quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Memórias: Oceana

É já hoje que o navio de cruzeiros Oceana, do armador inglês P&O Cruises, realiza a primeira escala nas Portas do Mar, não obstante já nos ter visitado no período anterior à construção daquele empreendimento. Proveniente de Charleston, na Carolina do Sul, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar as paradisíacas Caraíbas, bem como algumas cidades da costa sul e leste dos EUA. Com 1937 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se a chegada a Ponta Delgada pelas 13.15 horas e estima-se que cá permaneça até às 19.00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.


Construído nos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone, Itália, foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca. Dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O e designado Oceana. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações, situação que, acrescente-se, ainda hoje se mantém.
 

Como principais características, salientamos os seus 261 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, desloca 77,499 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2200 passageiros com 890 tripulantes. Possui 10 decks de passageiros, com 975 cabines, 603 com vista para o exterior e 372 interiores.
 

Diferente de alguns navios de P&O Cruises, que não são "child friendly", este Oceana permite a presença de crianças nos seus cruzeiros e proporciona especial atenção nas actividades para os mais novos. Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio ostenta uma decoração contemporânea mas claramente direccionada para o mercado britânico. As principais áreas públicas são muito apelativas e cuidadosamente decoradas, ao mesmo tempo que proporcionam ao hóspede uma ambiência acolhedora e descontraída.

 


O destaque inicial vai para o amplo átrio central, local privilegiado para actividades várias e onde se concentram alguns importantes serviços no navio, como a recepção, lojas e o serviço shore excursions. Também destacamos os bares Yatch & Compass Bar, Tiffany’s, Magnun’s, Winner’s e o Le Club como os mais populares a bordo.


No que concerne à restauração, o Oceana proporciona diversos espaços para os seus hóspedes poderem apreciar uma agradável refeição. Os principais restaurantes são o Adriatic e Ligurian, ambos com capacidade para 500 pessoas. Realce para o panorâmico The Plaza, um buffet self-service e ainda para o Horizon Grill e Riviera Pool, locais propícios para os amantes de fast-food. Acresce mencionar o Café Jardin e o Frankie’s Bar & Grill, como locais alternativos e com refeições mais ligeiras.




Nas restantes comodidades, habituais referências para as 4 piscinas, 5 jacuzzis, o Monte Carlo Club Casino, o Ocean SPA, a biblioteca e o teatro Starlights.
 

Será a segunda de doze escalas este ano de navios de cruzeiros da P&O Cruises, operadora que a 4 de Abril nos visita, em escala inaugural, com a sua mais recente aquisição, o Adonia.

P&O Cruises

Sem comentários: