Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com
Embora as atenções do nosso povo se centrem nas festividades que aí se avizinham, Maio é também um mês por excelência de escalas de alguns navios de cruzeiros que por aqui passam na tendência que marca claramente esta altura do ano por estas bandas, ou seja, reposicionamentos.
Lembramos que aqui fazemos uma análise às escalas previstas, mas alertamos para o facto que é isso mesmo, uma previsão, pois nada nos garante a atracagem efectiva do navio. Ultimamente assistimos a alguns cancelamentos, infelizmente por diversas razões que não apenas o mau tempo, mas este último não tem ajudado muito a nossa região. Lembramos o passado dia 26 de Abril deste ano, em que tivemos o Celebrity Equinox quase junto ao farol da doca a realizar a manobra de atracagem, mas a ondulação forte do quadrante sul obrigou o comandante a não arriscar mais e cancelar a acostagem. São duros revés e que nos afectam mas que fazem parte da rotina de quem atravessa o Atlântico!
Temos então previstas 6 escalas realizadas por 5 navios diferentes. Poucos, dirão os nossos leitores, contudo são 5 navios interessantes e que merecerão a nossa maior atenção. Já no dia 3 de Maio visitar-nos-á o Norwegian Sun, navio que raramente passa por estas paragens uma vez que os cruzeiros que tem efectuado nos últimos anos são realizados na zona do Alasca, América do Sul ou Oceano Pacífico. A partir de Maio de 2010, com o evidente crescendo do mercado de cruzeiros europeu, a NCL colocou-o na rota dos países bálticos.
Construído em 2001, nos estaleiros alemães de Loyd Werft, o Norwegian Sun tem um comprimento de 260 metros, por 32 metros de largura e 7,6 de calado. Com um total de 2400 passageiros, este navio possui todos os predicados de um cruzeiro generalista, ou seja, vários bares, casino, piscinas e jacuzzis, muita música ao vivo e uma decoração bastante garrida. Destacamos ainda o enorme sol pintado no seu casco!
Dois dias depois receberemos, pela 2.ª vez este ano, o magnífico Arcadia, elegante navio da lendária P&O, embora falar em segunda vez seja um pouco forçado, isto porque a sua paragem em Ponta Delgada a 6 de Janeiro deste ano foi muito breve e para deixar dois passageiros doentes.
É de salientar o evidente incremento de paragens nos Açores por parte de muitos navios da P&O, depois de quase dois anos de interregno e o Arcadia será um frequentador assíduo do nosso porto nos próximos tempos.
Construído em 2005 nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, o Arcadia era inicialmente o Queen Victoria para a Cunard Line mas acabou a Carnival, dona quer da P&O, quer da Cunard, por decidir que o navio ficaria para a P&O. Ostenta 82,972 toneladas, 285 metros de comprimentos, 29 de largura e 7,8 de calado, tendo capacidade para 2388 passageiros. É claramente um navio muito direccionado para o mercado britânico e com a particularidade de não serem permitidas crianças ou adolescentes a bordo. A sua decoração interior é de elevada qualidade, aliás é considerado o navio mais requintado desta classe Vista. As linhas exteriores são sublimes, numa combinação harmoniosa e elegante de um navio muito equilibrado. Atravessa o Atlântico vindo de Barbados com destino a Southampton, na Inglaterra.
No dia seguinte temos uma estreia absoluta do MSC Poesia, navio da companhia italiana MSC Crociere, construído em 2008 nos estaleiros Aker Yards (agora designados por STX Europe), em St. Nazaire, França. Trata-se do terceiro de seis navios da classe Música, depois do MSC Música e do MSC Orchestra e antes do MSC Magnifica e dos ainda em construção MSC Meraviglia e MSC Favolosa.
As suas imponentes 92,627 toneladas, com 293m de comprimento, 32 de largura, 8 de calado e capacidade para 2550 passageiros fazem do MSC Poesia um grande navio de cruzeiro, que tem a particularidade de ter por madrinha de baptismo a famosa actriz italiana Sophia Loren.
Segue a linha dos cruzeiros generalistas, com uma ambiência frenética e barulhenta, mas apresentando uma bonita e cuidada decoração interior, revelando mesmo níveis de requinte e bom gosto. Os bares são bonitos mas o teatro Carlo Felice espanta até os mais distraídos. As piscinas, o Spa ou o ecrã gigante exterior complementam este poema marítimo, uma verdadeira ode aos sentidos de todos aqueles que nele viajam.
A 7 de Maio, fará a sua primeira escala deste ano o navio da prestigiada companhia holandesa Holland America Line, mais precisamente o Prinsendam. Este navio foi recentemente remodelado e modernizado e é um dos mais famosos barcos daquela empresa, isto porque realiza roteiros um pouco diferentes do habitual. Foi construído em 1988 pelos estaleiros finlandeses Wartsila, para a companhia Royal Viking Line, com o nome de Royal Viking Sun. Em 1994, passou a operar para a Cunard, quando a empresa britânica adquiriu a Royal Viking Line. Entre 1998 e 2002 pertenceu à Seabourn Cruise Line com o nome Seabourn Sun. A partir de 2002 e depois de uma extensa remodelação foi transferido para a Holand America onde permanece até à actualidade. Tem 205 m de comprimento, 28 de largura, 7 de calado e capacidade para 37,845t com cerca de 849 passageiros. A 25 de Maio o Prinsendam fará a segunda escala em Ponta Delgada, depois de visitar a cidade da Horta no dia 24 de Maio.
Já para o fim do mês de Maio teremos a visita do Celebrity Century, também ele uma habitual escala no nosso porto. É precisamente no dia 28 que o ex Century faz uma paragem em Ponta Delgada na viagem entre Miami e Barcelona. Construído em 1995 nos estaleiros alemães de Jos. L. Meyer, em Papenburg na Alemanha, tem 246 m de comprimento, 32 de largura, 7,8 de calado e capacidade máxima para 2156 passageiros. Em 2006, foi alvo de uma remodelação que lhe acrescentou mais 3 decks e, naturalmente, mais tonelagem.
Com uma pintura algo discutível, o Celebrity Century destaca-se pelos elevados padrões de qualidade dos seus interiores e do seu serviço a bordo, aliás como todos os navios da Celebrity Cruises. Possui todos os predicados para umas férias inesquecíveis!
Para todos desejamos que o tempo esteja de feição porque já fustigou este ano o suficiente estas nossas ilhas que também, à semelhança dos turistas, precisam de sol.
2 comentários:
Olá!
Será que é possivel em 2012 vir o Queen Mary 2 e o Deliziosa entre entre outros do costa cruise e dos cunard cruise a Ponta Delgada?
Cumprimentos
Caro anónimo, neste momento tudo é possivel até mesmo essas duas escalas que refere, embora no caso do Queen Mary 2, nao seja para atracar nas Portas do Mar, pois ali nao há profundidade suficiente para o calado do barco. O Costa Deliziosa é uma hipotese, basta que faça um temporada nas caraíbas e escale o nosso porto.
Cumps
André
Enviar um comentário