terça-feira, 9 de abril de 2013

Portas do Mar recebem estreias do Ryndam e Le Ponant

 

Ponta Delgada recebeu hoje no seu terminal de cruzeiros (Portas do Mar) dois navios de cruzeiros: o Ryndam, da centenária companhia Holland America Line, e o Le Ponant, da operadora Compagnie du Ponant.

 

Tendo realizado a sua estreia no Terminal das Portas do Mar, o paquete holandês Ryndam encontra-se em viagem transatlântica de 16 dias, entre Tampa e Barcelona, e além da cidade açoriana visita Cádiz, Granada e Palma de Maiorca.


 
Fonte: Projecto Climaat

Com 1128 passageiros e 570 tripulantes (informação do agente Bensaúde Shipping), finalizou a sua manobra de atracagem pelas 07h30 e continuou a sua viagem pelas 17h00.

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em Novembro de 1994. O Ryndam foi o terceiro de quatro navios da classe Statendam, classe que assumiu a designação do primeiro paquete daquela série. Mede 219 metros de comprimento, 31 metros de boca (largura), 7,5 metros de calado, possui 55,4 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 1266 turistas com 577 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, com um total de 633 cabines, 502 das quais com vista para o exterior e apenas 131 interiores.

 
Fonte: SpotAzores

Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas. A escala do Ryndam foi a primeira de um total de 11 já anunciadas.

 

Para além da estreia do Ryndam nas Portas do Mar, também o mega-iate de cruzeiros Le Ponant, da operadora Compagnie du Ponant, realizou escala inaugural em terras açorianas. 


A mesma integra-se num cruzeiro transatlântico entre Martinique e o Funchal. A chegada às Portas do Mar deu-se pelas 9h15, estando prevista a sua partida para as 7h00 do dia de amanhã, altura em que retomará a viagem com destino à Madeira e em que dará lugar à entrada do conhecido navio de cruzeiros Arcadia (P&O Cruises). Numa escala praticamente técnica, de realçar no entanto os 2 passageiros que seguem viagem a bordo. 

 

Inaugurado em 1991, este iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior. 


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com

Fotos do Ryndam e Le Ponant em Ponta Delgada (2013/04/09)
Itinerário actual do Ryndam
Site Oficial do Ryndam
Memórias: Holland America Line
Site Oficial do Le Ponant
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: