A Direcção do Azores Cruise Club (representada por Bruno Rodrigues), a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), foi recebido a bordo do ms Ryndam no passado dia 9 de Abril em Ponta Delgada pelo comandante Werner Timmers que, para além de estar presente nos cumprimentos teve o prazer de ser o guia no navio. Descontraído e simpático, é do género de pessoa muito acessível que quebra rapidamente o gelo do primeiro encontro.
Cmdte. Werner Timmers e Bruno Rodrigues (oferecendo livro bilingue Açores Ilhas de Sonho)
Nas conversas de convívio no bar Spirits & Ales, o comandante falou sobre a travessia Atlântica. Ficou muito agradado com a viagem, sem sobressaltos, apenas algumas horas de ondulação mais "arisca" antes de entrar na zona a sul das ilhas do Faial e do Pico. Ficou também agradado com os golfinhos que viram na costa sul da ilha do Pico mas, não viram baleias. Ficou com pena porque conhece a fama dos Açores na visualização dos cetáceos, até porque também acompanha a evolução dos tours dos passageiros para saber se tudo corre nas horas programadas.
Dr. André Velho Cabral (Portos dos Açores) oferece livro Paquetes dos Açores
O comandante Timmers fez ainda uma agradável observação sobre as condições que as Portas do Mar oferecem e tomou, com algum entusiasmo, conhecimento de que o porto da Horta dispõe de um novo cais com capacidade para receber o ms Ryndam. Recordamos que o ms Ryndam tem algo de explorador como o ms Prinsendam, por isso foi muito bem abordada a conversa do porto da Horta.
Foto: Bruno Rodrigues - Ryndam - Ponta Delgada - 2013/04/09 - Aumentar
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece placa alusiva à efeméride, licores e tabaco regionais
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece placa alusiva à efeméride, licores e tabaco regionais
O comandante (Master) nasceu na cidade de Roosendaal, no sul da Holanda e a sua opção por uma carreira no mar ocorreu no seu último ano no Liceu Norbertus. Frequentou a Academia Náutica de Vlissingen e passou o seu ano de estágio a bordo do Noordam em 1984. Após a graduação em 1986, com uma licenciatura em navegação, o comandante Timmers obteve um segundo grau em engenharia seis meses depois. Começou a trabalhar na Holland America Line em 1987 como "Fourth Officer". Desde aquela altura, o ora comandante Timmers, passou por praticamente todos os navios da HAL. Uma carreira a pulso e cadenciada pelas oportunidades, sem dúvida com muita experiência.
António Rebelo (Bensaúde Shipping) oferece artesanato regional
Hoje ostenta um crachat com 26 anos de HAL. Coloca na hierarquia de prioridades a segurança e o conforto de todos os passageiros e tripulantes a bordo. O "nosso" comandante Timmers reside em Mount Dora, na Flórida, com sua esposa Sherron e ... a gata, Sassie. Gosta de golfe, canoagem e trabalhos de carpintaria. Algumas vezes combina dois hobbies ao mesmo tempo :o) quando vai buscar a bola de golf às árvores ou à água :o) no seu campo preferido. A secção de estofadores e carpintaria no Ryndam tem por vezes um colega bem graduado.
Na cerimónia a bordo, estiveram presentes o Azores Cruise Club (vice-presidente Bruno Rodrigues), o Capitão do Porto (Matos Nogueira), a Portos dos Açores (Filipe Macedo e André Velho Cabral) e o agente de navegação da Bensaúde Shipping (António Rebelo).
Após a troca de placas e ofertas, tivemos o prazer de realizar uma visita a algumas das principais áreas públicas do navio, bem como a ponte de comando.
O ms Ryndam deixou boas impressões aos visitantes que observaram ser muito parecido, em alguns aspectos, com o Rotterdam, apesar da diferença de dimensões. O comandante Werner Timmers, enquanto fazia as honras da casa com o passeio pelo navio, deixou ainda a indicação de ter estado na Horta há alguns anos no ms Maasdam (nota do blogue: 28 de Abril de 2000).
Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em Novembro de 1994. O Ryndam foi o terceiro de quatro navios da classe Statendam, classe que assumiu a designação do primeiro paquete daquela série. Mede 219 metros de comprimento, 31 metros de boca (largura), 7,5 metros de calado, possui 55,4 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 1266 turistas com 577 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, com um total de 633 cabines, 502 das quais com vista para o exterior e apenas 131 interiores.
A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado. Muitos dos seus navios de passageiros / cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar, devido à assinalável categoria e qualidade.
O Ryndam foi concebido em função desses parâmetros de excelência, imagem de marca da operadora. Os parâmetros de qualidade são evidentes e a coleção de arte existente a bordo, com peças dos séculos XVII a XIX, é verdadeiramente sumptuosa.
A nível das comodidades, salientamos a diversidade de espaços muito atrativos, que primam pela elegância e tradicional bom gosto. Logo à entrada do navio, o bonito Atrium seduz quem o contempla, mas outras áreas facilmente encantam, casos do Crow’s Nest, Queen’s Room, Explorations Café, Club HAL, Explore’s Lounge, do exclusivo Neptune Lounge ou o cativante teatro Showroom at Sea.
Ao nível restauração relevo para o Rotterdam Dining Room, restaurante principal do navio, local privilegiado para os hóspedes desfrutarem de uma agradável refeição. O Caneletto e o Lido Buffet são também referência a bordo. No entanto, e à semelhança de outros navios da HAL, é o temático Pinnacle Grill o restaurante mais apreciado a bordo.
Por fim, destaque para as zonas públicas exteriores, locais sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool, com cobertura amovível, mas a Seaview Pool, à popa, é igualmente muito apreciada. O Oasis é uma espécie de retiro para adultos, pelo que é um local privilegiado para todos os que procuram um lugar mais reservado.
A ponte de comando é uma zona cada vez menos visitável, na justa medida em que os "casos" e a legislação na indústria dos cruzeiros, vão delimitando as possibilidades ou até por regras das próprias companhias. Um simpático comandante Werner Timmers não quis faltar com este pormenor após uma visita pelo navio no qual foi o guia, era a cereja no topo do bolo.
O Azores Cruise Club endereça um agradecimento especial ao blogue Holland America PT pela colaboração na elaboração desta reportagem, bem como divulgação no seu blogue.
Capitão Matos Nogueira (Capitão do Porto) em troca de placas
Na cerimónia a bordo, estiveram presentes o Azores Cruise Club (vice-presidente Bruno Rodrigues), o Capitão do Porto (Matos Nogueira), a Portos dos Açores (Filipe Macedo e André Velho Cabral) e o agente de navegação da Bensaúde Shipping (António Rebelo).
Após a troca de placas e ofertas, tivemos o prazer de realizar uma visita a algumas das principais áreas públicas do navio, bem como a ponte de comando.
O ms Ryndam deixou boas impressões aos visitantes que observaram ser muito parecido, em alguns aspectos, com o Rotterdam, apesar da diferença de dimensões. O comandante Werner Timmers, enquanto fazia as honras da casa com o passeio pelo navio, deixou ainda a indicação de ter estado na Horta há alguns anos no ms Maasdam (nota do blogue: 28 de Abril de 2000).
Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em Novembro de 1994. O Ryndam foi o terceiro de quatro navios da classe Statendam, classe que assumiu a designação do primeiro paquete daquela série. Mede 219 metros de comprimento, 31 metros de boca (largura), 7,5 metros de calado, possui 55,4 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 1266 turistas com 577 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, com um total de 633 cabines, 502 das quais com vista para o exterior e apenas 131 interiores.
A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado. Muitos dos seus navios de passageiros / cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar, devido à assinalável categoria e qualidade.
O Ryndam foi concebido em função desses parâmetros de excelência, imagem de marca da operadora. Os parâmetros de qualidade são evidentes e a coleção de arte existente a bordo, com peças dos séculos XVII a XIX, é verdadeiramente sumptuosa.
A nível das comodidades, salientamos a diversidade de espaços muito atrativos, que primam pela elegância e tradicional bom gosto. Logo à entrada do navio, o bonito Atrium seduz quem o contempla, mas outras áreas facilmente encantam, casos do Crow’s Nest, Queen’s Room, Explorations Café, Club HAL, Explore’s Lounge, do exclusivo Neptune Lounge ou o cativante teatro Showroom at Sea.
Ao nível restauração relevo para o Rotterdam Dining Room, restaurante principal do navio, local privilegiado para os hóspedes desfrutarem de uma agradável refeição. O Caneletto e o Lido Buffet são também referência a bordo. No entanto, e à semelhança de outros navios da HAL, é o temático Pinnacle Grill o restaurante mais apreciado a bordo.
Por fim, destaque para as zonas públicas exteriores, locais sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool, com cobertura amovível, mas a Seaview Pool, à popa, é igualmente muito apreciada. O Oasis é uma espécie de retiro para adultos, pelo que é um local privilegiado para todos os que procuram um lugar mais reservado.
A ponte de comando é uma zona cada vez menos visitável, na justa medida em que os "casos" e a legislação na indústria dos cruzeiros, vão delimitando as possibilidades ou até por regras das próprias companhias. Um simpático comandante Werner Timmers não quis faltar com este pormenor após uma visita pelo navio no qual foi o guia, era a cereja no topo do bolo.
O Azores Cruise Club endereça um agradecimento especial ao blogue Holland America PT pela colaboração na elaboração desta reportagem, bem como divulgação no seu blogue.
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