terça-feira, 11 de setembro de 2012

Balmoral em escala Extraordinária

Texto Adaptado. Fonte: Facebook Portos dos Açores


Ponta Delgada recebeu neste 11 de Setembro o navio de cruzeiros Balmoral, da conhecida companhia Fred Olsen Cruise Lines. Com 1187 passageiros a bordo, maioria de nacionalidade britânica, realiza uma visita não programada que ocorre no âmbito de um itinerário de 28 dias denominado Canada’s Eastern Seaboard.

Este cruzeiro teve início no passado dia 4 de Setembro, em Southampton, e contempla um extenso périplo por várias cidades da costa leste canadiana. Contudo, a previsão meteorológica em rota entre a Irlanda e o Canadá revelou-se bastante adversa optando o navio rumar aos Açores. Proveniente de Cork, chegou pelas 09h15 horas, tendo zarpado pelas 16h00 horas com destino ao Quebec.



Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988 com a designação Crown Odyssey. Integrou então a frota da já extinta companhia grega Royal Cruise Line, armador que mais tarde passou a pertencer ao grupo Kloster, liderado pela Norwegian Cruise Line. Passou a designar-se Norwegian Crown e navegou com as cores da NCL até 2006, embora tenha passado 3 anos fretado à Orient Lines.

Adquirido pelo seu atual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na atualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento (todos os 4 navios da Fred Olsen foram aumentados da mesma forma). Presentemente, o Balmoral mede 218m de comprimento por 28,2m de largura, 6,8m de calado, possuiu 43,537 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes. Com 10 decks de passageiros, disponibiliza 744 cabines, das quais 562 têm vista para o exterior e 182 são interiores. Destaque para o facto de o navio dispor de 91 cabines individuais.


Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio possuiu uma decoração elegante e sóbria, proporcionando um ambiente confortável e agradável em espaços como o Observatory Lounge, Braemar Room, Morning Light Pub ou o Neptune Showlounge. A nível da restauração a referência de destaque vai para o belíssimo Ballindalloch Restaurant, ainda que o Avon Restaurant ou o Spey Restaurant também primem por uma ambiência muito apelativa. Nos restantes aspectos, o navio apresenta os habituais espaços de lazer, como piscinas, SPA, ginásio, casino ou biblioteca.

Refira-se, por curiosidade, que este navio ostenta o nome do famoso castelo propriedade da rainha Elizabeth II, residência privada da monarca britânica na Escócia.

Este navio foi o "padrinho de batismo" deste blogue, tendo protagonizado o primeiro post do mesmo aquando da sua última escala em Ponta Delgada a 30 de Setembro de 2009.



Para o próximo ano, o Balmoral tem já programado 3 escalas nos Açores, duas no mês de Maio e uma em Dezembro. 

Fotos do Balmoral em Ponta Delgada (2012/09/11) 
Site Oficial do Balmoral

Sem comentários: