Horta deu-se no Domingo pelas 17h00, depois de ter estado desde o início do dia na Vila de Lajes do Pico.

AIS Horta - Fonte: Vesseltracker.com



Na cidade da Horta, disposta em anfiteatro virado para a Montanha do Pico, situa-se a famosa Marina da Horta, o primeiro porto de recreio a ser inagurado nos Açores. É paragem obrigatória dos milhares de iates e veleiros que atravessam o Atlântico Norte.
Webcam Bremen - Horta - 9h00 - 2013/10/07 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

O internacional Peter Café Sport com o seu Museu de Scrimshaw, o Jardim Botânico do Faial e o Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos são os locais de maior destaque turístico da ilha azul (mais informações aqui).



Webcam Bremen - Horta - 17h00 - 2013/10/07 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Pelas 17h00 de segunda-feira deu-se a partida rumo à cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, onde o Bremen atracou na manhã desta terça-feira pelas 7h50, permanecendo em porto até às 22h00.

AIS Praia da Vitória - Fonte: MarineTraffic


Webcam Bremen - Praia da Vitória - 7h30 - 2013/10/08 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Primitivamente denominada como "Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras", sendo o centro administrativo das Ilhas Terceiras, como era designado o arquipélago dos Açores. A designação Terceiras aplicava-se a todo o arquipélago do Açores visto terem sido as terceiras ilhas descobertas no Atlântico (o arquipélago das Canárias era designado de Ilhas Primeiras e o arquipélago da Madeira por Ilhas Segundas, segundo a ordem cronológica de Descoberta). Com o avançar dos anos esta ilha passou a ser conhecida apenas por Ilha Terceira.



Ao longo de sua história, a Terceira desempenhou papel de grande importância no estabelecimento e manutenção do Império Português, devido à sua localização geoestratégica em pleno Atlântico Norte (mais informações aqui).


Das suas várias belezas naturais destacam-se a reserva geológica do Algar do Carvão, a Lagoa do Negro, que se situa por cima da Gruta do Natal, o vulcão do Monte Brasil na cidade de Angra do Heroísmo. 


A cidade a sul da ilha Terceira assume-se como o maior destaque turístico da ilha, uma vez que a riqueza do património edificado fê-la ser classificada como cidade Património Mundial pela UNESCO desde 1983 (mais informações aqui).



Com 118 passageiros e 101 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), maioritariamente alemães, o Bremen partiu de Lisboa no passado dia 30 de setembro e chegou a Ponta Delgada na quinta-feira (3 de Outubro), onde efectuou a sua primeira escala nos Açores em 2013. Entretanto já efectuou escalas nas ilhas de São Jorge (4) Flores e Corvo (5) e Lajes do Pico (6).

 Webcam Bremen - Praia da Vitória - 13h00 - 2013/10/08 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Webcam Bremen - Praia da Vitória - 19h30 - 2013/10/08 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Amanhã o navio irá visitar a ilha Graciosa, terminando depois o seu périplo nos Açores em Santa Maria (dia 10). Dada a natureza do cruzeiro, o itinerário (bem como os locais de escala) poderão sofrer alterações.



Inaugurado em Novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111 metros de comprimento, 17 metros de boca, 4,8 metros de calado, possui 6,752 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 145 passageiros com 107 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para os passageiros com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior. Recorde as características deste navio aqui.




Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.comAzores Cruise Club agradece os contributos de Miguel Nóia, Lídia Castelo, Carlos Peixoto, (fotos da Horta), Carlos Medeiros e Duarte Lourenço (fotos na Praia da Vitória).



1 comentário:

Anónimo disse...

O "Bremen" depois de Santa Maria segue para o Funchal onde estará dia 12 (a escala já está na página da APRAM na previsão diária) depois é que segue para Tenerife, portanto uma pequena alteração àquele mapa do que estaria previsto.