quinta-feira, 20 de junho de 2013

Navio Funchal Regressa aos Açores em Setembro

Fonte: Blogue O Porto da Graciosa - Rui Agostinho - Funchal - Lisboa 
O Funchal a entrar em manobra de entrada na doca seca dos Estaleiros Navais da Rocha

Está confirmado o regresso aos Açores do clássico navio de cruzeiros Funchal, agora sob as cores da Portuscale Cruises, e logo com 4 escalas nas nossas ilhas. O cruzeiro daquele que é a "verdadeira jóia da coroa" da marinha mercante nacional está já a ser comercializado pela agência de viagens Abreu (ver aqui). O Funchal encontra-se neste momento em renovação nos Estaleiros Navais da Rocha, em Lisboa.



1º dia - Lisboa
2º dia - Em Navegação
3º dia - Em Navegação
4º dia - Santa Maria | Ponta Delgada
5º dia - Ponta Delgada
6º dia - Horta
7º dia - Ilha Terceira
8º dia - Em Navegação
9º dia - Em Navegação
10º dia - Lisboa

Este é apenas o último dos 7 cruzeiros já conhecidos, sendo os restantes os seguintes:

Aproveitamos a oportunidade para divulgar junto dos nossos leitores 3 reportagem interessantíssimas que abordam a recente criação da Portuscale Cruises e o empresário português por detrás da mesma (Rui Alegre). A empresa ficou com 4 dos 5 navios da Classic International Cruises. Todos os navios tinham a sucata como destino certo e estão agora a ser reabilitados. Reportagem Especial da SIC:

Fonte: Vimeo

Em colaboração com o portal InfoCruzeiros divulgamos também as 2 reportagens que este portal fez recentemente ao empresário Rui Alegre. Agradecemos ao coordenador deste portal, Fernando Santos, a colaboração.



Rui Alegre, o novo Armador português, que fundou a
Portuscale Cruises, concedeu ao infoCruzeiros a sua primeira grande entrevista que dividimos em duas partes, sendo que a segunda será apresentada a 18 de junho, onde apresenta a sua nova companhia de cruzeiros.

O empresário com experiência na indústria, serviços, hotelaria, imobiliário, agro-pecuária, quer agora dirigir os seus investimentos para as infraestruturas e turismo de cruzeiros, porque acredita que o futuro está no mar, a grande oportunidade e ao nível comercial, na carga e nos passageiros.


 
Porto (ex-Arion), o mais pequeno da frota da Portuscale Cruises e o primeiro já renovado

A companhia de cruzeiros que fundou em fevereiro de 2013, Portuscale Cruises está direccionada para o “Mercado dos Clássicos”, para uma dimensão familiar e personalizado, tendo como base a excelência do serviço” diz Rui Alegre.

A grande novidade é o regresso das pessoas que tradicionalmente serviam nos navios, levando a identidade de Portugal à frota, onde não faltar a gastronomia de raízes lusas e a nossa cultura. 

Não sendo uma companhia de virada para os jovens, não deixa de criar espaços onde os jovens e os mais adultos podem interagir – pais e filhos – o Teen Room.


 
Porto (ex-Arion)

Como diz Rui Alegre, “a vantagem competitiva é poder ir para onde está o mercado”, e iremos ver os navios da Portuscale Cruises pelo Mediterrâneo, pelo Mar Báltico, Mar Negro, mas também por onde se fala em português, ou seja África, Brasil e naturalmente pelos portos portugueses.

Sobre o preço médio a pagar diariamente, o Armador adianta que esse deverá variar entre os 130,00€ e os 250,00€ por dia e por pessoa, sendo um “preço justo” nas suas palavras.


 
Porto (ex-Arion) e o Princess Dane (futuro Lisboa) que será renovado depois do Funchal. 
O 4º navio (o ex-Athena) será renovado em Marselha (onde se encontra) e será batizado de Azores.

Apontando para o mercado dos charters como oportunidade e para a programação, Rui Alegre não descarta a possibilidade de fazer uma Volta ao Mundo, decisão que será tomada em 2014.

Saúda-se o surgimento desta companhia de cruzeiros que se apresenta com cores bem conhecidas de outrora e que vai fazer reviver memórias de muitos portugueses em particular. Este impacto não será apenas relevante para o mercado português, mas também para outros mercados europeus, do norte e orientais onde tradicionalmente estes navios operavam.



Rui Alegre, na segunda parte da entrevista ao portal infoCruzeiros, fala da sua participação em todas as atividades da sua companhia de cruzeiros, desde o planeamento, reconstrução, comunicação e comercialização dos seus navios.

Nas palavras de Rui Alegre vão ser despendidos mais de 20 milhões de euros, com um upgrade muito grande e os navios irão ficar como nunca estiveram, devolvendo-lhes a sua dignidade que merecem.


 
Chaminé do Porto (ex-Arion)

Para levar este projeto adiante, o armador vai contar com cerca de 500 pessoas, onde dará especial atenção ao entretenimento, aos produtos a comercializar, à comida, excursões. Tem como Missão não falhar e convencer os antigos cruzeristas a voltarem, ao mesmo tempo que vai tentar alargar a base de clientes e baixar a faixa etária dos seus clientes. 

O Funchal terá um grande “happening”, que passa pela homenagem do navio, por trazer os grandes operadores internacionais, e ao mesmo tempo dizer a Portugal que têm agora e de novo o Funchal vivo. Para Rui Alegre os quatros navios têm uma grande missão “servir e surpreender os seus clientes”.

2 comentários:

antonio medeira disse...

Parabéns sou fan dos vossos cruzeiros , já viajei várias vezes no Arion, e gostei muito, ambiente familiar e muito boa comida, agora renovados os navios da Internacional Cruises, gostaria de receber todas as novidades da nova companhia

f. nascimento disse...

Fico muito contente por ter o " FUNCHAL " de volta.
Fiz duas viagens nele há uns anos atrás. Uma de Lisboa a Fortaleza e outra de Lisboa a Santos.
Por deferência especial na viagem a Fortaleza ficámos instalados na suite que era usada pelo Américo Tomás. Sem aumento de preço.
Vou ficar atento aos vossos programas.
Fernando Nascimento ( 72 anos - Estoril )