sábado, 29 de setembro de 2012

Delphin - O Primeiro Navio de Cruzeiros no Novo Cais Norte da Horta


Depois de chegar ao novo Cais Norte do Porto da Horta pelas 23h00 de quinta-feira, o Delphin, primeiro navio de cruzeiros a atracar neste terminal, efectuou escala durante Sexta-Feira e Sábado, tendo partido rumo a Ponta Delgada pelas 21h10. Este navio, da operadora alemã Passat Kreuzfahrten, termina na cidade Micaelense um cruzeiro que se iniciou em Hamburgo a 19 do corrente com 307 passageiros a bordo, tendo visitado Falmouth e Leixões antes de realizar 3 escalas na Região.


De recordar que esta nova infraestrutura na Horta está neste momento a ser intervencionada para que a sua quota de profundidade passe dos actuais -6 metros para os -8,5 metros. 


No dia 2 de Outubro, o ex navio da União Soviética inicia novo itinerário, que contempla visitas à Horta (com possibilidade de excursões no Pico e São Jorge) e Praia da Vitória, finalizando a viagem a 10  de Outubro em St. Cruz de Tenerife. 


Numa nota divulgada no seu Facebook, a Portos dos Açores realça que com um total de 5 escalas no arquipélago, "a realização deste turnaround parcial em Ponta Delgada é de grande importância para a dinâmica que se pretende implementar no futuro, com cada vez mais navios a findarem/iniciaram cruzeiros na Região".


 
Inaugurado em Janeiro de 1975, foi construído na Finlândia pelos estaleiros Wartsila, em Turku, então com o nome Byelorussiya. Foi o primeiro navio da classe Byelorussiya/Gruziya, classe esta que integrava um total de 5 navios ferry para serviço doméstico operados pela companhia estatal soviética Baltic Shipping Company. Em 1986 foi convertido em navio de cruzeiros o que implicou a adaptação da zona destinada aos automóveis em áreas públicas e camarotes. Entre 1987 e 1992 esteve ao serviço da CTC Cruises, efetuando viagens na Europa e Oceânia.


Como curiosidade, refira-se que à cerca de vinte anos atrás, quando se encontrava numa doca seca em remodelações, o Byelorussiya teve um estranho acidente pois desprendeu-se dos suportes que o sustentavam, situação que causou consideráveis danos e que obrigaram a que o navio fosse sujeito a ainda mais reparações. No ano seguinte passou a designar-se Kazakhstan II e até 1998 integrou frotas de vários operadores que não tiveram grande sucesso na indústria de cruzeiros.


Neste ano foi adquirido pela Dolphin Maritime e batizado com a atual designação, tendo passado a operar ao serviço da companhia Hansa Kreuzfahrten até 2010, altura que a empresa germânica declarou falência. Em 2011 foi adquirido pela recém-criada Passat Kreuzfahrten, operadora alemã associada a capitais indianos.

 
Com 156 metros de comprimento, 22 metros de largura e 6,2 metros de calado, possui 16,331 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 474 turistas e 234 tripulantes. O navio comporta 7 decks para passageiros, com um total de 237 cabines, 128 das quais têm vista para o exterior e 109 são interiores.


Quanto a comodidades a bordo e áreas públicas, salientamos que o navio dispõe de vários bares e salões como o Lido, Pool, Delphin, Sky Club, Wein e o Pinguin Salon. A nível da restauração inevitável destaque para o restaurante Pazifik, único a bordo. Em relação às restantes valências, o Delphin possui uma piscina, uma zona de lojas e SPA com Solarium.

Fonte: Youtube

No próximo ano, o Delphin volta aos mares açorianos para mais 4 escalas entre os dias 20 e 23 de Abril.


O blogue agradece ao Miguel Nóia (mais uma vez) a sua colaboração, neste dia especial para o porto da Horta.

Fotos do Delphin na Horta (2012/09/29)
Delphin na Praia da Vitória (2012/09/27) 
Página Oficial do Delphin
Página Oficial da Passat Kreuzfahrten

Sem comentários: