sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Memórias: Marco Polo


Os Açores recebem este fim-de-semana o navio Marco Polo, ao serviço da Cruise & Maritime Voyages. No Sábado o navio irá fundear junto ao porto da Horta (Faial) e no Domingo está nas Portas do Mar em Ponta Delgada (São Miguel). Serão as primeiras 2 escalas de 5 que este navio clássico tem previstas realizar em 2012 na região. Aproveitamos a ocasião para recordar um pouco da história deste navio.

Texto e Fotos: André Moura (ACC)

Categoria: ***
Operadora: Cruise & Maritime Voyages
Tonegagem: 22,080 t
Comprimento: 176.28m
Boca: 23,60m
Calado: 8,17m
Potência: 2x Sulzer Diesel 14,444kw
Velocidade de serviço: 19,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 820
Elementos de Tripulação: 356

Oficiais: Escandinavos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas


Ficha Técnica Adicional: Paulo Peixoto
Nome: Marco Polo   
IMO: 6417097
Indicativo de Chamada: C6JZ7
Número de MMSI: 308693000
Bandeira: Bahamas
Porto de Registo: Nassau
Operadores: Global Cruise Lines Ltd.- Pireu, Grécia
Ano de Construção: 1965
Data de Entrada ao Activo: 14/08/1965
Estaleiro: VEB Mathias- Thesen Werft- Wismar, Republica Democratica da Alemanha. Casco #126
Comprimento Fora a Fora: 176,28 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 155,00 metros
Boca Máxima: 23,63 metros
Pontal: 13,49 metros
Calado: 8,20 metros
Arqueação Bruta: 23,080 toneladas
Arqueação Liquida: 9,081 toneladas
Porte Bruto: 5,180 toneladas
Número de Convés: 4
Número de Cabines: 425
Número de Camas: 922
Número de Tripulantes: 450
Potência de Máquinas Principais: 21,000 hp (15,446 kw)
Potência de Máquinas Auxiliares: 3,720 kw
Velocidade de Cruzeiro: 20,50 nos
Potência de Geradores Auxiliares: 2,560 kw
Potência de Thruster: 1,224 bhp (900,00 kw)

Nome Anterior: Aleksandr Pushkin (1965-1991)

Entre 1964 e 1972, a ex União Soviética encomendou cinco navios de passageiros aos estaleiros Mathias-Thesen, em Wismar, na então Alemanha Oriental. O primeiro designado como Ivan Franko, construído em 1964 operou até 1997, o segundo Aleksandr Pushkin, entregue em 1965 e ainda a navegar, Taras Shevshenko, construído em 1967 terminando a carreira em 2005, foi o terceiro, Shota Rustaveli, que iniciou a actividade em 1968 e terminando-a em 2003, o quarto e, já na década de 70, o último desta classe Mikhail Lermontov, construído em 1972 mas que, por via de se ter afundado em 1986, acabou por ter um período de existência muito curto.

Aleksandr Pushkin


A classe Ivan Franko, como assim ficou conhecida, servia duas das principais companhias soviéticas de então, a Black Sea Steamship Co, sediada em Odessa, na actual Ucrânia e a Baltic Steamship Co, com sede em Lenningrad, actual St. Petersburgo, na Rússia.


O agora Marco Polo, o único sobrevivente da sua classe, começou a navegar com o nome de Aleksandr Pushkin para a Baltic Shipping Co no verão de 1965, fazendo uma série de cruzeiros antes de ser colocado na rota transatlântica de carreiras regulares entre Leninegrado e Montreal na primavera do ano seguinte. Destaque-se a interessante lotação do barco, 116 passageiros em primeira classe e 650 em turística… o que dá que pensar onde estaria o sentido de igualdade entre os camaradas soviéticos?! A partir de 1975 este navio realizava apenas cruzeiros e em 1979 foi alugado à companhia alemã Transocean Tours, num charter que durou cinco anos. Em 1985, foi transferido novamente para interesses russos, nomeadamente para a Far Eastern Shipping Co de Vladivostok.


Nos anos seguintes, fez cruzeiros para a CTC Lines, uma empresa britânica mas com interesses soviéticos, cruzeiros esses que ligavam a Europa à Austrália. Após um curto período em lay-up em Singapura, foi vendido em 1991 à Shipping and General (Orient Lines) e enviado para a Grécia com vista a efectuar uma grande remodelação, facto que acabou por demorar quase três anos.

Marco Polo (Orient Lines)


Desde então, e já com o nome actual, o Marco Polo tem sido um barco muito popular junto do mercado alemão e inglês, não só pelo saudosismo que as suas linhas clássicas apresentam mas também pelos itinerários não tão convencionais que realiza.


Em 1998, a Norwegian Cruise Line adquiriu a Orient Lines mas apesar de tal situação o Marco Polo manteve intactos os propósitos que estão na base da sua operação. Em 2007, o navio foi vendido à Global Maritime of Greece, de quem foi posteriormente fretado novamente à Transocean Tours.
No presente, o Marco Polo iniciou oficialmente a 2 de Janeiro de 2010 novos cruzeiros com na sua actual operadora britânica, a Cruise & Maritime Voyages cujo principal mercado alvo será o inglês, com os itinerários a partirem com maior frequência em Tillbury, na cidade de Londres.

 Marco Polo (Cruise & Maritime Voyages)


Primeiro com nome de um dos maiores vultos da poesia russa, quer agora com o nome do grande viajante que foi o italiano Marco Polo, é sempre uma excelente oportunidade de rever no nosso porto este belo exemplar dos navios com as linhas clássicas dos anos 60/70, cada vez mais condenados a desaparecer face aos “gigantes” que são lançados no mercado todos os anos.


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