sexta-feira, 15 de abril de 2011

Star Flyer em Ponta Delgada


Fez escala esta 6ª feira nas Portas do Mar (entre as 8h00 e as 21h00) o luxuoso veleiro de cruzeiros, Star Flyer. Esta viagem iniciou-se a 2 de Abril, em Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, nas Caraíbas, tendo 2 destinos finais, Lisboa (cruzeiro de 18 noites) ou Mónaco (cruzeiro do 28 noites).
    
 
O Star Flyer nas Portas do Mar - AIS Azores Cruise Club / Vesseltracker.com 

O Star Flyer de partida - AIS Azores Cruise Club / Vesseltracker.com 

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o nosso visitante foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines.
    

Em quase todos os aspectos é diferente dos grandes transatlânticos que por cá aportam. Este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respectivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Aliás, o Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o nosso Oceano Atlântico. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.
    
 Fonte: Ship Parade

Habitualmente sediado nos mares da Polinésia francesa, navega recorrendo às suas majestosas velas e, não raras vezes, os passageiros são convidados a participar na logística que um navio desta tipologia implica. É uma actividade muito apreciada, bem como navegar, apreciando o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face e/ou os respingos de alguma onda mais afoita.
  
  Fonte: Shipspotting.com

Por todos estes predicados, esta foi uma excelente oportunidade para apreciar um estilo diferente de embarcação de cruzeiro.


Participe e envie-nos as fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Detalhes dos Decks

Sem comentários: