quinta-feira, 19 de abril de 2012

Island Sky estreia e Sea Cloud II regressa à Horta


As Portas do Mar receberam a visita do navio de cruzeiros Island Sky. Procedente das Caraíbas, mais propriamente de Antigua, este navio realiza a sua estreia no arquipélago e tem programado a realização de dois cruzeiros temáticos com partida de Ponta Delgada e escalas em todas as restantes ilhas açorianas, excepto Santa Maria no segundo itinerário. 



A sua chegada deu-se pelas 07:00, devendo permanecer até às 18:00 de sexta-feira. Da cidade micaelense parte com lotação praticamente esgotada (Britânicos sobretudo) rumo à Graciosa (21 de Abril), Flores (22 de Abril), Corvo (22 de Abril), Faial (23 e 24 de Abril), Pico – São Roque (25 de Abril), São Jorge (26 de Abril), Terceira - Angra (27 de Abril) e Santa Maria (28 de Abril). 


A 29 regressa a Ponta Delgada e no dia seguinte inicia o segundo itinerário com escalas na Graciosa (1 de Maio), Flores (2 de Maio), Corvo (2 de Maio), Faial (3 de Maio), Pico – São Roque (4 de Maio), São Jorge (5 de Maio) e Terceira - Angra (5 e 6 de Maio), seguindo para as ilhas britânicas, onde termina o cruzeiro.


Inaugurado em Dezembro de 1991, foi construído nos estaleiros Nuovi Cantieri Appaunia, em Itália, sendo o último de uma série de 8 pequenos navios de grande luxo com aparência de um mega-iate. Renaissance VIII foi o seu primeiro registo, a que se seguiu Regina Renaissance e finalmente a presente designação. Com 91m de comprimento, 15m de largura e 4,2m de calado, o navio fretado pelo operador Noble Caledonia tem capacidade para transportar 114 passageiros e 86 tripulantes.


O Presidente do Azores Cruise Club, António Silva, a convite do Agente de Navegação em Ponta Delgada (Albano de Oliveira Sucessor Lda.) esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação).


O Azores Cruise Club, como habitualmente nestas ocasiões, ofereceu ao comandante um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho, que fará parte da biblioteca de bordo.



Seguiu-se um ship tour ao navio, que surpreende pelo conforto, requinte dos seus espaços e camarotes, de dimensões de fazer inveja aos dos grandes navios.

 
Apesar da reduzida dimensão do Island Sky, os dois itinerários que tem previsto para as nossas ilhas são de extrema importância para o incremento da aposta dos Açores como destino e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos.






Nesta lógica está também inserido o Sea Cloud II que após viajar durante a noite de São Miguel para o grupo central no âmbito do seu segundo cruzeiro temático em 2012 nos Açores, navegou calmamente ao largo das ilhas de São Jorge e Faial. 


É no porto da Horta que se encontra desde as 17:45, recebido no final de uma tarde de Verão em que a Montanha do Pico decidiu mostrar-se. 


Da cidade Faialense partirá novamente ao final da tarde de amanhã rumo a Angra do Heroísmo. O programa de excursões desta sexta-feira será idêntico ao efectuado durante a primeira passagem. 


Sea Cloud Cruises

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas Bruno, gostei de ver o interior, bonito e luxuoso.
Abraço
Manuel