terça-feira, 30 de novembro de 2010

Memórias: Crystal Serenity


Foto: ShipParade 

Um dos mais luxuosos navios de cruzeiro da actualidade fará escala no próximo dia 3 de Dezembro, em Ponta Delgada, no terminal das Portas do Mar. Esta visita do Crystal Serenity, está integrada num itinerário que se inicia em Lisboa e termina em Miami.

 

Categoria: *****
Companhia: Crystal Cruises
Operadora:
Crystal Cruises
Construtor: Chantiers de L'Atlantique (França)
Ano de Construção: 2003
Tonegagem: 68,870 t
Comprimento: 250m
Boca: 34m
Calado: 7,6m
Potência: 2x Diesel-Electric Pods combinado 15,400 kW
Velocidade de serviço: 22 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1100
Elementos de Tripulação: 650
Oficiais: Escandinavos
Vida a bordo: Luxo
Bandeira: Nassau, Bermuda

O navio foi entregue à Crystal Cruises em 2003, pelos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em St. Nazaire. O Crystal Serenity mede 250 metros de comprimento, 34 metros de largura, desloca 68,870 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1100 passageiros com 650 tripulantes. Possui 9 decks de passageiros, com 550 cabines, 466 das quais têm varanda privada.


Considerado pelos analistas da especialidade como dos poucos navios capazes de proporcionar a sensação de estarmos num navio enorme mas com uma ambiência própria dos navios mais intimistas, este Crystal Serenity traduz-se num requintado conjunto estético, quer exterior, quer, principalmente, interior.
Destina-se a um mercado muito selecto, que privilegia o luxo, a excelente comida, um serviço altamente qualificado e que visa desfrutar de um ambiente tranquilo e de verdadeiro bem-estar.


Fotos: ShipParade

Em função destes propósitos, as comodidades a bordo reflectem os elevados patamares de qualidade, onde o bom gosto e requinte imperam em todas as áreas públicas. De entre os vários espaços, destacamos a Crystal Plaza, Galaxy Lounge, The Bistro, Lido Café, Avenue Lounge, Hollywood Theatre, Pulse Disco, Computer University @ Sea, o magnífico Palm Court e os restaurantes Crystal Dining Room, Silk Road e Prego Italian. Salientamos ainda o promenade deck, diferente de qualquer outro navio, pois não tem as lanchas salva-vidas suspensas, o que permite uma visibilidade única a partir de uma das áreas mais nobres do exterior do navio.


Fotos: ShipParade

Por todos os predicados acima mencionados, estamos perante um dos navios mais luxuosos do mercado actual, merecendo, por isso, uma atenção especial de todos aqueles que passarem na avenida marginal de Ponta Delgada.
 
Fonte: YouTube

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Memórias: Saga Pearl II


É, com grande expectativa, que aguardamos a estreia do navio de cruzeiros Saga Pearl II na próxima 4ª feira, dia 1 de Dezembro, não apenas por se tratar de uma escala inaugural, mas também porque este navio está a realizar um cruzeiro intitulado “Portugal and the Atlantic Isles”, com um itinerário que visita 7 portos nacionais, 3 dos quais açorianos.
 

Esta realidade vem mostrar que os operadores internacionais, e neste caso a Saga Shipping, procuram novos roteiros que privilegiam Portugal como destino, incluindo os Açores com grande peso nesse percurso.
    

Categoria: ****
Companhia: SAGA Group
Operadora: SAGA Shipping
Construtor: Howaldtswerke-Deutsche Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 1981
Tonegagem: 18,591 t
Comprimento: 164m
Boca: 22m
Calado: 6,1m
Potência: 2x Diesel-Electric Sulzer - Wärtsilä combinado 15,400 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 446
Elementos de Tripulação: 252
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bermuda



Construído em 1981 nos estaleiros Howaldtswerke-Deutsche Werft, em Hamburgo, na Alemanha, o Saga Pearl II mede 164 metros de comprimento, 22 metros de largura, desloca 18,591 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 446 passageiros com 252 tripulantes. Este navio, que iniciou a sua actividade ao serviço da Saga em Março de 2010, possui um total de 253 cabines, distribuídas ao longo de 6 decks para passageiros, 60 das quais são destinadas a uma só pessoa.
    
Apesar de ser uma escala inaugural, não o é em termos absolutos pois este navio já nos visitou anteriormente, embora pertencendo de outros armadores e com outras designações, primeiro como Astor, depois como Arkona e mais recentemente como Astoria.
 
Fonte: Youtube - RTP Açores - Última escala do navio como Astoria em Ponta Delgada

O navio enquadra-se na política habitual da companhia, visto as suas áreas públicas privilegiarem elevados padrões de qualidade, ambiência intimista própria de um navio de pequenas dimensões e hóspedes na faixa etária acima dos 50 anos. Antes de iniciar a sua actividade ao serviço do operador britânico, foi sujeito a uma grande remodelação, que custou cerca de 20 milhões de libras esterlinas, remodelação essa necessária para se tornar um navio com a assinatura da Saga!
 

A sua decoração foi melhorada, com destaque para a utilização de madeiras nobres nas áreas públicas. Estas áreas foram significativamente aumentadas e a companhia decidiu acrescentar um novo espaço: a biblioteca. Para além desta adição, o nosso destaque vai para o salão Discovery e para o Shackleton’s Bar.
    

Apesar de estar quase com 30 anos, o remodelado Saga Pearl II, apresenta-se um navio de categoria assinalável, mas dirigido basicamente ao mercado britânico e a uma faixa etária específica. Com a sua chaminé muito peculiar, este navio trará, às três cidades açorianas que visita, um colorido diferente nos primeiros dias do último mês de 2010.


Fonte: Youtube

A sua chegada aos portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória (dias 1, 2 e 3 de Dezembro respectivamente) está prevista para as 8h00, estando as saídas agendadas para as 17h00. O Saga Pearl II regressa ao porto de Ponta Delgada já em Março de 2011. Em Fevereiro de 2012 volta a visitar os 3 principais portos Açorianos.


Saga Holidays
Lista de Escalas previstas para os Açores em 2011
Lista de Escalas previstas para os Açores em 2012

domingo, 28 de novembro de 2010

Catálogos 2011-2012 do Grupo Royal Caribbean International

A Melair, representante em Portugal de algumas das companhias de cruzeiros do Grupo Royal Caribbean Cruises Ltd. (nomeadamente Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Club Cruises), lançou recentemente os novos catálogos e panfletos em Português referentes à temporada 2011-2012. Estes estão disponíveis através das ligações na nossa secção de Catálogos e Panfletos.


A Royal Caribbean (RCCI) continua a apostar na divulgação e venda de viagens nos maiores navios de cruzeiro do mundo: os gémeos Oasis e Allure Of The Seas. Ambos têm como porto base Fort Lauderdale, na Flórida,  e apresentam itinerários pelas Caraíbas Ocidentais (Oasis) e Caraíbas Orientais (Allure). Estes dois imensos navios permitem à RCCI libertar outros navios da sua frota para novas rotas. (Página 46 e 48 do catálogo RCCI).


De facto a RCCI continua a cimentar a sua aposta na Europa com a manutenção a tempo inteiro do Independence Of The Seas em itinerários Europeus e a deslocação na época alta do Liberty Of The Seas, também este da classe Freedom. O Liberty terá como porto base Barcelona, operando a partir de Abril com cruzeiros de 4, 5 e 7 noites até Outubro (páginas 32 e 35 do catálogo da RCCI). Por seu turno o Independence manter-se-á em Southampton como porto base para itinerários às Canárias, Madeira e Mediterrâneo (itinerários não incluídos no catálogo RCCI).

A presença de navios da RCCI na Europa incluí também 4 navios da classe Voyager: o Voyager of The Seas, Adventure OTS, Navigator OTS e Mariner OTS. O Voyager tem de Maio a Outubro um itinerário único a partir do seu porto base Veneza. À semelhança de 2010, o Adventure continuará com itinerários à saída de Málaga e Maio a Outubro. Por fim, tanto o Navigator como o Mariner têm itinerários à saída de Roma. (Páginas 33 a 38 do catálogo RCCI) O Navigator ficará na Europa após o término da época alta, prosseguindo com cruzeiros a partir de Barcelona (não incluídos no catálogo RCCI).


A aposta em navios mais intimistas no Mediterrâneo faz-se sentir com navios da classe Vision. São vários os itinerários programados para o Grandeur Of The Seas (com saídas de Palma de Maiorca), Splendour OTS (Veneza) e Vision OTS (Istambul). O Brilliance OTS (Barcelona) é o navio da classe Radiance, também ele com itinerários no Mediterrâneo. (Páginas 34 a 38 do catálogo RCCI)

O Brilliance é também a aposta da RCCI para os cruzeiros de 7 e 12 noites no Médio Oriente a partir do Dubai, nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro. (Página 39 do catálogo RCCI)


No que diz respeito aos cruzeiros pelo Norte da Europa, a RCCI colocou o Vision OTS (a partir de Copenhaga, Estocolmo e Oslo) e o Jewel OTS (porto base Harwich) nesses itinerários pelo Báltico, Fiordes e Ilhas Britânicas. (Páginas 40 e 41 do catálogo RCCI)

A RCCI não oferece saídas regulares a partir de portos Portugueses, facto que não poderá ser dissociado da aposta que tem sido feita pela sua subsidiária Pullmantour no mercado Português. A aposta da RCCI passa por cativar os cruzeiristas Portugueses para os seus itinerários acima referidos. No entanto a RCCI está a comercializar 3 cruzeiros com saída de Lisboa e 1 com destino final em Lisboa (cruzeiros que não estão incluídos no catálogo da RCCI). Tratam-se de cruzeiros de reposicionamento na Europa:

Partida a 4 Abril 2011
Lisboa, Gibraltar, Cartagena, La Valleta, Split, Veneza

Partida a 18 Abril 2011
Vision Of The Seas - 11 noites
Lisboa, La Corunha, Gijon, Bilbao, La Rochelle, Brest, St. Peter Port, Le Havre, Southampton

Partida a 7 Novembro 2011
Vision Of The Seas - 11 noites
Istambul, Kusadasi, Alexandria, Cagliari, Málaga, Cádiz, Lisboa

Partida a 18 Novembro 2011
Vision Of The Seas - 14 noites
Lisboa, Las Palmas, Tenerife, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos


De referir que no catálogo 2011-2012 da RCCI são também publicitados cruzeiros (para além dos já referidos itinerários nos navios da classe Oasis) nas Caraíbas e Bahamas (páginas 42 a 51), Alasca (64 e 65), Américas, Ásia e Pacífico Sul (páginas 52 a 63) e Transatlânticos (páginas 62 e 63). No âmbito destes últimos, Ponta Delgada receberá as escalas do Jewel OTS (em Maio) e do Voyager OTS (em Maio e Novembro).

Para alguns itinerários, a RCCI tem em vigor uma campanha de reservas antecipadas até à próxima terça-feira, 30 de Novembro (ver panfleto).

Para mais informações sobre estes e outros itinerários, bem como preços actualizados visite o site da RCCI e/ou contacte o seu agente de viagens.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Memórias dos Açores: Batalha Naval no Mar dos Açores

Texto Integral: Maresias, I Volume, Goulart Quaresma, 1999 (páginas 145 a 147)

Navio de dois canos atingido e... submarino ao fundo


Pela Union Castle Mail Steam Ship Co. Ltd. de Londres foram encomendados, em 1928, dois navios que foram baptizados de "Durban Castle" e "Llangibby Castle". Este último era um paquete de dois canos com 11951 toneladas de arqueação bruta, 147,97 metros de comprimento, 20,17 metros de boca e 10,97 metros de calado.
Tinham capacidade para 250 passageiros em 1ª. classe e 200 em classe única. Eram propulsionados por dois motores Diesel de 8500 cavalos-vapor que impulsionavam duas hélices de 3 pás conferindo-lhes a velocidade de 16 nós.


Com a entrada do Reino Unido na II Guerra Mundial o "Llangibby Castle" foi requisitado pelo Governo Britânico para servir como transporte de tropas.
Em Janeiro de 1942 o referido navio navegava, integrado num comboio, com destino a Singapura via África do Sul transportando 1400 militares britânicos. Pouco passava das 8 horas na manhã do dia 16 de Janeiro quando foi atingido por um torpedo do submarino alemão U-402 que era comandado por Siegfried Forstner na posição 46º 04' N e 19º 06' W causando a morte a 25 militares destruindo parte da popa e o leme.

 
Silhueta de Submarino Alemão tipo UXXI contemporâneo da II Guerra Mundial
Fonte: WW2 Photo

Por sorte as duas hélices continuaram operacionais. Sendo obrigado a abandonar o comboio o Comandante Bayer fez rumo ao porto da Horta manobrando com as duas hélices. Pouco passava das 11 horas na manhã do mesmo dia quando é novamente atacado, desta feita por um avião alemão "Condor" que, ferindo um militar e o contramestre com alguma gravidade, ainda destruiu dois salva-vidas. Feito, no alto mar, o funeral das vítimas o navio continuou a navegar com destino à Horta. A 19 de Janeiro atingiria a ilha do Faial onde entrou cerca das 11h30 tendo o contramestre George Readen sido transportado para o Hospital Walter Bensaúde no sentido de receber tratamento.

Dos escombros da popa do navio foram retirados 3 cadáveres que foram transferidos, em caixões selados, para bordo do cargueiro britânico "Silivri" que se encontrava a reabastecer de carvão no porto da Horta. Fora do limite de 3 milhas do Faial, foi, a bordo do referido cargueiro, feita uma cerimónia fúnebre tendo assistido representantes da tripulação do paquete, o Comandante do Porto da Horta A. Belo que se fez representar pelo Patrão-Mor Gabriel Gonçalves, o Piloto-Mor Herculando da Silveira e o Piloto João Faria.
Feita a reparação do navio com grande quantidade de cimento e madeira, passados 21 dias, a 2 de Fevereiro de 1942 o paquete zarpou da Horta comboiado pelo rebocador "Thames", que na altura usava o pavilhão britânico, e por 3 destroyers (nota: HMS Croome, HMS Westcott e HMS Exmoor) que aguardavam ao largo do Faial.

 
O "Llangibby Castle" fundeado na Horta onde se vê os estragos causados pelo torpedeamento. 

Calcula-se que os alemães tenham sido alertados para a saída do navio tendo por consequência de novo o paquete sido atacado por submarino germânico.
Após o ataque, sem sucesso, ao "Llangibby Castle" um submarino do Reich refugiou-se na baía da Candelária (Ilha do Pico). Detectado pelos destroyers britânicos, após rápido combate, o submarino foi afundado tendo os aliados recolhido alguns tripulantes do famigerado navio. Um oficial alemão foi recolhido no lugar do Guindaste por João Francisco da Rosa Júnior e Manuel Santos, o que lhes valeu terem sido agraciados pelo Instituto de Socorros a Náufragos com o Diploma de Medalha de Cobre onde consta: "Por no dia 2 de Fevereiro de 1942, no local do Guindaste, freguesia da Candelária (Ilha do Pico) haver concorrido para o salvamento de um oficial alemão náufrago de um submarino alemão".

 
Diploma atribuído a João Francisco da Rosa Júnior

Em 1947 o "Llangibby Castle" voltou a usar as cores do armador "Union Castle Steam Ship", até que a 18 de Janeiro de 1954 o paquete zarpou de Southampton para Newport a fim de ser desmantelado.
O submarino alemão da classe UVII jaz no fundo do mar do Pico.


Glossário
"U" - Sigla usada nos submarinos germânicos, seguida do número de série, correspondente a UNTERSEEBOOT que significa "submarino". O U-1 entrou ao serviço em Dezembro de 1906.
Submarino - Navio capaz de navegar submerso com larga autonomia. A partir de 1943 quando a Alemanha invadiu a Holanda equipou os seus submarinos com um aparelho denominado "Snorkel" que accionado telescopicamente permitia fazer a alimentação de ar para que os motores Diesel tivessem maior autonomia. A partir daí os alemães criaram a classe UXXI.
Submergível - O mesmo que submersível.
Submersível - Navio capaz de navegar submerso por período limitado de tempo e de profundidade. Em 1800 Fulton construiu um submersível, sem sucesso, que baptizou de "Nautilus". Considera-se o primeiro submersível o militar francês "Narval" de 1898.


Referências

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

E mais algumas no Ship Parade...

Mais uma actualização no Ship Parade e mais algumas fotos oriundas dos Açores, 2 relativas à escala do Arcadia e 12 fotos interiores do Celebrity Eclipse.



 

O ACC encoraja os seus leitores a enviar as suas melhores fotos para cruzeirospdl@gmail.com , indicando o nome do navio, data e local dos Açores em que a foto foi tirada (exclusivamente nos Açores), para serem adicionadas à sua Galeria Picasa.

Enviar fotos para o Ship Parade é também um processo simples, bastando seguir as instruções indicadas aqui. Depois é só aguardar alguns dias para verificar se a sua foto foi seleccionada para constar no portal ou mesmo para "Photo of the Week".

domingo, 21 de novembro de 2010

Últimas Fotos no Ship Parade

As recentes escalas do Azura, Celebrity Eclipse e do Norwegian Gem em Ponta Delgada, contaram com algumas fotos publicadas no portal Ship Parade, o que começa a ser um saudável costume e uma excelente divulgação do turismo de cruzeiros nos Açores. Parabéns aos autores das fotos.








O ACC encoraja os seus leitores a enviar as suas melhores fotos para cruzeirospdl@gmail.com , indicando o nome do navio, data e local dos Açores em que a foto foi tirada (exclusivamente nos Açores), para serem adicionadas à sua Galeria Picasa.

Enviar fotos para o Ship Parade é também um processo simples, bastando seguir as instruções indicadas aqui. Depois é só aguardar alguns dias para verificar se a sua foto foi seleccionada para constar no portal ou mesmo para "Photo of the Week".

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arcadia Regressa a Ponta Delgada

Chegou hoje por volta das 7:45 a Ponta Delgada o navio de cruzeiros Arcadia, da companhia centenária britânica, P&O. A sua passagem na Região está inserida numa viagem às Caraíbas com início e terminus em Southamptom. Ponta Delgada foi o primeiro porto de passagem deste cruzeiro de 23 noites.
A viagem iniciou-se no passado dia 15 de Novembro na referida cidade Inglesa. O Arcadia fará, com os seus cerca de 1950 passageiros, escala em outros 6 portos antes de regressar ao Reino Unido a 8 de Dezembro. Esta é a terceira escala deste navio em 2010 no nosso porto, a décima de navios da P&O nos Açores este ano. O navio partiu por volta das 15h45.

 


 
Webcam Exterior - Fonte: P&O Cruises 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Memórias: Arcadia



Construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Veneza, Itália, o Arcadia foi inicialmente destinado, segundo os intentos da companhia americana Carnival Corp., para a Holland America Line. Contudo, tal intenção acabou por não se concretizar como também não se concretizou a segunda opção, ou seja transferi-lo para a Cunard Line, com o nome de Queen Victoria. Toda esta situação deveu-se à reorganização das subsidiárias europeias da Carnival Corp em relação ao mercado do velho continente. 


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corp.

Operadora: P&O Cruises
Construtor: Fincantieri (Itália)
Ano de Construção: 2005
Tonegagem: 83,781 t
Comprimento: 285m
Boca: 32m
Calado: 7,8m
Potência: 2x azimuth (rotativos) + 6x Wärtsilä diesels combinado 51,840 kW
Velocidade de serviço: 22 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2628
Elementos de Tripulação: 886
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermuda



O Arcadia está sediado em Southampton durante a Primavera, Verão e Outono, passando o Inverno nas Caraíbas.
Certo é que o navio foi atribuído à P&O em 2005 com o nome Arcadia e tem granjeado uma excelente reputação junto do mercado britânico como sendo um dos navios favoritos dos ingleses. Este destaque é relevante, não só pelo facto em si mas também por se tratar de um navio que não se destina a todos, uma vez que não são permitidas crianças a bordo, o que afasta o cenário de férias com os filhos até aos 18 anos neste navio.


É a sua terceira passagem em 2010 no nosso porto, uma vez que já a 6 de Janeiro o Arcadia esteve uma hora acostado para deixar dois passageiros doentes. A outra escala deste navio em Ponta Delgada, desta vez programada, verificou-se no passado dia 5 de Maio.


Vale a pena apreciar um dos navios de cruzeiros mais elegantes do mercado, quer nas linhas exteriores, quer nos requintados interiores. Apesar de ser um navio da aclamada classe Vista, é, sem dúvida, dos mais equilibrados, principalmente no que concerne à conjugação entre casco, decks e chaminé, algo que falha um pouco nos casos das chaminés dos navios da mesma classe mas pertencendo à Holland America Line, Costa Crociere ou a própria Carnival


Destaque ainda para a recente remodelação de que foi alvo, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2008, nos estaleiros alemães de Lloyd Werft, em Bremerhaven, na Alemanha, onde lhe foram acrescentados 34 camarotes à popa.


A conjugação de cores brancas com o amarelo-torrado, tão característico da P&O, completa esta harmonia visual que resultou no nosso visitante de amanhã. Destaque para a chaminé do Arcadia que foge à linha das formas tradicionalmente usadas pela P&O, visível por exemplo nos já nossos conhecidos Aurora e Oriana, ou até noutros, já mais longínquos no tempo, como o saudoso Canberra.
  

A bordo as comodidades habituais de um navio desta categoria mas com os requintes tão ao gosto do mercado britânico, aliás uma clara intenção em todos os navios desta já centenária companhia. Assim, temos 11 decks para passageiros, um magnífico átrio que abrange 3 pisos, 14 bares, os restaurantes Meridian (o principal e de dois pisos), o buffet The Belverde, o grill Neptune, o Caffe Vivo e o inevitável destaque para o Arcadian Rhodes, do famoso Chefe Gary Rhodes.


Três piscinas (Aquarius e Neptune são as mais cativantes), uma com cobertura para tipos de climas como o nosso, 5 jacuzzis, o teatro The Palladium, o cabaret The Globe, o casino Monte Carlo ou a discoteca Electra, formam um conjunto de opções que vai ao encontro dos gostos mais variados e se ainda tudo isto não lhe agrada bem pode optar por uma relaxante massagem no SPA, manter a condição física no ginásio ou apreciar a fabulosa colecção de obras de arte que existem a bordo do Arcadia.


Este é o quarto navio da P&O a ostentar o nome relacionado com a área que faz parte do Peloponeso, Grécia, na península sul do Corinto de Isthmus.


Esta paragem em São Miguel a 19 de Novembro efectua-se num percurso com início e terminus em Southampton, passando pelas Caraíbas. Esperamos a sua chegada pelas 7 horas. A sua saída está prevista para as 16 horas. Em 2011 o Arcadia voltará a Ponta Delgada em 3 ocasiões, a primeira delas já em Janeiro.

Fonte: Youtube

P&O Cruises