Nos dias 04, 05 e 06 de Setembro o navio de cruzeiros Athena realizou três escalas nos Açores, respetivamente na Praia da Vitória (7h00-22h00), Horta (6h15-19h10) e Ponta Delgada (7h20-18h00). As mesmas inseriram-se num itinerário de 17 dias que teve início em Zeebrugge, na Bélgica, e que terminou na cidade francesa de Marselha, com visitas a Falmouth, Corunha, Funchal, Tangiers e Barcelona, para além das já referidas ilhas açorianas.
Construído nos estaleiros suecos Götaverken, o então designado Stockholm entrou ao serviço da já extinta companhia Swedish American Line, no longínquo ano de 1948. Depois de pertencer a interesses suecos, passou a integrar a frota do armador VEB Deutsche Seereederei, da ex RDA, o que resultou na alteração de nome para Volkerfreudschaft.
Em função dos vários armadores que o operaram durante os seus 64 anos de existência, assumiu ainda as designações de Volker, Fridtjof Nansen, Surriento, Itália I, Itália Prima, Valtur Prima e Caribe. Em 2004, foi adquirido pelo recentemente falecido armador grego George Potamianos, que o colocou ao serviço da frota da Classic International Cruises, com o nome da deusa grega da guerra, da sabedoria e patrona de Atenas.
Após várias alterações ao nível de designação, armador, e estética, o atual Athena é um navio bem diferente da época em que foi inaugurado. Continua, todavia, com os seus originais 160 metros de comprimento, 21 metros de largura e 8 metros de calado. Presentemente tem capacidade máxima para 500 hóspedes, com 280 tripulantes e possui 7 decks para passageiros, num total de 277 cabines, 230 das quais são exteriores e 47 interiores.
É um dos mais antigos navios de cruzeiro a navegar e tem um longo e famoso historial, fundamentalmente pela envolvência directa no trágico acidente com o paquete italiano Andrea Doria, em 1956, do qual resultou o afundamento deste último.
Não obstante a assinalável longevidade, o Athena é um navio que obedece a todas as exigências do protocolo SOLAS 2010 e continua a granjear interesse por parte de muitos passageiros saudosistas dos antigos navios transatlânticos e que não se sentem cativados pelos actuais resorts flutuantes.
Em relação às habituais comodidades a bordo, começamos por destacar que o Athena apresenta um perfil contemporâneo e apelativo, capaz de cativar todos aqueles que nele tiverem oportunidade de realizar um cruzeiro. Num navio com uma ambiência muito própria, muito contribuem espaços acolhedores, funcionais e apelativos como são os casos do salão Lotus, o bar Sirenes, a discoteca Muses e o restaurante Olissipo, o átrio central ou o salão Calypso Show. Realce ainda para a piscina e jacuzzi a bordo, bem como para o tradicional promenade deck e zona comercial.
A maioria dos turistas a realizar a presente viagem é de nacionalidade belga, turistas esses que tiveram oportunidade de conhecer com algum detalhe algumas das nossas ilhas em virtude do prolongado tempo de estadia que o navio realizou em qualquer das três cidades açorianas.
Como é hábito, gostaríamos de saudar os habituais colaboradores do blogue e agradecer mais uma vez as contribuições para o mesmo.
Fotos do Athena em Ponta Delgada (2012/09/06)
Fotos do Athena na Horta (2012/09/05)
Fotos do Athena na Horta (2012/09/05) - Blogue Porto da Madalena
Fotos do Athena na Praia da Vitória (2012/09/04)
Memórias: Athena
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