sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Europa navegou junto à Madalena do Pico


 


O Europa, da alemã Hapag-Lloyd Cruises, não chegou a fundear junto à Vila da Madalena do Pico. Apesar do mar favorável, o vento forte terá sido o responsável pela cancelamento da operação de transporte dos passageiros a terra. O navio ainda navegou lentamente junto à costa e ao Ancoradouro, junto à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, durante cerca de uma hora, mas logo depois partiu rumo às Caraíbas.

Webcam Europa - Ancoradouro da Madalena - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

Segmento actual - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

O Europa esteve pela última vez nos Açores em 2006, tendo na altura efectuado escala no porto da Horta. Este seria o segundo navio da prestigiada Hapag-Lloyd Cruises a passar pelo Pico e pelos Açores em 2011, depois do cruzeiro aos Açores efectuado pelo Bremen.


Para a memória desta fugaz passagem ficam as fotos gentilmente cedidas por Manuel Cristiano (blogue Porto da Madalena) e Quim Néné, num dia em que pelo menos a montanha do Pico, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, deu um ar de sua graça.


Quem sabe no futuro o porto da Horta possa vir a ser mais utilizado para a escala deste tipo de navios que procuram especificamente a ilha do Pico, sendo o transporte dos passageiros para excursões no Pico feito a partir das suas baleeiras ou transportes regulares da Transmaçor, dada a proximidade das ilhas irmãs? Tudo a partir do novo Caís Norte do Porto da Horta, uma vez que o Pico não possui actualmente nenhum porto com as condições necessárias para receber navios desta dimensão.


A diversificação de excursões turísticas (Faial + Pico) trará com certeza uma mais valia para ambas as ilhas. Se por um lado o Faial passará a dispor de melhores condições para escalas de navios de cruzeiro de pequeno e médio porte, o Pico com todas as suas belezas naturais e atracções turísticas (distintas do Faial) faria um excelente complemento à oferta existente actualmente.


Sem comentários: