O terminal de cruzeiros das Portas do Mar a escala inaugural do SILVER RAY, o mais recente e inovador navio de cruzeiros da conceituada e famosa operadora Silversea Cruises, uma das empresas premium da RCI.
Esta escala inaugural em Ponta Delgada resulta de um itinerário transatlântico de 14 dias iniciado em Fort Laudardale na Flória no passado dia 1 de Abril e que irá terminar em Lisboa no dia 15, contemplando escalas em Kings Wharf nas Bermudas, Praia da Victória e Ponta Delgada.
Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenburg em 2023 e 2024 foi inaugurado em Junho daquele ano, sendo o segundo navio da Silversea Evolution Class, tendo sua construção orçada os USD 205 milhões.
O Silver Ray possui 244 metros de comprimento, 30 metros de boca e um calado de 7 metros. Dispõe de 11 Decks, dos quais 9 de acesso publico. Apresenta 54700 GT de arqueação bruta e tem capacidade para alojar até 728 passageiros nas suas luxuosas 363 suites divididas em 13 categorias, situadas entre os Decks 6 e 9. A sua tripulação é normalmente constituída por 544 elementos.
Quanto aos seus interiores os mesmo são de elevada categoria e requinte. Os arquitetos de interiores da Silversea não se pouparam a esforços para criar algo de novo e inovador neste Silver Ray.
Em termos de gastronomia o navio dispõe de um variado leque de opções gastronómicas capazes de agradar a um leque alargado de passageiros de variadas nacionalidades e culturas.
Assim temos o “Atlantide”, restaurante principal, o "Terraza", o "La Dame", o "SALT Kitchen", o "Keiseki", o “Silver Note”, o “Arts Cafe" e o "The Marquee", restaurantes concebidos com uma cuidadosa decoração com o intuito de dar uma atmosfera única em cada um. Para além disso o navio dispõe de diversos e requintados bares, convidativos para o convívio entre os seus convidados.
O navio dispõe de uma única piscina concebida a bombordo do Deck 10, Jacuzzis, Otium Spa, Fitness Center e Jogging Track.
Para entretimento existe o Venetion Show Lounge, aonde se desenrolam os principais espetáculos, mas igualmente o Observation Lounge é igualmente um espaço capaz de captar muitas preferências. O Casino e o S.A.L.T lab culinary experience, aonde os passageiros mais curiosos poderão ter aulas de culinaria com alguns dos Chefs, são igualmente opções muito interessantes.
Conforme o publicitado pela Silverseas este navio é considerado como um dos primeiros navios de cruzeiros totalmente sustentável. É movido por um sistema híbrido, utilizando três fontes de energia diferentes, motores principais (bicombustível, operando com ULSD/diesel com teor ultrabaixo de enxofre e GNL/gás natural liquefeito), além de duas fontes de energia alternativas, células de combustível (tecnologia baseada em hidrogênio, capacidade máxima de 4 MW por navio) e baterias (sistema de armazenamento de energia).
Outra inovação é o MAGS (Sistema de Micro Auto gasificação) para reduzir os volumes de resíduos secos a bordo, o que resulta em menor incineração/emissões de CO2. Essas novas tecnologias marítimas permitem uma redução de aproximadamente 40% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com a classe de navios anterior da Silversea.
Tal como no Silver Nova este navio está preparado para receber energia em terra, o chamado "shorepower" enquanto estiver atracado nos portos que disponibilizam essa possibilidade em vez de operar seus próprios geradores a diesel.
Por tudo o que acima escrevemos é pois com muito interesse e expectativa que na próximo domingo teremos a oportunidade de ver pela primeira vez em Ponta Delgada este excelente navios de cruzeiros.
Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada marcada para as 07H00 e a partida agendada para as 17H00.
Também amanha teremos a escala do luxuoso veleiro de cruzeiros STAR FLYER, um dos navios à vela da famosa operadora Star Clippers.
O navio encontra-se a fazer um cruzeiro transatlântico de 20 dias entre St Maarten e Lisboa, sendo Ponta Delgada o único porto de escala..
Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o Star Flyer foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte.
Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines. Neste itinerário transatlantico o navio tem a bordo 87 passageiros e 78 tripulantes.
Sendo um navio movido principalmente á vela torna-o diferente dos navios de cruzeiro atuais. Este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Diga-se que o Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o Oceano Atlântico.
Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores o Star Flyer tem a sua chegada agendada para as 12H00, devendo partir com destino a Lisboa pelas 22H00
Sem comentários:
Enviar um comentário