quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SAGA SAPPHIRE amanhã em Ponta Delgada e BOUDICCA na Praia da Victória


No inicio de um fim de semana bastante movimentado no que diz respeito a escalas de navios de cruzeiros, o terminal de cruzeiros das   Portas do Mar recebe amanhã mais uma escala do SAGA SAPPHIRE, navio almirante da Saga Cruises.
Esta visita à cidade micaelense ocorre no inicio de um cruzeiro de 32 noites denominado "32 Nights Canada in the Fall", e como o seu nome indica terá no Canadá  a quase totalidade das suas escalas.

O navio tem prevista a chegada a Ponta Delgada pelas 08H00 estando a sua partida agendada para as 18H00 com destino St. Johns em Newfoundland, primeiro porto de escala em terras canadianas.
O maior navio da frota da Saga Cruises tem 200 metros de comprimento, 28,6 metros de boca, 8,4 metros de calado e desloca 37.301 toneladas de arqueação bruta.
Com capacidade total para 704 passageiros e 450 tripulantes, o SAGA SAPPHIRE disponibiliza 10 decks públicos, com um total de 376 cabines, 282 das quais exteriores e 94 interiores.
Para o próximo ano o SAGA SAPPHIRE tem agendado 3 escalas no arquipélago.


Igualmente o porto da Praia da Victoria recebe amanhã a escala do paquete BOUDICCA da popular companhia britânica Fred Olsen Cruises Lines.
Esta escala é a primeira de um cruzeiro de 16 noites intitulado "16 Nights Islands of Portugal & the Canaries", que para além desta escala contempla uma paragen em Ponta Delgada no próximo sábado.
Construído no já longínquo ano de 1973, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o segundo navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Sky, e era de menores dimensões e capacidade do que a actualidade, pois acabou por ser aumentado em 1982 em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação actual, o Boudicca já navegou como Sunward, Birka Queen, Golden Princess, Superstar Capricorn, Hyundai Keumgang e também como Grand Latino.
Este navio, agora pertença do armador de Ipswich, tem 205 metros de comprimento, 25 metros de boca, 7,5 metros de calado, possui 28,388 toneladas de delocamento, tendo arqueação bruta e tem capacidade máxima para 839 passageiros com 363 tripulantes. Disponibiliza 8 decks de passageiros, com 437 cabines, 59 das quais têm varanda privada, 339 têm janela e 39 são interiores. Destaque para o facto de o navio dispor de 35 cabines individuais.

Refira-se, por último, que este navio ostenta o nome da famosa rainha celta, que liderou heroicamente o seu povo, os Icenos, numa batalha contra a ocupação romana em terras britânicas.

fotos : António Silva, António Simas, Eduardo Wallenstain, André Moura
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: