sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Antevisão de Escalas no Último Trimestre

Texto e Fotos: Portos dos Açores




Nos últimos três meses do corrente ano, a cidade de Ponta Delgada voltará a sentir o dinamismo inerente à passagem dos cada vez mais apreciados navios de cruzeiro. Efectivamente, a partir do dia 9 de Outubro e até ao dia 30 de Dezembro, Ponta Delgada irá receber 13 escalas, escalas essas que vão ocorrer com maior incidência no mês de Dezembro. De realçar também as 2 escalas previstas para o porto da Horta e outras tantas previstas para o porto da Praia da Vitória.

A esta situação, não é alheio o facto, como todos sabemos, de se tratar da altura dos reposicionamentos dos navios que estiveram a fazer a temporada de verão na Europa e que agora começam a regressar aos EUA para realizar uma temporada de cruzeiros nas Caraíbas. Nem todos os navios que nos visitarão se enquadram neste âmbito, contudo a maioria dos mesmos tem como destino final o continente americano.

As escalas previstas incluem três estreias nas Portas do Mar, duas absolutas (Celebrity Eclipse / Pacific Princess) e outra relativa, uma vez que o Saga Pearl II (ex Astoria), já nos visitou com outras designações.

 

Aquando da sua viagem de Dover, na Inglaterra, com destino a Port Canaveral, na Florida, EUA, faz escala em Ponta Delgada, no dia 9 de Outubro, o Norwegian Sun, navio da célebre Norwegian Cruise Line (NCL). Com 78 mil toneladas de arqueação bruta, mede 258,6m de comprimento, 32m de largura, e tem capacidade máxima para 2627 passageiros. Foi construído na Alemanha, em 2001, nos estaleiros Lloyd Werft.


Para o dia 18 do mesmo mês será a vez do Ruby Princess aportar a Ponta Delgada, durante a sua viagem de reposicionamento entre Veneza e Fort Lauderdale. Este navio é pertença da Princess Cruises, uma das principais companhias no seio do gigante americano Carnival Corporation. Construído em 2008 nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, a mais recente aquisição da Princess transporta, com lotação máxima, 3861 passageiros e 1225 tripulantes. Destaque ainda para as suas 113,6 mil toneladas de arqueação bruta, 290m de comprimento e 36m de largura.


No dia seguinte, será a vez da P&O, com o navio Aurora, fazer mais uma entre as várias escalas programadas para a Região este ano. Este elegante navio, construído em 2000 nos conhecidos estaleiros alemães Meyer Werft, realizará um cruzeiro de um mês entre Inglaterra e as Caraíbas. Com um comprimento de 270m e 76 mil toneladas de arqueação bruta, habitualmente viaja com uma lotação média de cerca de 2000 passageiros e 850 tripulantes.


Ainda em Outubro, outro visitante habitual no nosso porto marcará presença, desta feita um navio com história na região, uma vez que foi o primeiro do género a aportar no novo empreendimento das Portas do Mar, em Agosto de 2008. Esta viagem do Amadea, da companhia alemã Phoenix, terá início a 4 de Outubro, em Montreal, no Canadá, escalando a 20 desse mês a Horta e no dia seguinte Ponta Delgada. Construído no Japão, o ex Asuka tem 193m de comprimento, 24,7m de largura e desloca 28,7 mil toneladas de arqueação bruta. Sendo um navio de médias dimensões e para um nicho de mercado média / alta, tem uma ocupação máxima de 604 passageiros e 243 tripulantes.


Na primeira semana de Novembro, o porto de Ponta Delgada receberá, em estreia, um dos mais modernos e recentes navios de cruzeiro da actualidade. Em viagem de reposicionamento, entre Southampton e Miami, o Celebrity Eclipse, da Celebrity Cruises, subsidiária do grupo Royal Caribbean International, escalará esta cidade no dia 6. Inaugurado em Papenburg, na Alemanha, no mês de Abril deste ano de 2010, é o terceiro navio da classe Solstice, classe esta que tem recebido as melhores referências da crítica internacional. Desloca 122 mil toneladas de arqueação bruta, mede 315m de comprimento e tem capacidade para 3000 passageiros, sendo, por isso, sem dúvida, uma atracção para a cidade nesse dia.
    

Para o dia 7 de Novembro, está prevista a segunda escala do Norwegian Gem, em 2010, em Ponta Delgada, navio da companhia NCL (Norwegian Cruise Line) construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft, que com os seus 294 metros de comprimento, 93 mil toneladas de arqueação bruta e casco pintado com pedras preciosas, irá certamente cativar quem passar naquele dia pela avenida marginal. Nesta viagem entre Veneza e Nova Iorque, deverá transportar 2500 passageiros e 1154 tripulantes.


Ainda em Novembro, mais precisamente no dia 19, teremos o Arcadia, pela terceira vez em 2010 nas Portas do Mar. Construído em 2005 nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, o Arcadia estava, inicialmente, para ser o Queen Victoria para a Cunard Line, mas o Grupo Carnival decidiu integrá-lo na frota da P&O. Desloca 82,9 mil toneladas de arqueação bruta, 285 metros de comprimentos, 32m de largura e tem capacidade máxima para 2388 passageiros. Esta paragem em São Miguel efectua-se num percurso com início e terminus em Southampton, passando pelas Caraíbas.

 
No primeiro dia de Dezembro, temos a estreia do Saga Pearl II, ao serviço da Saga Shipping, da Saga Group Limited, que o comprou recentemente. Já escalou o novo terminal Portas do Mar, mas com a designação de Astoria, ao serviço da Transocean Tours. Construído na Alemanha em 1981, acomoda 602 passageiros e 220 tripulantes, sendo que os primeiros terão de corresponder a uma faixa etária igual ou superior aos 50 anos. Tem 164m de comprimento e desloca 18,5 mil toneladas de arqueação bruta. Nesta sua viagem, para além de Ponta Delgada, visita ainda a Horta no dia 2 e a 3 a Praia da Vitória, finalizando o cruzeiro nas Ilhas Britânicas.


No dia em que o Saga Pearl II visita a Praia da Vitória, Ponta Delgada recebe o navio de cruzeiros Crystal Serenity. Construído em 2003 nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em St. Nazaire, é um dos navios de maior luxo no mercado de cruzeiros. Com 250m de comprimento e deslocação de 68,8 mil toneladas de arqueação bruta, transporta apenas 1140 passageiros, num ambiente selecto e requintado. Parte de Lisboa e tem como destino Miami.


Para o dia 6 de Dezembro está reservada a escala do Black Watch, da Fred Olsen Cruise Lines. É sempre uma óptima oportunidade para rever um navio de linhas clássicas, bem diferente das concepções actuais, mais direccionadas para as mega construções. Construído em 1972, nos estaleiros Wärtsilä, na Finlândia, possui 205m de comprimento, 25m de largura e desloca 28,8 mil toneladas de arqueação bruta. Normalmente transporta 902 passageiros, com 330 tripulantes. Esta passagem pela Região é a penúltima de um cruzeiro às Caraíbas, com início e terminus em Southampton, na Inglaterra.


Na senda dos navios de linhas clássicas, o dia 12 de Dezembro reserva-nos a visita do Marco Polo, da companhia Cruise & Maritime Voyages. Este antigo navio da extinta URSS, escala o nosso porto pela segunda vez este ano, num cruzeiro de 35 noites também com destino às Caraíbas. Este paquete clássico foi construído em 1965, em Wismar, na então República Democrática Alemã, com a designação de Alexandr Pushkin. Com 176m de comprimento, 23m de largura, desloca 22 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 900 passageiros e 450 tripulantes.


A Princess Cruises volta a visitar Ponta Delgada, no dia 14 de Dezembro, desta feita com o Pacific Princess. Este navio faz parte de um conjunto de 8 paquetes de luxo, construídos em St Nazaire, França, para integrarem a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises, com o nome de R Three. Ao adquiri-lo, a Princess Cruises baptizou-o de Pacific Princess. É um navio de 30 mil toneladas de arqueação bruta, mede 181m de comprimento e 25m de largura, tendo capacidade para 800 passageiros e 373 tripulantes. Esta escala insere-se num itinerário com início em Roma e destino final Ft. Laudardale, na Florida.


No penúltimo dia deste ano, teremos ocasião de apreciar o Saga Ruby, que escala as Portas do Mar no seu regresso das Caraíbas, antes de prosseguir viagem para a Madeira e Londres. Este itinerário tem a particularidade de também incluir uma escala na Praia da Vitória, a 10 de Dezembro. O ex Vistafjord e ex Caronia, que se destacou ao serviço da Cunard Line, é um dos navios mais emblemáticos de uma época que deixou grande nostalgia aos apreciadores dos belos navios transatlânticos, sendo por isso mais uma razão para não perder a oportunidade de conhecer um estilo clássico que, infelizmente, tende a desaparecer. Com lotação para 668 passageiros e 379 tripulantes, o Saga Ruby, que foi construído em 1973 nos estaleiros ingleses Swan Hunter, mede 191m de comprimento e 25 de largura e desloca 24,4 mil toneladas de arqueação bruta.

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