O dia de hoje, 4 de Abril, marca a estreia em Ponta Delgada da mais recente aquisição da conhecida operadora britânica P&O Cruises. No ano do 175º aniversário daquela companhia, esta escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo último navio de uma série de 8 embarcações de luxo, construídos em St Nazaire, França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises.
Fonte: Projecto Climaat
Inaugurado em 2001 com a designação de R8, esteve dois imobilizado após a falência daquela companhia, findo os quais entrou ao serviço da Swan Hellenic e passou a designar-se Minerva II. Em 2007, a Princess Cruises adquiriu-o e baptizou-o Royal Princess. Em Maio de 2011, integrou a frota da P&O Cruises, o que lhe valeu o título do mais pequeno e acolhedor navio daquela frota.
Tendo capacidade para 710 passageiros (só adultos) e 300 tripulantes, desloca 30,277 mil toneladas de arqueação bruta, mede 180m de comprimento, 25m de largura e 6m de calado. Proveniente das Bahamas e com destino a Vigo, esta visita insere-se num itinerário de 87 noites, denominado Adonia’s South American Grand Adventure.
Fonte: P&O Cruises - Webcam Adonia
O Adonia terminou a sua manobra de atracagem poucos minutos após as 8h00, tendo partido rumo a Vigo (Espanha) pelas 18h00.
De realçar o facto que, com esta escala, todos os navios da actual frota da P&O Cruises já visitaram os Açores, algo que é sempre de destacar e reforça a nossa importância junto do mercado britânico e daquela companhia em particular.
O Adonia tem novas visitas marcadas para Ponta Delgada nos próximos tempos:
Memórias: P&O Cruises
Informação Adicional (Wikipédia EN)
2 comentários:
Excelente "post" Bruno
Um abraco
Vitor
Caro Vitor, muito obrigado. O mérito é de todos os que contribuem neste espaço!
Um abraço,
Enviar um comentário