terça-feira, 17 de novembro de 2015

ESCALA INAUGURAL DO ISLAND PRINCESS EM PONTA DELGADA

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã, dia 18 de Novembro, a estreia do navio de cruzeiros Island Princess da operdora norte-americana Princess Cruises.
 Esta escala inaugural em portos açorianos integra o itinerário transatlântico westbound de 19 dias que liga Veneza a Fort Lauderdale, viagem essa que já concretizou visitas a Dubrovnik, Salerno, Civitavecchia (Roma), Livorno (Florença), Toulon e Barcelona. Com 2114 passageiros a bordo, a chegada a Ponta Delgada está agendada para as 08:00 horas de amanhã e estima-se que largue amarras, rumo a Port Everglades, por volta das 15:30 horas.
Este elegante e luxuoso paquete possui 92,000 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 2214 passageiros com 900 tripulantes. Foi construído nos estaleiros franceses Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, e entregue à Princess Cruises em Junho de 2003. O navio disponibiliza 11 decks por onde se distribuem as 1108 cabines, 90% das quais são exteriores com varanda ou com janela. Destacamos ainda os 294 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,8 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 21,5 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18 nós. Durante Abril e maio deste ano, o navio esteve em doca seca para introdução de 121 novas cabines à popa e remodelações gerais nas áreas públicas. Desta manutenção resultou ainda descaracterização da chaminé do navio, uma vez que foram retirados os dois icónicos adornos em forma de motor a jato de avião.

A título de curiosidade, refira-se ainda que esta foi a primeira temporada que o Island Princess realizou cruzeiros na Europa, visto que desde a sua inauguração sempre efetuou itinerários no continente americano. No Verão, o navio habitualmente realiza cruzeiros regulares de sete dias pelo Alasca, a partir de Vancouver ou Whittier, e no Inverno efetua roteiros de 11 dias a partir de Fort. Lauderdale, com passagem pelo Canal do Panamá. Graças as suas dimensões, o Island Princess, bem como o seu irmão gémeo Coral Princess, são os navios que habitualmente a Princess Cruises utiliza na travessia do referido canal devido à certificação Panamax.

fotos : Bruno Rodrigues, André Moura, Princess Cruises
texto : André Moura

Sem comentários: