Neste Domingo mais uma dupla preencheu o Terminal de Cruzeiros Portas do Mar, em Ponta Delgada. Entre as 08h50 e as 17h00 o nosso bem conhecido Oriana, da operadora britânica P&O Cruises, efectuou a primeira de quatro escalas no presente ano nos Açores, em mais um cruzeiro com destino às Caraíbas.
Foi inaugurado em Abril de 1995, após ter sido construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Já em 2012 foi sujeito a um restyling, pelo que se apresenta com algumas modificações desde da última vez que cá aportou. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, pois foi-lhe acrescentado estabilizadores naquela zona.
Restyling Oriana - Fonte: Youtube
Webcam Oriana - Fonte: P&O Cruises
Com 260m de comprimento, 32m de largura, 7,9 m de calado, desloca 69,153 mil toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para 1820 passageiros e 720 tripulantes. Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
Realce para a operação de embarque de 56 passageiros britânicos, que falharam o embarque em Southampton, e que foi um verdadeiro sucesso, com perfeita coordenação entre todas as partes envolvidas. No seu todo, a bordo seguem 1716 passageiros e 800 tripulantes (dados da agência de navegação da P&O em Ponta Delgada, a Bensaúde Shipping).
O Oriana regressa a Ponta Delgada no próximo dia 31 de Maio num cruzeiro às ilhas Atlânticas deste Southampton. No dia seguinte estará na Horta. Finalmente, a última escala deste navio nos nossos portos em 2012 será em Ponta Delgada no dia 28 de Setembro.
Verificou-se hoje também o regresso do Island Sky, que assim finalizou o primeiro cruzeiro nos Açores. Este navio atracou no lado interior do Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar pela 07h00. Na segunda-feira inicia o segundo itinerário com escalas na Graciosa (1 de Maio), Flores (2 de Maio), Corvo (2 de Maio), Faial (3 de Maio), Pico – São Roque (4 de Maio), São Jorge (5 de Maio) e Terceira - Angra (5 e 6 de Maio), seguindo para as ilhas britânicas, onde termina o cruzeiro.
Inaugurado em Dezembro de 1991, foi construído nos estaleiros Nuovi Cantieri Appaunia, em Itália, sendo o último de uma série de 8 pequenos navios de grande luxo com aparência de um mega-iate. Renaissance VIII foi o seu primeiro registo, a que se seguiu Regina Renaissance e finalmente a presente designação. Com 91m de comprimento, 15m de largura e 4,2m de calado, o navio fretado pelo operador Noble Caledonia tem capacidade para transportar 114 passageiros e 86 tripulantes.
Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.
Itinerário actual (Island Sky)
Memórias: Oriana
Oriana em Ponta Delgada (2011/10/27)
Island Sky em Santa Maria (2012/04/28)
Island Sky em São Jorge e Terceira (2012/04/25&26&27)
1 comentário:
Engraçado apesar do ORIANA ser o mais antigo na frota ainda ostenta o Golden Cockerel.
Chegou a atingir 30 nós ao sair atrasado do porto de Quebeque e a ultrapassar o QM2 que havia largado primeiro desse mesmo porto.
Ainda há dias vi-o no AIS a atingir 25.7 nós rumo a Southampton.
Realmente um navio fantástico e que regularmente empresta a sua beleza a Ponta Delgada proporcionado estas fotos magníficas!
Cumprimentos.
Enviar um comentário