quinta-feira, 11 de abril de 2013

ACC na Cerimónia de Boas-Vindas a bordo do Le Ponant

Foto: André Velho Cabral - Facebook Porto de Ponta Delgada - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/09 

A Direcção do ACC, a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo mega-iate de cruzeiros que escalou a cidade de Ponta Delgada na passada terça-feira, dia 9 de Abril. Coube ao Vice-Presidente do ACC, Bruno Rodrigues, representar a Direcção do clube, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação).

Foto: Azores Cruise Club - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/11 - Aumentar 
Dr. André Velho Cabral (Portos dos Açores) oferece livro Paquetes dos Açores

O Le Ponant, da operadora Francesa Compagnie du Ponant, visitou pela primeira vez os Açores. Pelo facto de estarmos presentes nesta cerimónia, muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia da Agência de Navegação da  Compagnie du Ponant em Ponta Delgada, a empresa Bensaúde Shipping, na pessoa de António Rebelo, que possibilitou tal privilégio.

Foto: Azores Cruise Club - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/11 - Aumentar 
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece placa alusiva à efeméride

O comandante Mikael Debien, a sua tripulação e os 2 passageiros em viagem receberam-nos com grande entusiasmo, desenrrolando-se uma conversa muito agradável entre todos. O Azores Cruise Club, como habitualmente nestas ocasiões, ofereceu ao comandante um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho, que fará parte da biblioteca de bordo. Foi aliás bastante folheado por todos durante o encontro.

 
Bruno Rodrigues (Azores Cruise Club) oferecendo livro bilingue Açores Ilhas de Sonho

Inaugurado em 1991, este iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior.

António Rebelo (Bensaúde Shipping) oferece artesanato regional

Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante e sofisticado mega-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas atividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo. Claramente vocacionado para o público francês que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Ponant surpreende pelo requinte e pelo facto de não dispor do habitual entretenimento como encontramos a bordo da maioria dos navios de cruzeiro. O grande momento de convívio neste navio ocorre durante os jantares no Karukera Restaurant, à boa maneira francesa, com os passageiros a desfrutarem da famosa gastronomia francesa num verdadeiro “affaire gastronomique”.

 

Um dos outros destaques do Le Ponant é a zona da Marina, localizada à popa, local onde os passageiros têm à sua disposição toda uma série de equipamento essencial à prática de desportos náuticos como windsurf, water-ski ou mergulho. Esta zona permite ainda fácil acesso para banhos em alto mar, uma vez que não há piscina a bordo.

 

A título de curiosidade, refira-se que a 4 de abril de 2008, o Le Ponant foi capturado por piratas somalis no Golfo de Aden, quando realizava uma viagem de reposicionamento entre as Seychelles e o Mediterrâneo. O navio, que não transportava passageiros, foi capturado e todos os 30 tripulantes foram feitos reféns. A situação foi normalizada a 12 de Abril, com a intervenção de meios navais e aéreos franceses e britânicos. 


Le Ponant deverá regressar aos Açores dentro de sensivelmente um ano, por ocasião de mais uma travessia transatlântica.
 

Sem comentários: