quarta-feira, 18 de maio de 2022

VASCO DA GAMA no ultimo itinerário deste ano.

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã a escala do navio de cruzeiros VASCO DA GAMA, o maior navio de passageiros português, operado pela operadora alemã Nicko Cruises, uma das empresas do armador português Mário Ferreira. 

Esta última escala no presente ano em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro iniciado no passado dia 11 em Málaga e contempla escalas no Funchal, Horta, Praia da Victória, Ponta Delgada, Isle of Portland, Honfleur e Amesterdão antes da chegada no dia 27 a Bremerhaven na Alemanha.

O navio foi construído para a Holland America Line como Statendam nos estaleiros italianos de Fincantiari entre 1991 e 1993, tendo feito o sua viagem inaugural a 25 de Janeiro daquele ano aonde se manteve até 2015, quando foi renomeado Pacific Eden e transferido para a operadora australiana P&O Cruises Australia.

Em 2019 foi adquirido pela operado britânica Cruise & Maritime Voyages tendo mudado para o atual nome. Com o aparecimento da pandemia em 2020 a C&MV entrou em colapso, tendo os seus navios sido colocados à venda. Foi nesse contexto que o navio foi adquirido pelo armador português pela módica quantia de pouco mais de 10 milhões de USD, valor muito aceitável tendo em conta que a sua construção custou à Holland América Lines cento e oitenta milhões de USD.

O VASCO DA GAMA foi sujeito a uma profunda remodelação nos estaleiros da Lisnave em Setúbal que incluiu a modernização da sua motorização para novos standards de eficiência energética, passando pela modernização de todas áreas publicas e elevando o navio para um outro patamar de luxo e conforto, como está a ser apanágio dos navios da Nicko e Mystic Cruises.

Possui 55.877 toneladas de arqueação bruta, 219 metros de comprimento, 30,7 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Disponibiliza 13 decks, onde se encontram os 630 camarotes divididos em 5 dos mesmos. Tem capacidade para alojar 1260 passageiros em ocupação normal, podendo atingir os 1.512 em ocupação total, sendo a sua tripulação constituída por 588 elementos.  

Segundo as ultimas informações o VASCO da GAMA deverá atracar em Ponta Delgada pelas 07H00, estando a sua partida agendada para as 23H00.

fotos : A Silva, Mystic Cruises
texto : A Silva

Sem comentários: