quinta-feira, 2 de maio de 2013

Balmoral na Praia da Vitória e em Ponta Delgada

 

Nos primeiros dois dias do mês maio o navio de cruzeiros Balmoral, da conhecida companhia Fred Olsen Cruise Lines, realizou duas visitas a outros tantos portos açorianos. 
 
 


Com 1045 passageiros e 507 tripulantes a bordo, maioria de nacionalidade britânica (informação do agente Bensaúde Shipping), a primeira escala (com proveniência de Southampton) teve lugar ontem no porto oceânico da Praia da Vitória (ilha Terceira) este as 8h15 e as 20h50.
Balmoral realizou nesta quinta-feira escala em Ponta Delgada, tendo atracado nas Portas do Mar pelas 7h35, e largado amarras rumo ao Funchal pelas 17h00. 

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Assinalamos a relevância deste importante itinerário de 17 dias, denominado Voyage to the Azores & North Africa, em virtude de, mais uma vez, os Açores serem entendidos como destino e ponto de referência nas rotas atlânticas

 

Funchal, Santa Cruz de La Palma, Santa Cruz de Tenerife, Lanzarote (Canárias), Agadir (Marrocos) e Lisboa compõem o itinerário que termina no próximo dia 14 de Maio em Southampton.
Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988 com a designação Crown Odyssey. Integrou então a frota da já extinta companhia grega Royal Cruise Line, armador que mais tarde passou a pertencer ao grupo Kloster, liderado pela Norwegian Cruise Line. Passou a designar-se Norwegian Crown e navegou com as cores da NCL até 2006, embora tenha passado 3 anos fretado à Orient Lines.


Fonte: SpotAzores

Adquirido pelo seu atual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na atualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento (todos os 4 navios da Fred Olsen foram aumentados da mesma forma). Presentemente, o Balmoral mede 218 metros de comprimento por 28,2 metros de boca, 6,8 metros de calado, possuiu 43,537 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes. 
Com 10 decks de passageiros, disponibiliza 744 cabines, das quais 562 têm vista para o exterior e 182 são interiores. Recorde outras características deste navio aqui.
Para dezembro está prevista mais uma escala deste paquete e para o próximo ano, o Balmoral tem já programado 4 escalas nos Açores, três no mês de Outubro e uma em Dezembro.


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos destas escalas para geral@azorescruiseclub.com

Fotos do Balmoral em Ponta Delgada (2013/05/02)
Fotos do Balmoral na Praia da Vitória (2013/05/01)
Itinerário actual
Balmoral em Ponta Delgada (2012/09/11) 
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: