terça-feira, 2 de abril de 2013

Cruzeiros levaram 100 mil visitantes aos Açores em 2012

Texto: Agência Lusa (DN Online e I Online)

O secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vítor Fraga, revelou hoje (25 Março) que o segmento de cruzeiros ultrapassou, em 2012, a barreira dos 100 mil visitantes no arquipélago.


“Em 2013, face ao que temos em carteira e às escalas já garantidas, estamos em crer que este número continuará em crescendo. Em termos de número de escalas estão previstas mais de 100 para o corrente ano”, revelou Vitor Fraga, ao intervir no seminário sobre “O mar e a engenharia como pilares de desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores”, iniciativa da secção regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros.

O secretário do Turismo apontou que, para 2014, as perspetivas do Governo dos Açores apontam para que o cenário “seja ainda melhor” do que 2013.
 


“Este é um setor que está em crescimento fruto do grande investimento que foi feito em infraestruturas de qualidade pelo Governo dos Açores", considerou.

O secretário regional do Turismo revelou que as “grandes prioridades” de atuação do Governo dos Açores no setor dos transportes para os “próximos tempos” apontam para fusão entre as operadoras marítimas regionais Transmaçor e Atlânticoline, o que permitirá “ganhos”a nível de escala e sinergias, bem como uma “maior flexibilidade” e “eficiência” operacional.


Vítor Fraga destacou que no capítulo das prioridades vai ter lugar a implementação de um circuito regular de passageiros e mercadorias, em sistema de carga rodada, entre as ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores, com um tarifário “equilibrado” e que será simultaneamente “regulador” do mercado.

O secretário regional aponta, ainda, que vai ser estabelecido um regime de obrigações de serviço público para o tráfego regional, visando “dinamizar” os operadores regionais e permitir “maior liberdade de circulação” em toda a região.

Vítor Fraga apontou que outra das prioridades é desenvolver um plano integrado de transportes que será aplicado, numa primeira fase, nas denominadas “ilhas do triângulo” (Faial, Pico e São Jorge).

 

O titular da pasta do Turismo indicou, ainda, como prioridade a criação de uma escola de formação de marítimos, a par da implementação do Sistema de Controlo do Tráfego Marítimo (VTS).

Outras das metas de Vítor Fraga é a monitorização dos portos dos Açores, visando a prevenção de riscos nas áreas operacionais, promovendo a segurança.

 

“Outro dos desafios importantes para a região passa por conseguir, junto dos atuais armadores que trabalham com os Açores, desenvolver e potenciar a otimização de rotas de forma a tentarmos reduzir o custo que neste momento existe na entrada e na saída de mercadorias”, declara Vítor Fraga.

O governante revelou que os estaleiros navais de Madalena, ilha do Pico, vão ser reativados em parceria com estaleiros externos, que irão promover a “ocupação” da mão-de-obra local e “potenciar” a angariação de outros negócios.

Sem comentários: