quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ISLAND PRINCESS em Ponta Delgada - As fotos do Dia

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebeu ontem a escala inaugural do navio de cruzeiros ISLAND PRINCESS, ds operadora norte-americana Princess Cruises que está a fazer um roteiro transatlântico de 19 dias que liga Veneza a Fort Lauderdale.
Este elegante e luxuoso paquete possui 92,000 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 2214 passageiros com 900 tripulantes. Foi construído nos estaleiros franceses Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, e entregue à Princess Cruises em junho de 2003.
 O navio disponibiliza 11 decks por onde se distribuem as 1108 cabines, 90% das quais são exteriores com varanda ou com janela. Destacamos ainda os 294 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,8 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 21,5 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18 nós. 
Popa do navio antes das alterações
Durante Abril e Maio deste ano, o navio esteve em doca seca para introdução de 121 novas cabines à popa e remodelações gerais nas áreas públicas. Desta manutenção resultou ainda descaracterização da chaminé do navio, uma vez que foram retirados os dois icónicos adornos em forma de motor a jato de avião.
Popa do navio depois das alterações 
Devemos dizer que com estas alterações estéticas o navio perdeu alguma beleza pois a popa do mesmo ficou muito menos elegante.
A título de curiosidade, refira-se ainda que esta foi a primeira temporada que o Island Princess realizou cruzeiros na Europa, visto que desde a sua inauguração sempre efetuou itinerários no continente americano. No Verão, o navio habitualmente realiza cruzeiros regulares de sete dias pelo Alasca, a partir de Vancouver ou Whittier, e no Inverno efetua roteiros de 11 dias a partir de Fort. Lauderdale, com passagem pelo Canal do Panamá. Graças as suas dimensões, o Island Princess, bem como o seu irmão gémeo Coral Princess, são os navios que habitualmente a Princess Cruises utiliza na travessia do referido canal devido à certificação Panamax.
Como tem acontecido em outras ocasiões o ACC (representado por Bruno Rodrigues) esteve a bordo do navio a convite do agente da Princess nos Açores, na cerimónia de boas vindas realizada a bordo e aonde estiveram presentes o Director Regional dos Transportes, Administração e consultor da PA, assim como da capitania do porto.
Desta cerimónia contamos apresentar brevemente alguns registos assim como das muitas e luxuosas instalações do ISLAND PRINCESS que ontem esteve em Ponta Delgada e pelo que foi dito pelo seu comandante continuará nos próximos anos a estar sediado no continente americano.

fotos : André Moura, António Simas, Manuel Botelho
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: