quarta-feira, 6 de abril de 2011

Memórias: Queen Victoria



Abril, um dos meses mais movimentados a nível de escalas de navios de cruzeiros na região, marca o regresso do Queen Victoria a Ponta Delgada. Após ter realizado a temporada de inverno nas Caraíbas, o elegante navio da Cunard Line reposiciona-se no velho continente para os habituais cruzeiros de verão.
    
Esta escala nos Açores (7.00h-14.00h) insere-se num roteiro iniciado em Ft. Lauderdale e com destino final a Southampton. Antes de cá aportar visitou a Bermuda e depois de deixar o terminal das Portas do Mar, o Queen Victoria irá rumar a Lisboa, seguindo-se Cork, Le Havre e, finalmente, Southampton.
    

Entrou ao serviço em 2007, após ter sido construído nos conhecidos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, mede 294 metros de comprimento, 32,3 metros de largura e 8 metros de calado. Desloca 90 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 2014 turistas e 1001 tripulantes. Possui 12 decks para passageiros, com um total de 1007 cabines, 864 das quais têm vista para o exterior e 143 são interiores simples.
    
O Queen Victoria é praticamente idêntico ao Queen Elizabeth (primeiro navio de cruzeiros que visitou Ponta Delgada em 2011), ambos evoluções da Vista Class, embora com menor capacidade de arqueação bruta e ligeiras diferenças à popa e no deck 11. A Cunard Line continua a ter no Queen Mary II a sua principal referência, sendo considerado, por isso, o navio-almirante da companhia britânica!
    

Pelo aspecto exterior, podemos afirmar que o Queen Victoria não se distingue de outros tantos projectos baseados na Vista Class, contudo é no seu interior que verdadeiramente surpreende!
    
Apesar de pertencer ao grupo americano Carnival Corp., o requinte britânico “brota” em todos os recantos deste paquete. Outrora um dos maiores armadores mundiais, a Cunard Line concebeu o interior do Queen Victoria com uma assinalável mestria, onde se combinam conforto, elegância e luxo. Viajar neste “cunarder” significa para os seus hóspedes desfrutarem do magnífico Grand Lobby, um átrio sumptuoso, ou de áreas como o luxuoso Royal Court Theatre, o salão de baile Queen’s Room, a zona de compras Royal Arcade onde podemos encontrar uma loja Harrods, o Comodore Club, o Golden Lion Pub ou o acolhedor Winter Garden.
    

Ao nível da restauração, é assinalável a imensidade de locais, com requintada decoração e ambiência. Natural destaque para o principal restaurante Britannia e ainda para Todd English Restaurant, Princess Grill e Queen’s Grill, três locais de frequência obrigatória.
    

Em relação às demais comodidades, temos 2 piscinas, 5 jacuzzis, Casino, Health Club/SPA, todas elas habituais nos maiores e mais modernos navios da actualidade.
    

Por todos os predicados atrás mencionados, são mais que muitos os motivos para na próxima 5ª feira apreciarmos um dos navios de cruzeiro mais emblemáticos da actualidade.

Fonte: YouTube

O Queen Victoria voltará a Ponta Delgada, no próximo ano, mais precisamente no dia 22 de Outubro.



Cunard Line
Informação Adicional (Wikipédia EN)

Sem comentários: