terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blogue em Viagem - Cruzeiro às Caraíbas Orientais

Esta nova secção - Blogue em Viagem - tem o intuito de enriquecer os conteúdos aqui apresentados, numa perspectiva diferente do que temos vindo a tratar, quiçá, permitindo aos nossos visitantes entender uma série de questões inerentes à realização de um cruzeiro.


Apresentamos a viagem de um colaborador nosso, que “abalou” para as Caraíbas Orientais a bordo do Celebrity Solstice, num cruzeiro com duração de 8 dias. O dito cruzeiro teve início em Fort Lauderdale, na Florida, que, como todos sabem, é o estado norte-americano capital dos cruzeiros nos Estados Unidos. Aliás, as cidades de Ft. Lauderdale e Miami são referências mundiais no turismo de cruzeiros e Port Everglades em conjunto com Port of Miami, são dos portos com maior movimento de navios de cruzeiro por ano.


Após o voo Ponta Delgada-Boston, foi necessário pernoitar nessa cidade americana, mas um conhecido hotel situado no próprio aeroporto permite ao viajante nem se dar ao trabalho de procurar alojamento muito longe. No dia seguinte, efectuou-se o voo de ligação para Ft. Lauderdale. Mais uma vez, nem foi preciso sair do aeroporto, apenas foi necessário mudar de terminal, o que também se fez com facilidade, uma vez que se podia utilizar quer o shuttle grátis do hotel do aeroporto, quer os corredores de ligação entre os terminais.

 
Muitos poderão perguntar, mas que companhia aérea escolher? Fácil, são várias que fazem a ligação para Ft. Lauderdale ou Miami, se fizermos a reserva com alguma antecedência conseguimos preços muito apelativos, mesmo as ditas low-cost (JetBlue, Spirit, etc.) possuem aviões novos e bons pilotos. Um conselho que damos, são 2h:45m de viagem e a maior parte das companhias não dá comida, se quisermos algo, temos de pagar!
Chegados ao aeroporto Hollywood Intl, em Ft. Lauderdale, após recolha de bagagem, somos logo abordados por vários condutores a oferecerem os seus serviços através de shuttle privado ou até limusine. Se não tiver muita vontade de gastar dinheiro, aconselhamos que opte pelo táxi, muito mais barato e bastante cómodo.

Após a realização do check-in num hotel situado na zona portuária, fomos logo tentar assistir à saída do Oasis of the Seas, nada mais que o maior navio de cruzeiros do mundo! Conseguimos chegar um pouco antes das 17h locais, hora marcada para a sua saída. Foi um momento interessante que presenciamos, pois ver as manobras daquele que é considerado o mamute das Caraíbas, é algo que impressiona mesmo os mais distraídos.

 
Chegados ao dia 8, dia do início do cruzeiro, cedo nos dirigimos ao terminal 18, do cais de Port Everglades. Nesse dia, estavam lá atracados o nosso bem conhecido Emerald Princess e também o Carnival Freedom, para além do Celebrity Solstice, o nosso navio nos 7 dias seguintes.
Deixamos aqui uma nota a todos aqueles que realizarem cruzeiros, vão cedo para o navio, geralmente a hora marcada é tardia, pois é sempre muita gente e começam a fazer os procedimentos de embarque cedo. Assim, comecem a aproveitar o navio logo que possível, o único inconivente é o quarto não estar pronto e as malas não estarem no camarote. De resto, só têm vantagens em entrar cedo.

 
Destacamos os procedimentos de embarque, pois foram extremamente céleres, com 45 guichés abertos e imenso espaço para aguardar a entrada. A categoria do camarote escolhido dava direito a bebidas grátis ainda no terminal e todos os passageiros recebiam o folheto informativo das actividades para aquele dia a bordo. 


Foi também nessa altura que as crianças receberam as pulseiras identificativas, que fotografaram a entrada dos viajantes e atribuíram os Sea Pass, ou seja, o cartão que serve para fazer praticamente tudo a bordo. Nunca o percam!
 
O embarque fez-se através de duas mangas e, em breve instantes, estávamos no interior do magnífico Celebrity Solstice. Recebidos com espumante, logo procuramos conhecer o navio, algo que aconselhamos a ser feito aquando da entrada, pois é essencial saber onde ficam as principais áreas do navio.

 
Sem dúvida que estavamos perante um magnífico navio, requintado e com um perfil contemporâneo, em que todos os detalhes foram devidamente considerados e em que muitos dos seus pormenores tornaram-se “pormaiores”. A sua construção nos estaleiros Meyer Werft, na Alemanha, por si só já é sinónimo de grande qualidade, que a juntar aos padrões elevados do serviço Premium da Celebrity resultam numa simbiose de categoria inquestionável.

 
Valeu a pena conhecer os seus interiores, desde os bares, salões, restaurantes ou piscinas, pois embora a sua decoração não seja profusa e exagerada, não perde nem um pouco com o seu toque de classe muito próprio. Acrescente-se que o Celebrity Solstice, à semelhança dos outros navios da sua classe, dispõe de poucos quartos interiores, ou seja sem janela ou varanda, apostando-se claramente em camarotes com varandas. Aliás o preço pouco difere, mais vale mesmo optar por uma varanda.

 
Em qualquer navio da classe Solstice, podemos também gozar os verdejantes relvados no Lawn Club, que se situam no deck superior, muito convidativos à prática de golfe, cricket ou até mesmo para fazer um piquenique. Mas o leitor questionar-se-á, relva verdadeira? Sim, sem dúvida! Destacamos ainda, para além do bar de gelo – Martini Bar, os restaurantes temáticos como o Murano, Tuscan Grill, Blu ou China Gril sem esquecer o fabuloso fitness AquaSpa ou o inovador Hot Glass Show, onde podemos assistir a demonstrações de como fazer obras de arte em vidro através da técnica do sopro.

 
É um verdadeiro espanto, impressiona mesmo quem já conhece outros navios de cruzeiro, é inovador, elegante e contemporâneo, o serviço é de uma eficiência assinalável, nunca temos a sensação de estar no meio de muita confusão, tudo e todos fluem sem atropelos, nem as piscinas ficam a abarrotar. Destaque, neste âmbito, para o Solarium, uma piscina e dois jacúzis só para adultos num ambiente de tranquilidade única.

 
Relativamente ao percurso, deixamos Ft. Lauderdale seguindo a esteira do Carnival Freedom, que tinha saído pouco tempo antes, em direcção a San Juan, em Puerto Rico. O segundo dia foi de navegação e de muita actividade a bordo, para todos os gostos e feitios. A noite foi formal, o que significa que nas áreas públicas o uso de smoking e vestidos de noite era aconselhado. Viam-se alguns fatos, mas imperou o smoking como traje principal dos cavalheiros, o que costuma ser apanágio de companhias de cruzeiro como a Cunard, P&O ou Princess. Facto é que a Celebrity pode e deve-se incluir neste restrito lote!

 
No dia 10 de Agosto chegamos a San Juan, em Puerto Rico, uma cidade interessante e com muito movimento e alguns pontos turísticos de referência como as suas belas praias, a célebre floresta tropical El Yunke e a fortaleza San Felipe El Morro. Já agora, se lá for e se é apreciador de bebidas espirituosas não perca a visita às destilarias porto-riquenhas, pois têm longa tradição em algumas referências na área como são os exemplos do rum, piña-colada ou coquito.

 
Na TV do nosso quarto, podíamos ter acesso a canais que nos mostravam o que fazer em cada paragem do circuito, existia até um canal só para nos aconselharmos em relação a compras. Neste aspecto, salientamos a imensa propaganda em relação as joalharias quer em Puerto Rico, St. Thomas ou St. Maarten. Pelos vistos, principalmente aquelas duas últimas ilhas, revelaram-se autênticos paraísos comerciais, com especial incidência na venda de jóias. Sem dúvida que existem mais joalharias do que qualquer outro tipo de loja!

 
No dia 11, o Celebrity Solstice aportava à cidade de Charlotte Amalie, em St. Thomas, capital das Ilhas Virgens Americanas. Nesta paradísica ilha, dois conselhos: disfrutem das magníficas praias que existem e, se gostam de compras, aproveitem porque se consegue tudo a preços muito, mas mesmo muito inferiores aos praticados no nosso país. O blogue foi às compras e aproveitou a fabulosa Megan’s Beach, considerada uma das 10 melhores praias do mundo.

 
O dia 12 estava reservado para Sint Maarten ou Saint Martin, lindíssima ilha dividida em dois Estados, o holandês e o francês, com praias deslumbrantes e lojas para todos os gostos e com preços que nem os mais forretas resistem. Destaque ainda para o aeroporto Princess Juliana, famoso pela facto dos aviões aterrarem mesmo rente a uma praia e que proporciona fotos incríveis.

Foto: Jetphotos.net - St. Maarten
 
Os últimos três dias foram de navegação e chegada de regresso a Ft. Lauderdale, aproveitados para apreciar as belas águas das caraíbas, onde o nosso Solstice deslizava sobre um mar de azeite, proporcionando momentos de apreciável beleza. Curiosa foi a parte final do nosso percurso, com a companhia do navio Emerald Princess, lado a lado connosco, até chegarmos aos Estados Unidos.

 
O último dia, o do desembarque, é o único momento desagradável do cruzeiro, pois temos que abandonar o navio e voltar à nossa rotina, mas voltamos com a alma renovada, depois de percorrer outros mares, a bordo de um magnífico navio, onde vivenciamos uma ambiência de grande categoria e elevada distinção.

Sem comentários: