domingo, 2 de maio de 2010

Memórias: Norwegian Sun

Texto: André Moura (ACC)

É com expectativa que aguardamos a estreia do Norwegian Sun amanhã, dia 3 de Maio, visto ser um navio que tem navegado noutros mares distantes aqui das nossas ilhas. De facto, desde o inicio da sua actividade que este barco tem operado em rotas como o Alaska, o Oceano Pacífico ou na América do Sul. Só no presente ano é que a companhia proprietária do Norwegian Sun, a NCL, decidiu colocar este navio a realizar cruzeiros no norte europeu, tendo por base o porto inglês de Dover.


Categoria: ***
Companhia/Operadora: Norwegian Cruise Line
Construtor: Lloyd Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 2001
Tonegagem: 78,309 t
Comprimento: 260m
Boca: 32,2m
Calado: 8m
Potência: 2x diesel electric 50,000 kW
Velocidade de serviço: 22,6 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2400
Elementos de Tripulação: 980
Oficiais: Noruegueses
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas




Construído inicialmente nos estaleiros Aker MTW, em Wismar, na Alemanha, acabou por ser completado nos estaleiros Lloydwerft, também eles alemães. Com 260 metros de comprimento, 32 de largura e 8 metros de calado, o Norwegian Sun tem capacidade máxima para 2400 passageiros e encontra-se em viagem de reposicionamento entre Miami e Dover.


Este navio foi o escolhido para inaugurar o “Freestyle cruising”, uma forma diferente que a NCL escolheu para inovar os conceitos e propósitos da indústria de cruzeiros. O resultado é discutível mas também não é menos verdade que cada vez mais turistas procuram esta nova dinâmica, principalmente oriundos do mercado norte-americano.


O Norwegian Sun é todo ele caracterizado por uma imensa profusão de cor, som e luz, aliás padrões que facilmente se encontra na maior parte destes navios mais modernos da NCL. De facto, ao analisarmos a grande maioria dos espaços públicos e até nos camarotes torna-se evidente a ideia que tudo é muito colorido, com imensos bares, restaurantes, piscinas ou casino dominados pelas cores vivas e apelativas. 


Por outro lado, no restaurante principal é notória uma maior sobriedade e preocupação de requinte, como é o caso do restaurante Four Seasons. O Java Café, o Havana Club, o Stardust Lounge (teatro), a discoteca Dazzles, o Champagne Bar ou o Shopping Arcade são alguns dos nossos destaques. O chão de mármore no átrio não deixa ninguém indiferente.


Nesta sequência, não passará despercebido o imenso sol pintado no navio e que lhe dá um colorido diferente e, desta forma, fica mais apelativo ao quebrar a monotonia do branco. As piscinas são medianas e pouco apelativas, esperava-se um pouco mais num navio como este, contudo, no global, o navio apresenta-se com um serviço standard e uma relação preço qualidade bastante boa para o que é proporcionado aos turistas.


Diferentes em detalhes, idênticos no fascínio, estes navios que nos têm visitado nos últimos tempos cativam muito qualquer pessoa e, com evidentes pontos de interesse, quer exteriores mas principalmente interiores!
Que o sol que está recentemente pintado no seu casco ilumine a cidade e traga uma escala perfeita!


4 comentários:

paulorenato disse...

Obrigado por este cantinho com noticias do nosso porto de P.Delgada.Sou natural desta cidade vivi na minha Mae de Deus 25 anos,cresci vendo navios,hoje longe da minha terra vim encontrar este blog muito especial com a minha doca.Continuen que o Paulo agradece!!!
Um abraco do Canada

Bruno Rodrigues disse...

Olá Paulo,

Obrigado pela visita! Volte sempre.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Olá!

Será que também é possivel vir o Disney Magic a Ponta Delgada?

Cumprimentos

Bruno Rodrigues disse...

Caro anónimo,

O Disney Wonder esteve cá na sua viagem inaugural (sem passageiros) em Julho de 1999.
Se o Magic pode vir? Boa pergunta. Não é muito normal, mas pode acontecer.

Cumprimentos,