terça-feira, 4 de maio de 2010

Memórias: Arcadia

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com


Construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Veneza, Itália, o Arcadia foi inicialmente destinado, segundo os intentos da companhia americana Carnival Corp., para a Holland America Line. Contudo, tal intenção acabou por não se concretizar como também não se concretizou a segunda opção, ou seja transferi-lo para a Cunard Line, com o nome de Queen Victoria. Toda esta situação deveu-se à reorganização das subsidiárias europeias da Carnival Corp em relação ao mercado do velho continente. 


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corp.

Operadora: P&O Cruises
Construtor: Fincantieri (Itália)
Ano de Construção: 2005
Tonegagem: 83,781 t
Comprimento: 285m
Boca: 32m
Calado: 7,8m
Potência: 2x azimuth (rotativos) + 6x Wärtsilä diesels combinado 51,840 kW
Velocidade de serviço: 22 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2628
Elementos de Tripulação: 886
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermuda



O Arcadia está sediado em Southampton durante a Primavera, Verão e Outono, passando o Inverno nas Caraíbas.
Certo é que o navio foi atribuído à P&O em 2005 com o nome Arcadia e tem granjeado uma excelente reputação junto do mercado britânico como sendo um dos navios favoritos dos ingleses. Este destaque é relevante, não só pelo facto em si mas também por se tratar de um navio que não se destina a todos, uma vez que não são permitidas crianças a bordo, o que afasta o cenário de férias com os filhos até aos 18 anos neste navio.


É a sua segunda passagem em 2010 no nosso porto, uma vez que já a 6 de Janeiro o Arcadia esteve uma hora acostado para deixar dois passageiros doentes. De qualquer das formas, agora é uma escala efectiva, embora que por poucas horas.


Não obstante esse último facto, vale a pena apreciar um dos navios de cruzeiros mais elegantes do mercado, quer nas linhas exteriores, quer nos requintados interiores. Apesar de ser um navio da aclamada classe Vista, é, sem dúvida, dos mais equilibrados, principalmente no que concerne à conjugação entre casco, decks e chaminé, algo que falha um pouco nos casos das chaminés dos navios da mesma classe mas pertencendo à Holland America Line, Costa Crociere ou a própria Carnival


Destaque ainda para a recente remodelação de que foi alvo, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2008, nos estaleiros alemães de Lloyd Werft, em Bremerhaven, na Alemanha, onde lhe foram acrescentados 34 camarotes à popa.


A conjugação de cores brancas com o amarelo-torrado, tão característico da P&O, completa esta harmonia visual que resultou no nosso visitante de amanhã. Destaque para a chaminé do Arcadia que foge à linha das formas tradicionalmente usadas pela P&O, visível por exemplo nos já nossos conhecidos Aurora e Oriana, ou até noutros, já mais longínquos no tempo, como o saudoso Canberra.
 

A bordo as comodidades habituais de um navio desta categoria mas com os requintes tão ao gosto do mercado britânico, aliás uma clara intenção em todos os navios desta já centenária companhia. Assim, temos 11 decks para passageiros, um magnífico átrio que abrange 3 pisos, 14 bares, os restaurantes Meridian (o principal e de dois pisos), o buffet The Belverde, o grill Neptune, o Caffe Vivo e o inevitável destaque para o Arcadian Rhodes, do famoso Chefe Gary Rhodes.


Três piscinas (Aquarius e Neptune são as mais cativantes), uma com cobertura para tipos de climas como o nosso, 5 jacuzzis, o teatro The Palladium, o cabaret The Globe, o casino Monte Carlo ou a discoteca Electra, formam um conjunto de opções que vai ao encontro dos gostos mais variados e se ainda tudo isto não lhe agrada bem pode optar por uma relaxante massagem no SPA, manter a condição física no ginásio ou apreciar a fabulosa colecção de obras de arte que existem a bordo do Arcadia.


Este é o quarto navio da P&O a ostentar o nome relacionado com a área que faz parte do Peloponeso, Grécia, na península sul do Corinto de Isthmus.


Esperamos a sua chegada entre as 11 e o 12 horas de amanhã e a sua saída ocorrerá pelas 17.30/18 horas da tarde, seguindo-se a entrada do MSC Poesia. Um momento a não perder.

Fonte: Youtube

P&O Cruises

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Quero saber se o MSC Poesia vai pernoitar no nosso porto!

Cumprimentos

Bruno Rodrigues disse...

Caro anónimo,

Como foi mencionado na notícia ontem, o MSC Poesia antecipou a sua chegada para esta quarta-feira pelas 18h00, não tendo sido alterada a sua hora de saída, que será às 17h00 de quinta-feira.

Cumprimentos,