terça-feira, 4 de maio de 2010

Memórias: MSC Poesia

Texto: André Moura (ACC)

Propriedade da cada vez mais destacada companhia italiana MSC Crociere, o MSC Poesia é um navio de cruzeiros que iniciou a sua actividade em Abril de 2008, tendo sido construído nos estaleiros Aker Yards (agora designados por STX Europe), em St. Nazaire, França. Trata-se do terceiro de seis navios da classe Música, depois do MSC Música e do MSC Orchestra e antes do MSC Magnifica e dos ainda em construção MSC Meraviglia e MSC Favolosa.


Categoria: ****
Companhia/Operadora: MSC Cruises
Construtor: Aker Yards (Chantiers de L'Atlantique), St. Nazaire (França)
Ano de Construção: 2008
Tonegagem: 92,627 t
Comprimento: 293,8m
Boca: 32,2m
Calado: 7,9m
Potência: 2x diesel 58,364 kW
Velocidade de serviço: 23 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2550
Elementos de Tripulação: 987
Oficiais: Italianos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Panamá


Com as suas imponentes 92,627 toneladas, com 293 metros de comprimento, 32 metros de largura, 8 metros de calado e capacidade para 2550 passageiros fazem do MSC Poesia um grande navio de cruzeiro, que tem a particularidade de ter por madrinha de baptismo a famosa actriz italiana Sophia Loren.


É um navio que segue a linha inovadora desta classe Música, que dispõe de motores ecológicos e de um tratamento de resíduos verdes, para além ser o primeiro a ter uma pintura especial Intersleek 900 na zona submersa do calado que o mantém limpo sem necessidade de usar biocidas poluentes. Outro destaque a este nível, prende-se com o facto de ser um barco com uma grande eficiência no que concerne ao consumo de combustível.   


No que respeita às tão apreciadas comodidades, o MSC Poesia é uma exaltação aos sentidos, desde o magnífico teatro Carlo Felice, ao Aurea SPA, à discoteca S32, passando pelo Zebra Bar, pelo restaurante e bar sushi japonês Kaito, ao Pigalle Bar, às 3 belas piscinas e o ecrã gigante, aos 13 elevadores ou aos 4 jacuzzis tudo resulta numa simbiose do assinalável requinte italiano combinado com a contemporaneidade minimalista. 


O nosso destaque especial vai para um piano de cristal colocado sobre água que se encontra no lobby central do barco.
    

A bordo do MSC Poesia, por norma, podemos contar com um género de cruzeiro generalista, com muita gente, imenso barulho e alguma confusão, se for principalmente uma viagem no mediterrâneo no verão. Para alguns, isto é a chamada ambiência ideal, outros não acharão tanto assim, mas o facto é que estamos perante um navio mais apelativo a casais jovens e famílias com crianças que apreciam esta dinâmica e estão preparados para muita movimentação. É também um navio mais direccionado para o mercado europeu, daí que muitos americanos não apreciem devidamente o género de serviço e de decoração.
    

Nesta sua passagem por Ponta Delgada, o MSC Poesia partiu de Port Everglades, em Ft. Lauderdale, seguiu para Nova Iorque de onde saiu com destino aos Açores, seguindo posteriormente para Lisboa, Corunha, Bilbao, Dover até ao seu destino final que é Hamburgo. Aqui ficará sediado para uma série de cruzeiros no Báltico durante a época de verão.

Sem comentários: