quinta-feira, 5 de maio de 2022

COSTA LUMINOSA em PONTA DELGADA e PRAIA DA VICTORIA

          

É já amanhã que teremos em Ponta Delgada uma das mais aguardadas escalas do ano. Com efeito o terminal de cruzeiros das Portas do Mar  irá receber a escala inaugural do COSTA LUMINOSA, um dos navios da "Concordia class” que integra a conhecida operadora italiana Costa Cruises.

Devemos realçar devidamente  o regresso desta companhia aos Açores,  fruto de um trabalho desenvolvido à alguns anos pela Portos dos Açores junto desta operadora, que culmina com o inicio desta importante operação que se aguarda que possa ser cimentada no futuro. Recordamos que o ultimo navio desta companhia a passar em Ponta Delgada foi o Costa Atlântica em Setembro de 2015.

O Costa Luminosa,  partiu no passado dia 27 de Abril de Málaga em Espanha e o seu itinerário de 15 noites contempla escalas em Marselha, Barcelona, Casablanca, Funchal, Ponta Delgada e Praia da Victoria, antes do seu regresso ao porto de partida no próximo dia 11.

Foi construido nos estaleiros italianos de Fincatieri em Marghera em 2008, tendo entrada em serviço em Maio de 2009. Possui 114000 toneladas de arqueação bruta, 294 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,1 metros. Dispõe de 1130 camarotes dos quais 662 com varanda, com capacidade para alojar 2260 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar aos 2826 em ocupação máxima. A sua tripulação é normalmente constituída por 1050 elementos.


Tal como é apanágio dos navios desta operadora os seus anteriores são muito coloridos, aonde as cores garridas prevalecem em muitos lugares. É acima de tudo um navio virado para uma clientela italiana e europeia,  amantes de ambientes divertidos e ruidosos, aonde impera sobretudo o convívio. 

O navio dispõe de 4 restaurantes, 11 bares, 4 jacuzzis, 3 piscinas para adultos e uma piscina infantil. Entre os outros espaços públicos o Costa Luminosa possui um Cinema 4D, um Teatro de 3 pisos, casino, discoteca, Simulador de GP, Simulador de Golfe e uma PlayStation World. 

Segundo informação da Bensaúde Shipping, agentes da Costa Cruzeiros nos Açores, neste primeiro cruzeiro o navio transporta 975 passageiros e 804 tripulantes. A sua chegada a Ponta Delgada está anunciada para as 07H00 e devendo partir com destino à Praia da Victoria pelas 20H00 


fotos : Costa Cruises
texto : António Silva / Azores Cruise Club

Sem comentários: