quinta-feira, 4 de abril de 2013

Azores Cruise Club no Cruise Shipping Miami 2013 (Reportagem)

Texto e Fotos: António Silva - Presidente do Azores Cruise Club
 

Tal como no ano transato, os Açores marcaram presença no certame Cruise Shipping Miami 2013, que se realizou naquela cidade norte-americana e que, sem qualquer dúvida, foi um acontecimento marcante para toda a indústria de cruzeiros.

Naquele evento estiveram representados alguns dos maiores países europeus, asiáticos, sul-americanos e do médio oriente, mostrando o que de melhor têm para oferecer à indústria de turismo de cruzeiros, procurando desta maneira sensibilizar os mesmos a fazerem escalas nos respetivos portos. Naturalmente que os portos dos Estados Unidos marcaram uma forte presença, demonstrando todo o seu potencial como homeports para muitos dos maiores armadores a operar naquele país.
 


Para além destas representações, marcaram ainda presença os maiores estaleiros de construção naval, publicações da especialidade, assim como a grande maioria dos fabricantes dos diversos componentes para esta indústria afim de mostrarem tudo o que de melhor e mais inovador existe para a construção, conceção e equipamentos para os navios de cruzeiros.

Diversas palestras e conferências marcaram igualmente esta Seatrade e, naturalmente, o tema segurança voltou a ser um dos mais abordados.


Portugal, assim como muitos outros países, marcou presença nesta feira com o intuito de potenciar todas as mais valias que os nossos portos proporcionam, bem como procurou promover a diversidade de ofertas que o destino contempla.

Para além dos Açores, marcaram presença representantes dos portos de Lisboa, Madeira, Leixões e Portimão, que ao longo dos 3 dias tiveram diversas reuniões com alguns dos principais dirigentes das grandes companhias de cruzeiros que se deslocaram a esta verdadeira feira da Indústria dos Cruzeiros.

Ao longo dos 3 dias daquele certame houve igualmente diversa animação proporcionada por figuras típicas de muitos países, que deram um colorido muito interessante aquele espaço.


Para os apaixonados pelos navios de cruzeiros houve um interesse suplementar com os diversos modelos dos mais recentes projetos expostos pelos respetivos estaleiros, entre os quais uma excelente réplica do novo navio da NCL, Norwegian Breakaway, que começará a operar no decorrer deste ano.

Foram 3 dias de bastante interesse e no que diz respeito aos Açores o extenso e completo trabalho desenvolvido pelos representes dos Portos dos Açores, SA decerto irá trazer dividendos muito positivos para que num futuro próximo os Açores possam ser visitados por mais navios de cruzeiros e, consequentemente, trazendo maior dinamismo à economia da nossa Região.





O Azores Cruise Club, a convite dos Portos dos Açores S.A. e com o apoio da ATA e da TAP, esteve mais uma vez presente a acompanhar a representação dos Açores presentes neste certame, tendo estabelecido alguns contactos com altos representantes de algumas companhias de cruzeiros, dando a conhecer o clube e as suas atividades e procurando, junto dos mesmos, a anuência no sentido de possibilitar visitas dos nossos associados a vários navios de cruzeiro que escalam os portos açorianos.


Galeria Fotográfico Cruise Shipping Miami 2013
Reportagem Cruise Shipping Miami 2012

Sem comentários: