domingo, 18 de setembro de 2011

Memórias: Athena



Nos dias 19, 20 e 21 de Setembro estão programadas três escalas do navio de cruzeiros Athena nos Açores, respectivamente na Horta (9:00-23:00h), incluindo excursões na Ilha do Pico, Praia da Vitória (8:00-22h) e Ponta Delgada (8:00-18:00h). As mesmas inserem-se num itinerário de 15 dias que teve início em Dover e irá terminar na cidade francesa de Nice, com visitas a Falmouth, Funchal, Gibraltar e Menorca, para além das já referidas ilhas açorianas.


Construído nos estaleiros italianos Varco Chiapella, o então designado Stockholm entrou ao serviço da já extinta companhia Swedish American Line no longínquo ano de 1948. Depois de pertencer a interesses suecos, passou a integrar a frota do armador VEB Deutsche Seereederei, da ex RDA, o que resultou na alteração de nome para Volkerfreudschaft.


Em função dos vários armadores que o operaram durante os seus 63 anos de existência, assumiu ainda as designações de Volker, Fridtjof Nansen, Surriento, Itália I, Itália Prima, Valtur Prima e Caribe. Em 2004, foi adquirido pelo conhecido armador grego George Potamianos, que o colocou ao serviço da frota da Classic International Cruises, com o nome da deusa grega da guerra, da sabedoria e patrona de Atenas.


Após várias alterações ao nível de designação, armador, estética e motorização, o actual Athena é um navio bem diferente da época em que foi inaugurado. Continua, todavia, com os seus originais 160 metros de  comprimento, 21 metros de largura e 8 metros de calado.


Presentemente tem capacidade máxima para 640 hóspedes, com 280 tripulantes e possui 7 decks para passageiros, num total de 277 cabines, 230 das quais são exteriores e 47 interiores.
É um dos mais antigos navios de cruzeiro a navegar e tem um longo e famoso historial, fundamentalmente pela envolvência directa no trágico acidente com o paquete italiano Andrea Doria, em 1956, do qual resultou o afundamento deste último.


Não obstante a assinalável longevidade, o Athena é um navio que obedece a todas as exigências do protocolo SOLAS 2010 e continua a granjear interesse por parte de muitos passageiros saudosistas dos  antigos navios transatlânticos – aliás era esta a sua configuração original – e que não se sentem cativados pelos actuais resorts flutuantes.


Em relação às habituais comodidades a bordo, começamos por destacar que o Athena apresenta um perfil contemporâneo e apelativo, capaz de cativar todos aqueles que nele tiverem oportunidade de realizar um cruzeiro. Num navio com uma ambiência muito própria, muito contribuem espaços acolhedores, funcionais e apelativos como são os casos do salão Lotus, o bar Sirenes, a discoteca Muses e o restaurante Olissipo, o átrio central ou o salão Calypso Show. Realce ainda para a piscina e jacuzzi a bordo, bem como para o tradicional promenade deck e zona comercial.


A maioria dos passageiros do presente itinerário turístico é de nacionalidade sueca, turistas esses que terão oportunidade de conhecer com algum detalhe algumas das nossas ilhas, em virtude do prolongado tempo de estadia que o navio realiza em qualquer das três cidades onde vai atracar.


Referência final para o facto da Classic International Cruises apostar forte em alguns itinerários que contemplam visitas a mais do que uma ilha do nosso arquipélago, algo que se vai voltar a verificar no próximo ano de 2012.

Fonte: Youtube

Sem comentários: