sexta-feira, 30 de julho de 2010

Antevisão de Escalas de Cruzeiros em 2011

São grandes as expectativas para o ano de 2011, face ao número de escalas de navios de cruzeiros que já temos confirmado. Em toda a região, prevê-se que ultrapasse a centena de atracagens e, só em Ponta Delgada, devemos contar com cerca de sessenta e cinco visitas. 

Embora sejam números muito interessantes para a nossa região, muitos dirão que é pouco quando comparamos com outros portos como é o caso do Funchal, com cerca de trezentos e muitos navios. No entanto, devemos necessariamente entender que a nossa realidade passa, na generalidade, pelos cruzeiros de reposicionamento, mas também será conveniente elucidar que os cruzeiros pelas várias ilhas do nosso arquipélago começam a aumentar significativamente a partir do próximo ano.


É uma realidade que deverá merecer a atenção e apoio de todos, visto ser fundamental para o nosso desenvolvimento nesta área, uma vez que ao incrementar este tipo de cruzeiro estamos a promover verdadeiramente toda a região e a contribuir para que também outras companhias vejam os Açores como um destino e não apenas um ponto de passagem. 

Lembramos que avançamos previsões, certezas neste mercado são muito relativas e cancelamentos existem em quase todos os portos, contudo, não devemos ficar indiferentes aos cerca de 12 roteiros que incluem várias ilhas, em alguns casos, todas! É um crescimento muito significativo que passamos agora a analisar.


Sea Cloud II (Noble Caledonia e Sea Cloud Cruises)

O "Sea Cloud II”, elegante veleiro de três mastros e pertença da companhia Sea Cloud Cruises, mede 117m de comprimento, tem capacidade para 3,800t e transporta 94 passageiros, para além dos seus 58 tripulantes.
Este belíssimo veleiro realiza um cruzeiro rotativo pela companhia Noble Caledonia, em que os passageiros chegam a Ponta Delgada e regressam a Londres de avião, entre 16 e 24 de Abril de 2011. No itinerário constam escalas no Faial, Flores, Corvo, Graciosa, Terceira, Pico e Santa Maria (8 das 9 ilhas portanto). (Fonte)

Findo este itinerário, a Sea Cloud Cruises inicia novo cruzeiro em Ponta Delgada no dia 24, visitando Horta no feriado (dia 25), Angra (26) e Vila do Porto (27), terminando o roteiro no Funchal, a 30 de Abril (Fonte).

-----


Clipper Odyssey (Zegrahm and Eco Expeditions e Noble Caledonia)

Com 5,800 toneladas e 110m de comprimento, o Clipper Odyssey foi construído em 1989, em Tsu, no Japão, tendo capacidade para 110 passageiros e 73 tripulantes.
Este será talvez um dos maiores destaques, pois são 2 cruzeiros deste navio por duas companhias distintas. Pela primeira companhia (cruzeiro entre 4 e 20 de Maio), o navio chega a Santa Maria depois do início de viagem em Espanha, Gibraltar, Agadir, Canárias e Funchal. Depois de Vila do Porto, visita Angra do Heroísmo, Graciosa, Pico, Faial, terminando a viagem em Ponta Delgada, de onde os seus passageiros regressam aos EUA. De realçar o período da viagem, Maio. (Fonte)


Depois a Noble Caledonia (este cruzeiro ainda não está confirmado oficialmente), "aproveita" o navio com passageiros de Londres, de 20 a 30 de Maio. A viagem marítima inicia-se a 21 com saída de Ponta Delgada, visitando Graciosa, Flores e Corvo, Faial (2 dias), Pico, São Jorge, Terceira e Santa Maria. (Fonte)

-----


Bremen (Hapag-Lloyd Cruises)

Navio de luxo, da famosa companhia alemã Hapag-Lloyd, foi construído no Japão em 1990, com 111m de comprimento e 6,700t brutas. Tem capacidade para 180 passageiros e 94 tripulantes.
 
Realiza um cruzeiro interessante, com partida de Lisboa a 9 de Outubro de 2011, passagem pelos Açores terminando na Madeira a 21 de Outubro. Visita Ponta Delgada a 12 e nos dias seguintes Angra do Heroísmo, Graciosa, Flores e Corvo, Madalena do Pico e Horta, viaja pelo canal Pico/S. Jorge (visitando vários locais da ilha de S. Jorge com recurso a Zodíacos), pela costa de S. Miguel e Formigas, atracando em Santa Maria no dia 19. (Fonte)

-----


Kristina Katarina (Kristina Cruises)

Construído na Polónia em 1982, para a ex União Soviética, com o nome do poeta russo Konstantin Simonov, tem como principais características os 137m de comprimento, 12.700t brutas e capacidade para 450 passageiros, com 100 tripulantes.
 
Destaca-se esta estreia na nossa região, pois a companhia Finlandesa Kristina Cruises, visita-nos com 2 cruzeiros (“turnaround”). O primeiro inicia-se em Málaga a 14 de Maio de 2011, passando por Ceuta e Funchal. A chegada aos Açores dá-se no dia 19, com escala na Praia da Vitória, depois Horta (20) e Ponta Delgada (21), seguindo os passageiros de avião para Helsínquia. De realçar os preços, pois se tivermos em conta que é uma semana de cruzeiro com voos incluídos, parecem muito atractivos. (Fonte)
 
O segundo cruzeiro inicia-se no dia 22 com os passageiros que chegaram de Helsínquia a 21. Visita Horta (23) e Praia da Vitória (24) seguindo depois numa longa viagem até Helsínquia no dia 4 de Junho (Vigo, Brest, Cherbourg, Oostende, Amesterdão, Kiel Canal). (Fonte)
 
-----


Delphin Voyager (Delphin Kreuzfahrten)

Mais um navio que nos visita no próximo ano de construção japonesa. Iniciou actividade em 1990, tem 22.000t, mede 174m e capacidade para 650 passageiros. Para navio de cruzeiro, tem uma estética um pouco discutível, à qual não será alheia a construção nipónica, no entanto, representa uma rota muito importante para as nossas ilhas, uma vez que é um dos maiores navios a percorrer boa parte do arquipélago.
 
Depois de outras visitas em anos anteriores, o Delphin Voyager regressa aos Açores, desta feita com 2 cruzeiros. O primeiro inicia-se em Hamburgo a 19 de Setembro, visitando Falmouth, Leixões, Lisboa e Funchal antes de chegar à Praia da Vitória no dia 28. No dia seguinte, fundeia ao largo da Madalena do Pico, onde passará o dia. A viagem termina em Ponta Delgada a 30 de Setembro. (Fonte)
 
No primeiro dia de Outubro, inicia-se nova viagem com os passageiros a chegar de avião a S. Miguel, onde visitarão os pontos turísticos da ilha verde, zarpando rumo à cidade da Horta no dia 3. No dia 4 o navio vai fundear junto à vila de Velas, em S. Jorge, dando oportunidade aos visitantes de conhecer a vila, bem como, em excursão organizada, visitar a Fajã da Caldeira de Santo Cristo. A 5 daquele mês, o navio regressa à Praia da Vitória, deixando ao fim da tarde os Açores, rumo a outras paragens inseridas no cruzeiro (Madeira e Canárias). (Fonte)

-----


Athena (Classic International Cruises)

Construído no final da década de 40 (1948), em Gotemburgo, Suécia, o então Stockholm, ficou famoso pelos piores motivos, motivos esses relacionados com a colisão com o navio italiano Andrea Doria. Desse desastre resultou a morte de 51 pessoas e o afundamento do paquete italiano. Desde essa altura até aos nossos dias, este navio já sofreu imensas mudanças, quer esteticamente falando, quer no próprio nome. Curiosamente, ostenta agora bandeira portuguesa.
 
Esta companhia regressa aos Açores com um cruzeiro de 15 dias com partida de Dover a 14 de Setembro de 2011, passando por Falmouth antes de chegar à nossa Região, onde passará pela Horta (19), Praia da Vitória (20) e Ponta Delgada (21). Até ao destino final em Nice (28), o Athena escala Funchal, Gibraltar e Menorca. (Fonte)

-----


 
Construído em 1969, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, este navio quebra-gelos possui 5.000t de peso bruto, 86m de comprimento e capacidade para 100 passageiros, além dos 30 tripulantes. É um habitual visitante dos nossos portos e, como se pode constatar na imagem, tem mais aparência de navio de cientistas do que propriamente navio de cruzeiro. Nos Açores, realizará o habitual cruzeiro, também ele rotativo, mas neste caso percorrendo a totalidade das nossas ilhas entre os dias 20 e 28 de Abril de 2011. (Fonte)
 
-----


De realçar também o nosso conhecido Deutschland, que visita 3 ilhas em 2011: São Miguel (9 de Maio), Faial (10) e Terceira (11), inserido num cruzeiro de 11 dias com partida de Cartagena, passagem pelo Funchal e Açores e chegada final a Lisboa.
 
Este elegante navio de cruzeiros, prima pelo luxo e serviço a bordo de elevada qualidade. Foi construído em 1998, em Kiel, na Alemanha, mede 175m e tem capacidade para 22,500t brutas. Transporta pouco mais de 500 passageiros, que têm ao seu serviço cerca de 260 tripulantes. Recentemente, o Deutschland, quando visitava os fiordes da Noruega, sofreu um incêndio num dos motores, o que causou a imobilização do navio por um mês. (Fonte)

-----

Venha 2011, com mar e ventos favoráveis.

1 comentário:

FranciscoM disse...

Caro Bruno, belo texto que está já a ser divulgado em alguns OCS.

Efectivamente 2011 promete ser um excelente ano e olhando já para o futuro, dificilmente 2012 será sequer igual ou melhor, face aquilo que já estamos a receber da Cunard ou P&O. Obviamente que alguns desses cruzeiros terão alguns problemas com a meteorologia. Muito difilmente teremos 8 dias de bom tempo em Outubro. É uma questão de esperar pela sorte.

Mas voltando a 2011, o que se nota é o aumento significativo não só das escalas, mas sobretudo do nº de passageiros. E tenho lido muitos números apenas em relação às escalas. Teremos em 2011 um aumento em cerca de 50.000 passageiros ou perto de 100%, para valores próximos dos 100.000.Este parece-me ser um número mais relevante, já que são os passageiros que gastam, e que divulgam. Certamente que as duas escalas de 2011 da HAL, com 4OOO passageiros terão mais impacto do que as duas de 2010 com 1500 o mesmo se pode dizer da NCL.

Em relação à comparação com o Funchal, é preciso lembrar que a Madeira tem cerca de 30.000 mil camas com taxas médias de 50%. Ou seja a Madeira tem normalmente 15.000 turistas na ilha todos os dias. Isso quer dizer que no Funchal há mais turistas que chegam pela forma mais comum ( avião + hotel ) do que pelos cruzeiros. Em São Miguel já não é assim. No máximo tens em Abril ou Maio cerca de 3000 turistas pela via normal, enquanto que em cruzeiros podes vir a ter dias com + 10.000.O impacto é completamente diferente. Um navio que escala PDL tem maior impacto na economia, do que se fizesse escala no FNC.

Bom trabalho!
1 abraço