terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Memórias: Aurora


Voltamos hoje a abordar um navio que na próxima 5ª feira, dia 15 de Dezembro, volta a visitar Ponta Delgada: o navio de cruzeiros Aurora, da companhia centenária britânica, P&O. A sua passagem na Região está inserida numa viagem de 36 noites às Caraíbas, sendo Ponta Delgada o último porto de escala antes do término do cruzeiro em Southampton. Esta é a última de 4 escalas deste navio no nosso porto em 2011. A sua chegada está prevista para as 07h00 e a partida para as 19h00.



Categoria: ****
Companhia: Carnival Corp.
Operadora: P&O Cruises
Construtor: Meyer Werft - Papenburg   (Alemanha)
Ano  de Construção: 2000
Tonegagem: 76,152 t
Comprimento: 270m
Boca: 32m
Calado: 7,9m
Potência: 4x MAN B&W 14V48/60 diesels combinado 58,800 kW
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2628
Elementos de Tripulação: 886
Oficiais: Britânicos
Vida  a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermuda

 

Claramente vocacionado para o mercado britânico, o Aurora é uma das referências da P&O Cruises, pois a sua concepção, quer exterior, quer principalmente interior, reflecte os padrões de conforto e entretenimento tão ao gosto dos ingleses.

 
Não obstante esse evidente facto, o navio não foi construído em terras de Sua Majestade mas sim na Alemanha, o que gerou alguma críticas na altura da encomenda, como aliás já tinha sucedido anos antes com o Oriana


O que também não ajudou muito a esta controvérsia foi que o Aurora, após a entrada em serviço em Maio de 2000, sofreu vários problemas. Ao ser baptizado em 27 de Abril de 2000 pela Princesa Ana, a garrafa de champanhe não quebrou no casco, um claro sinal de má sorte entre os homens do mar. Também sofreu com problemas de motor durante a sua viagem inaugural, que foi cancelada depois de dezoito horas de navegação.




Salientamos que, apesar destes revezes já ultrapassados, estamos perante um paquete de inegável categoria, com a elegância que as linhas clássicas lhe conferem, onde é proporcionado ao turista um ambiente de elevado requinte e distinção, bem ao jeito britânico.


Ao contrário do Arcadia ou do Oriana, o Aurora é um navio child-friendly, ou seja, as crianças são permitidas a bordo. No entanto, os dados revelam que a generalidade dos passageiros a bordo são casais acima dos 50 anos.


No que concerne a comodidades, as cabines do navio são de inequívoca categoria. A sua principal sala de jantar Alexandria sobressai ao nosso olhar, onde é notória a decoração elegante e cuidada. Também o restaurante Medina merece uma atenção especial por se tratar de um espaço muito apelativo. Ainda ao nível da restauração, merecem igual destaque o buffet The Orangery e o célebre Café Bordeaux, locais verdadeiramente acolhedores e com um serviço impecável, com a chancela da categorizada P&O.


Noutro nível, realce para os habituais locais de lazer como as piscinas e jacuzzis, salões, bares, sala de espectáculos ou SPA. Mais uma vez o bar Anderson’s é o nosso favorito salão abordo, isto porque o seu requinte e luxo conjugam-se para proporcionar uma ambiência de elite, só possível na P&O ou na sua rival Cunard!


Podemos considerar o Aurora como um visitante assíduo de Ponta Delgada. Com efeito,temos (e apenas desde 2005) registadas escalas a:

      - 24 Agosto 2005
      - 9 Novembro 2005
      - 10 Janeiro 2006
      - 12 Outubro 2006
      - 21 Dezembro 2006 
      - 19 Abril 2007
      - 10 Abril 2009
      - 19 Outubro 2010
      - 5 Janeiro 2011
      - 11 Abril 2011
      - 17 Abril 2011


Este navio volta a visitar Ponta Delgada em 2012, com 2 escalas previstas para Abril e Novembro. Será provavelmente o ano de maior número de escalas de sempre da P&O Cruises nos Açores, estando previstas 11 escalas em Ponta Delgada e 1 na Horta.

2 comentários:

VMF disse...

Excelente artigo, bem merecido para um dos navios de passageiros mais elegantes presentemente en servico, um navio cheio de caracter e personalidade.... Um dos meus preferidos.... Para quando a integracao de um "duck tail"... espero que nunca

Abraco
Vitor

BERMAXO disse...

Excelente trabajo de informacion de este hermoso crucero asi consigues que alguien se anime y se de un viaje de placer un abrazo desde las islas