quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nieuw Amsterdam encerra 1ª Época de Cruzeiros nos Açores


As Portas do Mar, em Ponta Delgada, receberam hoje pela segunda vez o Nieuw Amsterdam, o mais recente navio de cruzeiros da centenária Holland America Line. A referida escala consta de um itinerário transatlântico de 15 dias que liga Ft. Lauderdale a Barcelona, incluindo ainda visita aos portos espanhóis de Cadiz, Málaga e Cartagena. 

 
Fonte: SpotAzores

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Com cerca de 2050 passageiros e 863 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), o navio concluiu a manobra de atracação no cais das Portas do Mar pelas 07h30, tendo largado amarras pelas 17h00 rumo ao porto espanhol, naquele que foi um verdadeiro dia de primavera, no encerramento das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. 

 

Inaugurado pela então princesa Máxima (agora rainha da Holanda) a 4 de Julho de 2010, foi construído nos estaleiros Fincantieri, seguindo os parâmetros da classe Signature. Com 285 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,8 metros de calado, possuiu 86,273 toneladas de arqueação bruta e pode atingir os 24 nós de velocidade. 

 

Com lotação máxima para 2106 hóspedes e 929 tripulantes, possui 11 decks para passageiros, com um total de 1052 cabines, 897 das quais com vista para o exterior e apenas 155 interiores.

 
 
A título de curiosidade refira-se que Nieuw Amsterdam foi o nome original de uma cidade que mais tarde ficaria eternizada como Nova Iorque.  
Um pequeno grupo de associados do Azores Cruise Club teve oportunidade de efectuar uma visita a bordo do navio (a primeira do nosso clube a um navio da Holland America Line). Daremos conta dessa reportagem nos próximos dias, bem como de outras visitas, agora que chega ao fim este período de reposicionamento de navios de cruzeiro entre a América e a Europa.
No trajecto que percorreu até chegar a Ponta Delgada, o Nieuw Amsterdam esteve envolvido numa operação de salvamento. Transcrevemos agora a reportagem dos amigos do blogue Holland America PT, e que pode ser vista aqui. Fotos do Director de Hotel do ms Nieuw Amsterdam Marco van Belleghem.



"Como já havíamos reportado, no Sábado 4 de Maio, às 06:50 (UTC-2), o ms Nieuw Amsterdam recebeu uma chamada da Guarda Costeira Americana, em concreto do Centro de Coordenação de Resgate dos EUA em Norfolk, Virgínia, devido a um sinal de socorro recebido do iate "Embla", que se encontrava à deriva. O comandante Vincent do ms Nieuw Amsterdam desviou de imediato o curso do navio tendo chegado ao local às 21:00  (UTC-2). 


No local, o navio iniciou resgate da tripulação do veleiro, através da baleeira nº 16, dois homens com as idades de 29 e 61 anos. Já a bordo do ms Nieuw Amsterdam, depois de uma verificação de segurança, o navio forneceu comida e acomodações. (...)


Quando recebeu o alerta, o ms Nieuw Amsterdam estava a aproximadamente 600 milhas a leste das Bermudas na sua travessia do atlântico para a Europa. O iate "Embla" por sua vez estava a aproximadamente 35 milhas náuticas a sul-sudoeste do Nieuw, de acordo com a Guarda Costeira americana. A operação demorou 5 horas. (...)" 


O Nieuw Amsterdam regressa a Ponta Delgada ainda este ano a 19 de Outubro em novo cruzeiro de reposicionamento. Novamente em itinerários transatlânticos, para 2014 estão previstas duas escalas deste navio, sendo a primeira na Horta a 13 de Abril e a segunda em Ponta Delgada a 2 de Novembro.
O próximo navio de cruzeiros que fará escala nos Açores este ano será o Bremen, da alemã Hapag-Lloyd Cruises, chegando a Ponta Delgada no ainda "longínquo" dia 3 de Outubro, iniciando na cidade micaelense mais um cruzeiro pelas 9 ilhas do arquipélago. Vamos sentir falta deles...


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.com

Fotos do Nieuw Amsterdam em Ponta Delgada (2013/05/09)
Itinerário actual
Estria do Nieuw Amsterdam em Ponta Delgada (2012/04/10)
Página Oficial do Nieuw Amsterdam
Memórias: Holland America Line

1 comentário:

Holland America PT disse...

Houve mais sorte com o tempo e esperamos que tenha sido aprazível subir a bordo. Saibam que nos meios da Holland America Line corre j+a imagens de São Miguel. Uma imagem panorâmica de Ponta Delgada e da Lagoa do Fogo.
Um abraço da
HAL PT